Tecnologia em gestão de recursos humanos: como melhorar a experiência do recrutador

Descubra como a tecnologia facilita a gestão de recursos humanos e proporciona processos mais práticos

18 de Março de 2021

Como sabemos, cada vez mais o RH tem um papel estratégico dentro das corporações, que vão desde o recrutamento até a gestão de pessoas e marca empregadora. Porém, para conciliar todas essas atividades, é necessário contar com as ferramentas certas a fim de otimizar os processos e ganhar assertividade. É por isso que a tecnologia em gestão de recursos humanos conquista novos espaços dentro das corporações.

Saiba como evitar a rotatividade de pessoal e os danos gerados para a empresa

Para manter os processos alinhados e ágeis, o RH digital aparece como uma solução a fim de tornar os processos burocráticos mais automatizados, e por consequência, a rotina e experiência do recrutador é impactada positivamente devido a facilidade para gerenciar algumas tarefas.

O que significa gestão de recursos humanos?

Basicamente, a gestão de recursos humanos são as práticas e técnicas utilizadas pelo RH para desenvolver as atividades que o competem da melhor maneira possível. Essa atividade tem o foco voltado para a motivação e desenvolvimento dos colaboradores, bem como, a realização de contratações assertivas para que a empresa conquiste os melhores resultados.

Os Segredos do Fit Cultural

Dessa forma, a tecnologia em gestão de recursos humanos atua como uma maneira de evitar erros e otimizar os processos, para que os profissionais de RH possam pensar em novas estratégias para a contratação, retenção e engajamento dos colaboradores.

Gestão de recursos humanos efetiva

Podemos destacar dois pilares na gestão de recursos humanos: os processos seletivos e o desenvolvimento do capital humano. Com essas bases bem consolidadas e apoiadas por estratégias de tecnologia, o RH é capaz de atingir novos resultados. Mas, tenha em mente alguns comportamentos importantes em qualquer um dos casos:

  • Resiliência;

  • Transparência;

  • Praticidade;

  • Olhar técnico.

Conheça o novo perfil do profissional de RH

Por que adotar tecnologia em gestão de recursos humanos?

A tecnologia em gestão de recursos humanos tem um papel de destaque em organizações que buscam acompanhar as tendências e garantir diferenciais competitivos. Isso porque, além de criar um novo atrativo ao recrutar de forma digital, a instituição também se posiciona como uma empresa que possui boas relações com a tecnologia.

Experiência digital no trabalho para as novas gerações.

Além disso, quando falamos sobre gestão de recursos humanos, a tecnologia permite:

  • Maior controle das atividades;

  • Gerenciamento de produtividade;

  • Acompanhamento dos processos.

No fim, tudo isso se torna uma facilidade para que o recrutador desempenhe suas atividades com um suporte maior, e mantenha-se motivado e com uma experiência de processos mais amigável.

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Veja como aplicar a tecnologia em gestão de recursos humanos e aproveitar melhor os seus recursos.

Recrutamento e seleção

Entender as necessidades da empresa, publicar a vaga, atrair os candidatos ideais, realizar a triagem de currículos, aplicar os testes, fazer vídeo entrevistas, e por fim, selecionar o profissional mais aderente. De forma simplificada, esse é o fluxo de um processo seletivo, e somente identificando as etapas fica claro a importância de gerenciar o recrutamento de forma efetiva para conquistar agilidade e assertividade.

Saiba quais são as 5 principais etapas do processo seletivo.

Contar com tecnologia em gestão de recursos humanos para gerenciar todas as etapas é a forma mais prática de acompanhar a evolução do processo seletivo de forma simultânea, além de garantir uma comunicação integrada entre os responsáveis pela vaga.

Com o PandaPé, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo InfoJobs, a gestão é ainda mais completa devido ao painel dashboard, que entrega ao RH informações importantes para o planejamento estratégico e tomada de decisões.

Gestão de colaboradores

Como citamos, do outro lado das atividades de recrutamento, estão os processos de retenção e engajamento dos profissionais, que sem dúvidas são fundamentais para a produtividade e sucesso do negócio.

Nesse ponto, é importante que o RH pense em estratégias sólidas desde a integração até o desligamento, o que impacta na marca empregadora. E principalmente, atente-se aos índices de satisfação e motivação. Aqui, mais uma vez a tecnologia irá ajudar no gerenciamento de recursos humanos, uma vez que as plataformas permitem controlar os KPIs e realizar pesquisas de clima.

Avaliação de estratégias

Para concluir, esse é um dos pontos mais importantes quando falamos de gestão de recursos humanos, afinal, observar os resultados positivos e negativos é o que irá direcionar as mudanças nos processos. Ou seja, depois de executar uma série de ações para impulsionar o recrutamento e gestão de pessoas, o RH precisa olhar os indicadores de qualidade, assertividade e produtividade. E com essas informações entender o que precisa ser mudado.

Para um RH mais estratégico, a tecnologia é o caminho principal e tem como objetivo automatizar as atividades a fim de melhorar os processos e gerenciamento. O PandaPé, ATS do InfoJobs, é uma ferramenta completa para agregar tecnologia ao setor e impulsionar a experiência dos candidatos e recrutadores.

Como criar um banco de currículos qualificado

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga