Conheça as 5 etapas principais do processo seletivo

Um processo seletivo eficiente conta com etapas essenciais, saiba quais são

01 de Março de 2021

Recrutar e selecionar está entre as principais atividades do setor de recrutamento e seleção, como o próprio nome sugere. Mas como sabemos, o RH tem se tornado cada vez mais estratégico. Para isso, é preciso encontrar formas de garantir um processo seletivo prático, com contratações mais rápidas e assertivas.

Conheça as 5 etapas principais do processo seletivo

Assim, o processo seletivo perfeito exige algumas habilidades do recrutador, sejam capacidades técnicas ou interpessoais. Mas para facilitar essa rotina, algumas etapas são fundamentais em um processo seletivo eficiente.

Conheça as principais etapas do processo seletivo

  1. Entender as necessidades da empresa

    O primeiro passo para realizar um processo seletivo eficiente é avaliar exatamente quais são as necessidades da vaga. Ou seja, entender por meio de conversas com o gestor qual é o perfil de profissional que o RH deve recrutar. São com essas informações e com análises do clima organizacional que o setor de recrutamento irá traçar o candidato ideal.

    Nesse ponto, é importante pensar exatamente qual é o profissional certo, quais são as competências, habilidades e capacidades de relacionamento esperadas dele. Ter tudo isso alinhado irá facilitar a aplicação de testes e escolha do profissional mais aderente, o que impacta na redução dos índices de turnover.


  2. Divulgar a vaga

    A etapa de divulgar a vaga é sem dúvida uma das mais importantes no processo seletivo, afinal, é nesse momento que o RH irá captar o profissional que irá integrar a equipe. Além disso, ao atrair candidatos aderentes, os recrutadores economizam tempo em outras etapas do recrutamento, o que claramente é vantajoso para o processo seletivo.

    Para concluir essa etapa de forma qualificada é importante ser transparente ao divulgar a vaga, escrever o job descripiton de forma atraente e apresentar os valores da marca. Com isso bem esclarecido, os candidatos que se aplicam a vaga tendem a ser mais qualificados.

    Por fim, é importante divulgar a vaga nos canais certos. Saber o perfil do candidato também irá ajudar o RH a escolher as fontes de recrutamento ideais, uma vez que cada profissional tem hábitos particulares ao procurar emprego.


  3. Filtrar os candidatos

    Com as candidaturas realizadas, é nesse momento que os profissionais de RH se dedicam a avaliar os currículos. É importante pensar nas necessidades da vaga e no perfil do profissional ideal. Depois disso, o RH vai cruzar essas informações com os currículos recebidos, e assim, filtrar os candidatos que irão para a próxima etapa do processo seletivo.

    Essa costuma ser uma etapa manual e burocrática no processo seletivo, mas que pode ser otimizada com tecnologia para recrutamento que automatiza os fluxos de seleção, como o ATS PandaPé, desenvolvido pelo InfoJobs.

    Saiba mais sobre smart recruiting


  4. Avaliar os profissionais

    Avaliar os profissionais selecionados é o momento decisivo para uma contratação eficiente e é também nesse momento que a avaliação do recrutador fica em destaque.

    Nessa etapa, é possível aplicar testes de raciocínio lógico, competências, fit cultural, e outras avaliações personalizados de acordo com cada vaga, com o objetivo de conhecer as qualificações dos profissionais antes da entrevista.

    Depois de avaliar com os testes, a entrevista conduz o processo seletivo para o final, e nessa etapa o recrutador pode compreender a real aderência dos profissionais. Além de avaliar se as informações apresentadas no currículo são realmente adequadas à vaga.

    Kit Como Escolher o Candidato Ideal


  5. Avaliar KPIs

    Por fim, após realizar cada uma das principais etapas do processo seletivo e escolher o candidato certo, é importante que os profissionais de recursos humanos reúnam os indicadores de recrutamento e avalie quais são os pontos a serem aprimorados e quais práticas podem ser mantidas.

    Essa é uma etapa fundamental para um recrutamento assertivo, uma vez que indica as metodologias que fazem sentido no recrutamento.


A tecnologia no RH

Por outro lado, a invocação tecnológica é uma das principais vantagens que o setor de recursos humanos encontra para promover o melhor processo seletivo, seja para os candidatos ou para os recrutadores.

Recrutar com tecnologia irá impulsionar outras atividades do RH, uma vez que a área consegue economizar tempo ao digitalizar etapas burocráticas, automatizar os fluxos de seleção, e principalmente, contar com Inteligência Artificial para encontrar o candidato ideal.

Conheça o PandaPé

O PandaPé, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo InfoJobs, tem a missão de automatizar os processos seletivos e entregar eficiência para que recrutadores encontrem os melhores talentos de forma mais rápida.

O ATS PandaPé oferece soluções de acordo com os maiores desafios de recrutadores e profissionais de RH e conta com auxílio de Inteligência Artificial para otimizar a gestão completa de R&S. Saiba mais e impulsione o seu processo seletivo.

Sem dúvidas, as contratações são fundamentais para o sucesso corporativo e por isso o objetivo do InfoJobs, enquanto empresa de recrutamento e seleção, é entender os desafios do RH e entregar soluções para otimizar o processo seletivo.

Você também poderá aplicar os testes necessários de acordo com o perfil esperado e obter de forma simplificada dados que ajudam no fechamento da vaga. Se a sua empresa ainda não possui um ATS, conheça o PandaPé e faça um teste grátis agora!

Conheça o PandaPé

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga