Pensar na experiência do cliente ou do candidato é uma atividade cotidiana e prioritária para muitas empresas. Mas e o olhar para dentro da corporação? Cuidar da jornada do colaborador é a proposta do Employee Experience, que traz ações fundamentais para promover o bem-estar dos funcionários.

Valorizar os funcionários é um dos princípios básicos quando falamos de marca empregadora, e por isso, o Employee Experience tem ganhado destaque. Ou seja, é preciso estar atento ao que ocorre dentro, com os colaboradores, e depois propagar tais atividades impulsionando a reputação da empresa.

Employer Branding e Employee Experience podem ser facilmente confundidas, mas é importante entender que uma ação complementa a outra. Porém, o Employee Experience tem o foco único em proporcionar a melhor experiência para os colaboradores. Além disso, nenhuma dessas ações devem ser vistas como marketing para conquistar visibilidade, é preciso ter consistência e transparência.

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Além disso, promover o Employee Experience de forma consistente e assertiva traz grandes impactos competitivos, uma vez que os colaboradores se sentem motivados. Por isso, é importante que empresários, e principalmente o RH, pensem na jornada do colaborador com atenção.

Neste artigo, vamos explicar os passos para investir em Employee Experience. Acompanhe!

O que é Employee Experience?

De forma direta, Employee Experience, em tradução literal “Experiência do Empregado”, trata-se de uma série de ações e estratégias de gestão de pessoas com o objetivo de promover o melhor ambiente corporativo, e impulsionar o engajamento dos colaboradores.

É por essa razão que quando falamos de Employee Experience, a jornada do colaborador é diretamente associada. Afinal, pensar em cada etapa de envolvimento dos funcionários com a empresa é o ponto inicial para promover boas experiências.

Com isso, trabalhar o Employee Experience é criar estratégias para impulsionar de forma positiva o ambiente de trabalho, o sentimento de pertencimento e os valores que a empresa propaga.

Esse novo conceito é consequência da realidade que o mercado de trabalho vem impulsionando, com uma necessidade maior de qualidade de vida alinhada ao profissionalismo. Além disso, a nova era funcionário-cliente cada vez mais implica na valorização do colaborador como um cliente.

Como sabemos, o capital humano é parte fundamental para o desempenho e sucesso das organizações, então, nesse contexto, a experiência do colaborador ganha ainda mais força. Logo, entender cada etapa dessa jornada e a percepção dos trabalhadores diante da empresa irá auxiliar o RH nesse processo de impulsionar o Employee Experience, considerando também cada equipe.

Lembre-se: O Employee Experience deve iniciar-se desde o processo seletivo e contratação, até o momento em que o profissional é desligado.

Os principais pontos para melhorar o Employee Experience:

Por que investir em Employee Experience?

Implementar de forma estratégica o Employee Experience é uma das principais formas impulsionar a produtividade dos colaboradores, e com isso, garantir o sucesso de ações que visam resultados.

A combinação de desafios profissionais, valorização do serviço, perspectivas de crescimento, e principalmente, ações que contribuam para o bem-estar no trabalho são capazes de transformar a relação dos colaboradores com a empresa.

Principais vantagens do Employee Experience para as empresas:

Atração dos melhores profissionais

Com uma jornada positiva a sua empresa tende a ganhar maior visibilidade e reputação com todo mercado de trabalho. Ou seja, o colaborador também se torna um propagador da empregadora. Por consequência, a cultura organizacional passa a ser desejada pelos melhores talentos, facilitando a atração de candidatos qualificados.

Valorização da marca empregadora

Como mencionado anteriormente, o Employee Experience é também um fator para impulsionar a marca empregadora, afinal uma ação tem ligação com a outra. Gerar uma experiência que valorize os colaboradores é o principal pilar de Employer Branding, o que gera valor para a marca como um todo, além de ser um diferencial competitivo. 

Aumento de produtividade

Essa é uma das consequências mais simples do Employee Experience. O nível de satisfação dos funcionários é um forte indicador de aderência e comprometimento, é com esse sentimento que há o ganho de produtividade, desempenho e qualidade nas entregas.

O esforço dedicado a proporcionar uma boa experiência aos colaboradores é percebido como um diferencial. O que também influencia nos níveis de absenteísmo, ausências frequentes no trabalho, e turnover. Por esses motivos, o Employee Experience traz ganho para colaboradores e para a empresa.

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Melhorias no clima organizacional

clima organizacional também é impactado pelas ações de Employee Experience, uma vez que o relacionamento dos funcionários com a empresa também sofre melhorias. A satisfação dos colaboradores influencia em uma melhor convivência com os colegas de equipe, além de reduzir possíveis estresses.

Qualidade de vida

Passamos boa parte do nosso dia dedicando nosso tempo e energia ao trabalho. E por isso, essas são atividades que geram diversos reflexos na vida das pessoas, principalmente com o aumento da dificuldade de separar a vida pessoal da profissional.

Nesse cenário, um ambiente de trabalho positivo, amigável e empático tem ótimas influências para a qualidade de vida dos colaboradores, ponto cada vez mais valorizado pelos profissionais no mercado.

Retenção de talentos

Por fim, o Employee Experience tem contribuição decisiva na retenção de talentos. Nesse caso, todas as ações para valorizar a jornada do candidato e suas contribuições na empresa acabam criando um sentimento de gratidão que agrega valor nessa relação. Ou seja, um funcionário confortável com o seu ambiente de trabalho dificilmente irá sair da organização.

Como implementar o Employee Experience?

Agora que ficou claro a importância do Employee Experience para a cultura da sua empresa e valorização do funcionário, vamos mostrar como colocar em prática uma jornada do colaborador eficiente.

Alinhe expectativas

Antes de mais nada, é preciso olhar para os colaboradores de forma estratégica, o primeiro passo é entender as falhas nos processos e como o RH pode mudá-las. Com isso estruturando, é importante também alinhar expectativas e entender o que a empresa deseja comunicar e oferecer aos colaboradores, tudo alinhado com os valores e posicionamento da gestão.

Escute os colaboradores

Para manter o alinhamento ainda mais efetivo é importante envolver os colaboradores nesse processo. Uma forma de fazer isso é promover uma pesquisa de clima para entender o momento de carreira e práticas de desenvolvimento possíveis. Assim,outras ideias podem partir também da percepção dos funcionários.

Crie um planejamento

Outro fator importante que o RH deve ter em mente são os prazos, toda estratégia precisa de um calendário de implementação, e com o Employee Experience não seria diferente. É interessante pensar em datas para as ações e práticas definidas.

Defina metas

Na outra ponta, antes de mesmo de executar o planejamento, é fundamental definir quais são as metas e os indicadores que mostram o sucesso das ações de Employee Experience, como: índices de turnover, satisfação e produtividade.

Coloque em prática

Como vimos, o objetivo principal do Employee Experience é promover um ambiente de trabalho agradável. Por isso, para idealizar as estratégias é preciso que o RH entenda o momento dos funcionários e quais ações são valorizadas.

Aqui estamos falando desde processos eficientes, até benefícios mais atraentes. Ou seja, contar com um ambiente estruturado e uma liderança bem preparada contribui tanto para a experiência do candidato, quanto para uma política flexível e despojada, tudo vai depender do perfil da sua empresa.

Entretanto, podemos afirmar que planos de carreira, treinamento e cultura de feedbacks devem estar presentes em todas estratégias de Employee Experience. Essas ações por si só mostram uma preocupação e interesse no desenvolvimento dos funcionários.

Como criar um banco de currículos qualificado

Para cuidar das ações Employee Experience é importante que o RH seja estratégico e otimize outras atividades do setor, como o recrutamento e seleção. E esse é um dos objetivos do ATS PandaPé, que possibilita maior autonomia dos recrutadores para desenvolver outras atividades.

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