Com tantas mudanças no mercado de trabalho, quando falamos de transformação, seja digital ou não, a cultura organizacional também deve ser aperfeiçoada. Por isso, seja no nível organizacional, ou no particular de cada colaborador e profissionais de RH, a mudança de mindset tem potencial para impulsionar os negócios.

Entenda a importância de mudar de mindset

A cultura organizacional da empresa é formada por cada um dos valores, missões e objetivos que conduzem o dia a dia e processos da organização. Esse conjunto de ideais é o reflexo da alma da empresa, sua identidade e o clima organizacional. Portanto, e por conta das transformações causadas pela pandemia, a cultura organização também deve ser reavaliada para que a empresa possa se renovar e evoluir.

Não se trata de criar uma nova cultura organizacional do zero, mas identificar valores que podem ser mantidos e que estejam alinhados com as características necessárias para que as empresas tenham potencial competitivo. Sem deixar de lado a valorização dos colaboradores e o apoio para se adaptar à nova realidade que enfrentamos.

Nesse momento de listar as práticas é preciso pensar quais são os valores que a empresa quer cultivar diante dos funcionários, e assim, adotar estratégias para modificar a cultura organizacional.

Aqui, o ideal é a participação de todos, desde os colaboradores operacionais até a diretoria, com o objetivo de entender as percepções de cada um o RH pode fazer reuniões e pesquisas de clima. Assim, os gestores estabelecerão as medidas e os objetivos, enquanto os colaboradores devem estimular e promover novos valores de acordo com suas necessidades e realidades, tudo com uma comunicação clara e aberta.

Esse “repensar” dos valores e cultura organizacional de uma empresa não permitirá somente o enfrentamento da crise, mas também o estabelecimento de ideais alinhados as novas necessidades do mercado de trabalho. Como a transformação digital, valorização do profissional, atenção à saúde mental, ambientes acolhedores, metas justas, qualidade de vida, e outros valores apontados como importantes pela nova geração de talentos.

Assim, a transformação vai endossar e fortalecer as relações de confiança com diferentes colaboradores, e eles verão que a intenção da empresa é continuar a ser competitiva no mercado, sem perder a parte humana.

Esta metamorfose empresarial, alinhada à cultura organizacional, aumentará também o sentimento de pertencimento e a motivação dos nossos colaboradores e, claro, vai ajudar as empresas a reterem os colaboradores, reduzindo o turnover e aumentando os níveis de atração.

O RH é responsável pelo ambiente motivacional da empresa?

Como transformar a cultura organizacional?

Para fazer uma mudança de cultura organizacional bem-sucedida, é preciso estabelecer um roteiro que nos indica o passo a passo que para direcionar as empregas no caminho certo para seguir e eficácia com essa mudança. Como fazer?

Definição 

Neste ponto, para renovar a cultura organizacional é necessário começar perguntando qual o modelo de cultura que a empresa está buscando implantar, incluindo tudo o que é preciso para iniciar a reestruturação de nossa cultura organizacional. Aqui, vale também pesquisar e buscar conhecer a cultura de empresas que inspiram em boas práticas, como organizações reconhecidas pela marca empregadora.

Diagnóstico

Nessa parte, estamos falando das análises e de encontrar potenciais problemas na cultura organizacional, como práticas antigas ou limitantes. Por meio de pesquisas, que podem contar com a opinião dos colabores, que os responsáveis por cuidar da cultura organizacional vão conhecer a realidade dos aspectos relevantes para saber quais são os pontos fortes e fracos, a fim de estabelecer os objetivos dessa mudança, de forma a desenhar o plano.

Planejamento

Aqui, começa de fato a parte estratégica da mudança de cultura organizacional. Por isso, em primeiro lugar, deve haver um planejamento voltado para a realidade da empresa, com os objetivos, tarefas, atividades, prazos e resultados da implementação das mudanças. E além disso, é necessário construir também o planejamento operacional e o guia de implementação, com todos os caminhos a serem seguidos.

Execução

Nessa etapa é a hora de praticar tudo que foi pensado para a nova cultura organizacional. Trata-se da execução de cada uma das atividades decorrentes do planejamento. É traduzir o que é proposto em ação. Antes de iniciar a execução, todas as ferramentas e recursos que nos permitem a realização devem ser obtidos.

Gestão

Esse é o monitoramento que deve ser realizada para a revisão da execução dos planos de cultura organizacional, com isso é possível acompanhar de perto o que está funcionando e quais são os ajustes necessários. Graças à gestão poderemos ver se existe a necessidade de repensar alguma ação e quão próximos objetivos a serem traçados.

Monitoramento

Já na fase de monitorar, a equipe responsável pela cultura organizacional deve contar com indicadores para realizar esse acompanhamento. Afinal, os dados são úteis para garantir que a estratégia de transformação implementada está alcançado os resultados de forma eficaz, pois, com, poderemos medir valores, satisfação e crescimento dos colaboradores e da companhia.

Saiba como os dados podem apoiar o RH na construção de novas experiências

Resultados

Para saber se a transformação da cultura organizacional atingiu o objetivo principal da estratégia de mudança da empresa, é preciso relacionar os indicadores com a satisfação dos colaboradores diante do ambiente de trabalho e avaliação da empresa. De acordo com os critérios que foram estabelecidos, veremos a “qualificação geral” obtida com a mudança da cultura organizacional. Se as etapas acima forem seguidas detalhadamente, os resultados devem ser positivos.

Pilares para a mudança organizacional

Para compreender e conhecer os sentimentos dos nossos colaboradores, é fundamental estabelecermos um esquema de comunicação transparente que permita com que as empresas possam ouvir e transmitir mensagens claras a fim de fortalecer a confiança. Não se trata apenas de comunicar quando algo extraordinário acontece, a comunicação deve ser assertiva e constante para acompanhar as tarefas, o bem-estar e a saúde de cada um dos colaboradores.

Com a mudança constante, a nova realidade exigirá que sejamos empresas muito mais flexíveis, seja nos formatos de trabalho, ou com culturas organizacionais mais rígidas, com o objetivo de ter uma atuação mais abrangente e acolhedora e, ao mesmo tempo, mais bem-sucedidas nas estratégias de bem-estar e desenvolvimento organizacional.

O fortalecimento das equipes com lideranças comprometidas e motivadoras permitirá com que todos os colabores sejam resilientes e permaneçam automotivados. Não é só satisfação e comprometimento, uma empresa que sabe combinar diferentes estilos de liderança será aquela que terá colaboradores felizes e inspirados. Não apenas as cabeças visíveis devem capacitar as equipes, mas todos na organização devem começar a servir como líderes inspiradores.

A mudança da cultura organizacional tem sido imposta pelos novos formatos de trabalho e inovações, sendo essa uma revolução necessária para manter o potencial competitivo. Para isso, devemos contar com a tecnologia como forma de acompanhar as alterações do presente e futuro. As maneiras de trabalhar mudaram, mas foi graças à tecnologia que a economia pôde seguir seu curso, ajudando as empresas a continuar operando, mesmo à distância.

Para o RH, o Infojobs desenvolve tecnologias de recrutamento exclusivas e eficazes, é o caso do software de recrutamento e seleção, Pandapé. O ATS possibilita o gerenciamento das vagas de forma remota e unificada com todos os responsáveis, além de otimizar o recrutamento do começo ao fim de forma econômica e assertiva.

Como criar um banco de currículos qualificado
© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos