Como melhorar o desempenho das vagas divulgadas

Saiba como é possível obter melhores resultados na difícil tarefa de selecionar bons profissionais

11 de Outubro de 2019

A tarefa de recrutar novos candidatos passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos, e encontrar estratégias para atrair os melhores candidatos é uma preocupação de toda empresa na atualidade.

Quando falamos em melhores candidatos, nos referimos àqueles que tenham as exigências técnicas, comportamentais e, principalmente, o Fit Cultural alinhado com a cultura da empresa. São talentos que se destacam por flexibilidade, capacitação e engajamento, fazendo com que a empresa reduza o turnover e os gastos com novas aquisições.



Como melhorar o desempenho das vagas divulgadas



É preciso potencializar e melhorar o desempenho dos processos de recrutamento e seleção com o intuito de encontrar profissionais de excelência para atuar na sua empresa. Por isso, o artigo desta semana tem o objetivo de apresentar 5 estratégias para melhorar seu desempenho no processo de contratação.

Ficou interessado? Venha conosco!

1 – Descreva sua oferta de forma atrativa

Assim como na área de marketing e vendas de uma empresa, errar o público alvo na divulgação da oferta acarreta prejuízo de tempo e dinheiro.

Por isso, fazer um job description detalhado é fundamental. Quando a informação está alinhada com o fit cultural da sua empresa e com o perfil de candidato que você quer atrair, o anúncio por si só, já é eliminatório. Anúncios com informações genéricas atraem candidatos diversos e tornam seu processo de seleção ainda mais cansativo e trabalhoso. Para ser assertivo, é necessário ser bem claro quanto às características desejadas em todos os canais em que a vaga será anunciada.

2 - Invista em Employer Branding

O processo seletivo tem como objetivo atrair os melhores candidatos, avaliá-los e contratá-los. Mas há outras estratégias envolvidas que começam muito antes do Recrutamento e Seleção. O Employer Branding, ou ações de divulgação da marca empregadora, perpassa pelas atividades que impactam o R&S.

Trabalhar o Employer Branding está diretamente relacionado com redução de custos em seleção e contratação. Com uma boa reputação, a atração de pessoas mais qualificadas é facilitada, reduzindo o tempo e o volume de recursos geralmente demandado nesse tipo de processo e, consequentemente, melhorando o desempenho do recrutamento.

É importante considerar ainda os efeitos positivos sobre a relação com clientes e os fornecedores quando a sua marca empregadora está reforçada. Quanto mais reconhecida é a imagem da empresa, mais fácil de estabelecer boas negociações, uma vez que os fornecedores buscam associar-se à operação de empresas com boa reputação.

3 – Aposte na comunicação humanizada

Um processo seletivo humanizado envolve muitos requisitos importantes, pois procura observar a fundo as características comportamentais do candidato, como: proatividade, flexibilidade, trabalho em equipe e, principalmente, o índice de desempenho no dia a dia.

O olhar do profissional de RH também tende a ser mais humano, ao se mostrar interessado em seu perfil, dar feedbacks motivando o candidato a falar, e não fazendo da entrevista um interrogatório.

4 – Explore novas tecnologias

O sucesso do processo de recrutamento está muito ligado à qualidade do seu banco de currículos e fonte de busca de candidatos. Para isso, disponibilizar vagas em canais de alcance, como o InfoJobs, é um ponto chave no processo.

As informações contidas em redes sociais também podem ser aproveitadas para atração desses talentos. Hoje as pessoas, especialmente brasileiros, passam muito tempo nas redes sociais, e estar presente nesse canal como marca empregadora também é estratégico para o recrutamento. Divulgar as suas vagas com o apoio de plataformas que divulgam simultaneamente a vaga em multicanais, como o PandaPé, economiza custos, tempo e recursos. Além de viralizar em poucos minutos e alcançar o maior número de pessoas.

Afinal, aquele talento que, por pouco, não foi contratado é uma ótima opção para a sua próxima vaga. Mantê-lo engajado com a sua marca, é importante!

5 - Promova uma boa experiência

Uma forma de atrair melhores candidatos é oferecer, muito antes do primeiro contato, uma experiência positiva com a marca, que fique na memória e no seu imaginário, e aguce o seu desejo de se candidatar.

A boa experiência deve ser garantida antes do processo seletivo, estendida por todo o processo e, claro, ser nutrida durante toda a jornada do profissional após a contratação. Investir em candidate experience também agrega valor à sua marca na visão de clientes e investidores.

Mas antes de programar qualquer mudança nos processos de recrutamento e seleção, é importante definir os objetivos que a empresa quer alcançar com essa ação. Com um bom planejamento, suas ações de RH serão executadas com sucesso!

Gostou deste artigo? Compartilhe! ;)

Como melhorar o desempenho das vagas divulgadas

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga