O que é fit cultural e como identificar no candidato durante o processo seletivo

Buscar um candidato com o fit cultural que seja compatível com o da empresa é um grande desafio. Saiba o que é fit cultural e como pode ajudar nos processos de recrutamento e seleção.

18 de Setembro de 2019


O que é fit cultural e como identificar no candidato durante o processo seletivo



Mas o que é fit cultural?

O fit cultural é a capacidade de um indivíduo se adaptar aos valores e crenças que compõem uma empresa. Ou seja, ao iniciar um processo seletivo um dos pontos importantes para avaliação do candidato é a adequação do seu fit cultural com a empresa.

Você já ouviu a frase “gente como a gente”? Sim, ela faz todo sentido quando falamos sobre o fit cultural. Só que neste caso está voltado totalmente para os valores da empresa.

Cada companhia tem sua cultura organizacional, definida por valores e propósitos. Quando abrimos uma oportunidade de vaga, é necessário avaliar as habilidades técnicas de um candidato e também se o mesmo tem o “match” perfeito com a empresa.

Usar técnicas de Inbound Recruiting e Employer Branding ajudam a atrair candidatos com o fit cultural mais alinhados com sua companhia.

Como descobrir a cultura organizacional?

Antes de abrir qualquer processo seletivo interno ou externo é preciso que a companhia tenha claro qual é a sua cultura organizacional. Normalmente, a cultura é composta por um conjunto de valores éticos e morais, propósitos, missão, visão, hábitos, estilos, padrões, linguagem e políticas externas e internas formando um código de conduta.

Existem diversas formas e mecanismos para identificar qual é a cultura interna de sua companhia. Confira:

• Realizar um mapeamento do perfil de colaboradores.

• Analisar comportamentos e padrões de trabalho.

• É possível fazer um diagnóstico organizacional, visando identificar valores e propósitos.

Os modelos de lideranças e estrutura de organograma também influenciam para encontrar estilos de cultura organizacional.

Outros hábitos que influenciam a cultura organizacional são as políticas internas, como por exemplo, flexibilidade de horário, dress code, ações de endomarketing, ambiente de trabalho.

Como analisar um candidato através do fit cultural?

As empresas que têm sua cultura organizacional bem definida encontram menos obstáculos para identificar candidatos com o mesmo fit cultural. Mas isso não significa que a análise será fácil.

Veja abaixo algumas técnicas que podem auxiliar na identificação do fit cultural de um candidato:

• Entrevista com perguntas direcionadas – Perguntas direcionadas em uma entrevista ajudam a captar a essência dos valores ou o propósito de um candidato.

Exemplo: Quais são seus objetivos profissionais e pessoais no longo prazo?

• Entrevista com perguntas situacionais – Perguntas simples que direcionam o candidato a responder “Sim” ou “Não” dificultam a identificação de atitudes e reações de um candidato. O ideal é fazer perguntas com situações do cotidiano para extrair uma resposta qualitativa.

Exemplo: Em uma situação de pressão por resultados, você observa que um colega de trabalho não está ajudando da forma que deveria, qual seria sua atitude?

• Trabalhe Conosco – Páginas “Trabalhe Conosco” estruturadas, com as informações sobre a empresa, ajudam direcionar a candidatura de pessoas que têm o mesmo interesse e perfil. Expor informações sobre os valores e propósito da empresa podem gerar mais engajamento com a marca tornando-a mais requisitada por bons talentos. Sua empresa tem a possibilidade de criar uma página de “Trabalhe Conosco” personalizada com o InfoJobs. Clique aqui e saiba como fazer.

• Job Description Completo – Ao criar uma publicação de vaga no InfoJobs, ou em alguma rede social, é importante colocar quais são os requisitos técnicos e culturais que sua empresa busca em um candidato. Assim, o resultado de inscrições em suas vagas terá uma possibilidade maior de ser compatível com a cultura da companhia.

• Testes de perfil – Além de perguntas direcionadas e situacionais, os testes de perfil podem complementar a análise para identificar o fit cultural de um candidato.

Um dos mais conhecidos é o teste de perfil IAC (Inventário de Aderência Cultural) que é uma bateria de perguntas para traçar o perfil cultural do candidato.

Estas são as principais maneiras para analisar o fit cultural de um candidato, mas não significa que você precisa utilizar todas constantemente. O processo de recrutamento e seleção deve evoluir conforme as necessidades de cada contratação. O importante é que o processo seja positivo do início ao fim e que o aprendizado a cada entrevista te dê o direcionamento do que é mais eficaz no seu processo de seleção.

Quer saber mais como que nosso software de recrutamento e seleção, PandaPé, poderá te ajudar a ser mais efetivo na contratação de candidatos com o fit cultural de sua empresa?

Como diminuir turnover e reter talentos

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga