Publicidade

Gerente de Marketing

  1. Categoria: Marketing
  2. Especialização: Marketing

O que faz um Gerente de Marketing

O Gerente de Marketing é o profissional responsável por elaborar pesquisas de mercado e estratégias para aumentar as vendas.
Um Gerente de Marketing elaborar estratégias para aumentar a venda de produtos e serviços, realizando pesquisas de mercado para detectar as necessidades dos consumidores e elaborar projetos que visem satisfazê-las, aumentando o alcance e melhoria da imagem de algumas marcas, estabelecendo o público- alvo, sugerindo preços.
Está sob as responsabilidades de um Gerente de Marketing estudar o comportamento do consumidor, relacionar as necessidades do consumidor e realizar mudança a fim de sacia-las, produzir relatório destacando o público alvo, o preço, a promoção e o local de venda de cada produto, elaborar estratégias de venda de acordo com as observações feitas, examinar contratos de compra e venda adequar os contratos ás exigências do vendedor e do comprador, objetivando o benefício de ambos, prestar assessoria a pequenas e médias empresas, elaborando estratégias para melhorar a imagem e maximizar o lucro, coordenar campanhas publicitárias, promover qualquer imagem, seja de um produto, serviço, empresa pública ou privada, pessoa pública, acompanhar o processo de negociação, incluindo ideias que visem à melhoria da imagem do cliente, elaborar tática de venda, de acordo com as necessidades do cliente, propor ações de venda interna e externa, elaborando projetos de microlocalização de pontos de atendimento, merchandising e programas de publicidade e propaganda, planejar e conduzir as pesquisas de marketing da empresa, definindo as ferramentas e instrumentos de pesquisa e o publico alvo, planejar e conduzir o desenvolvimento de novos produtos, supervisionar a execução das atividades desta área, pesquisar e analisar a concorrência, elaborando relatórios periódicos para a diretoria da área, criar e programar um plano de desenvolvimento das diferentes linhas do portfólio observando as oportunidades de mercado, pesquisar e apontar as tendências de mercado analisando e traduzindo todas as informações coletadas no mercado, indicando os pontos fortes e fracos.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Gerente de Marketing, além da graduação é essencial que possua conhecimento em planejamento e execução de pesquisas de mercado, elaboração de briefing para desenvolvimento de novos produtos, conhecimentos em gestão de marcas, design, canais de distribuição e acompanhamento da concorrência e de tendências de mercado.

Com que áreas dentro de uma empresa, um Gerente de Marketing se relaciona?

O Gerente de Marketing por ser o profissional responsável por elaborar pesquisas de mercado e estratégias para aumentar as vendas, se relaciona com toda área Comercial e Marketing.

Formação Desejada de um Gerente de Marketing

  1. - Graduação em Marketing.
  2. - Administração de Empresas.
  3. - Pós-graduação.

Cargos Relacionados

  1. - Coordenador de Marketing
Publicidade
Publicidade