Você conhece as regras para contratação de PcD?


O público PcD no Brasil soma 23,6% da população, o que representa 45,6 milhões de pessoas, segundo os dados do IBGE – Censo 2010. De acordo com a base de currículos cadastrados no InfoJobs, há 222.332 perfis que possuem algum tipo de deficiência.


25 de Abril de 2019

A contratação de pessoas com deficiência pela lei 8.213/91 funciona da seguinte forma: empresas com 100 ou mais empregados devem seguir proporções.

  • Até 200 empregados = 2%;
  • 201 a 500 = 3%;
  • 501 a 1.000 = 4%;
  • de 1.001 em diante, 5%.

Os profissionais com deficiência buscam cada vez mais se especializar para disputar uma vaga no mercado de trabalho e, por isso, uma das principais iniciativas é ingressar na universidade. As matrículas de pessoas com deficiência no ensino superior no país aumentou 518% entre 2004 e 2014, é o que afirma o INEP. Ainda de acordo com informações do IBGE, 17,67% têm ensino médio completo ou estão cursando o superior e 6,66% já concluíram uma faculdade.

Este avanço permite que as empresas sejam mais inclusivas e tenham acesso aos currículos qualificados e compatíveis com as exigências dos cargos disponíveis. Além disso, proporcionam a quebra de paradigmas e comprovam que as vagas PcD podem ir além das vagas operacionais. É possível oferecer planos de carreira com vagas para diferentes níveis hierárquicos e incentivar ainda mais a busca por conhecimento. Tais ações podem beneficiar os profissionais e trazer bons resultados para a organização. Desta forma, também contribui para que o mercado de trabalho seja mais justo e igualitário.

O plano de carreira cria nos colaboradores o sentimento de valorização e pertencimento a empresa. Afinal, tem o intuito de manter o colaborador por mais tempo na companhia e alavancar os resultados com o amplo conhecimento atrelado a prática ao extrair o melhor do profissional. Além disso, possibilita menor custo para companhia.

"O RH tem papel fundamental nessa mudança de mentalidade, pois tem a oportunidade de apresentar perfis PcD também para preencher vagas estratégicas, e permitir que os gestores os conheçam.", disse Andrea Schwarz, CEO da IIgual Inclusão & Diversidade, no Café da Manhã PandaPé que ocorreu no dia 17/04/2019 pelo InfoJobs para profissionais de Recursos Humanos onde o tema principal foi Diversidade no Ambiente de Trabalho.

Inteligência Artificial no RH

Consequentemente estes profissionais se tornam economicamente ativos, pois ao se tornarem assalariados podem usufruir de outros bens e serviços. Assim, auxiliam na movimentação econômica do país, no abastecimento de segmentos e na constante conscientização de inclusão na sociedade.

Outro fator notório é a manifestação da cultura da empresa com a inclusão deste público, pois, é de suma importância que o RH, os gestores, os colaboradores e o ambiente estejam aptos para lidar com o profissional com diferentes tipos de deficiência. Para que o impacto seja positivo é essencial que o comportamento da empresa, a preparação e adequação sejam abastecidos de informações e metodologias necessárias para uma experiência saudável.

O universo corporativo oferece ao público PcD mais do que desenvolvimento profissional. Concede qualidade de vida, pois as pessoas se sentem mais independentes, produtivas e aumentam o seu convívio social; autoestima, que auxiliam a tornarem-se mais ativas e motivadas; e senso de identidade, devido a constante conexão com assuntos atuais e sociais.

"A gente precisa fazer as perguntas de uma maneira diferente, para obter respostas e resultados diferentes", completou Esabela Cruz, no #CafédaManhãPandaPé, em uma menção em sua palestra para profissionais de recursos humanos, em que reforça a adaptação a necessidade de contratação do público PcD por sua capacidade de contribuição profissional.

Contratar um profissional com deficiência deve ultrapassar o desafio de cumprir uma cota obrigatória, deve estar totalmente ligado ao interesse pelo perfil profissional e capacidade dos indivíduos, visando a evolução contínua.

O jobsite InfoJobs oferece o maior banco de CV’s cadastrados no Brasil, e a maior quantidade de currículos PcD’s do mercado. O que permite que as empresas tenham maiores possibilidades de encontrar o talento para completar o seu time. Para consultar, clique aqui: https://www.infojobs.com.br

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga