Candidatos realmente escolhem seu local de trabalho?

É evidente que a transformação do mercado de trabalho é uma realidade que se soma à tendência de elevar o candidato a cliente nos departamentos de Recursos Humanos.

13 de Março de 2019

Isso se dá, pois, o processo de seleção tornou-se uma decisão compartilhada/múltipla. Os candidatos estão atentos às oportunidades e escolhem em qual empresa desejam trabalhar. As empresas captaram essa mudança e têm se adaptado para buscar talentos que tragam competências diferenciadas para o negócio e completar o time.

Como montar uma equipe de sucesso?

Os critérios que ajudam os candidatos a tomar a melhor decisão mudou. O salário não é mais o único valorizado e, principalmente, para aqueles que estão comprometidos com o crescimento profissional, visam os projetos da empresa e desafios, bons benefícios, visibilidade perante o mercado, planos de carreira. A qualidade de vida, opinião de funcionários e ex-funcionários e o ambiente de trabalho tornaram-se fatores determinantes para selar o compromisso com as empresas.

Atrelando esses motivos com a escassez de perfis engajados e altamente procurados, é possível notar os crescentes esforços das empresas para se estabelecerem como boas marcas empregadoras e, desta forma, atrair e manter os melhores talentos dentro da empresa. Confirma-se que os profissionais escolhem as organizações, pois há poucas ofertas de talentos aliada a alta demanda/procura das empresas, tornando o candidato protagonista.

Por isso, as empresas devem desenvolver as chamadas ações de Employer Branding que proporcionam credibilidade e influência na reputação da marca empregadora, além de reforçar a atração dos talentos e permitir uma boa experiência com sua marca.

As avaliações disponíveis em jobsites são importantes para a reputação da marca empregadora, pois é possível avaliar temas como: oportunidades de desenvolvimento profissional, ambiente de trabalho e perfil da equipe de gerenciamento.

No InfoJobs, por exemplo, as avaliações são compostas por funcionários ou ex-funcionários e seus comentários ficam atrelados a página pública da empresa, que é criada, de maneira automática, de acordo com o conteúdo postado pelos profissionais. Desta maneira, aumenta a credibilidade e veracidade das informações. Com essas valiosas informações em mãos, a companhia possui conhecimento sobre a reputação da sua marca, o que facilita na hora de traçar um plano de ação para Employer Branding.

Você já visitou sua página no site do InfoJobs hoje? Acesse e confira o que estão falando sobre a sua empresa.

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