Para o setor de RH, atrair candidatos e contratar os melhores perfis entre eles é um dos principais desafios da área. Afinal, não basta somente um salário competitivo e benefícios atraentes, antes mesmo de encantar nessa etapa é preciso chamar atenção para a vaga.

Com a mudança no mercado de trabalho, o RH também precisou adaptar suas estratégias e garantir que elas ajudem a impulsionar a busca por profissionais.

Se atrair candidatos tem sido um desafio para a sua empresa, veja as principais dicas para melhorar essa situação.

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1. Defina o perfil esperado

O primeiro e mais importante passo antes de começar a atrair candidatos, é entender quais competências técnicas e comportamentais são esperadas para ocupar a vaga. Além disso, leve em consideração também a cultura e valores da empresa.

Em contrapartida, lembre-se que o perfil deve ser muito direcionado para a oportunidade. Evite criar vagas em que sejam exigidas mais habilidades do que o necessário, ou que indique o acúmulo de funções, por exemplo.

Para melhorar essa etapa, converse com o requisitante da vaga e profissionais da área para entender o que pode chamar atenção desses candidatos.

2. Capriche no anúncio

Não é novidade para ninguém que um bom job description pode fazer toda a diferença na quantidade de inscritos no processo seletivo, não é mesmo?!

Para se ter ideia, 87% dos profissionais preferem um anúncio de vaga completo, com todas as informações necessárias, de acordo com uma pesquisa do Infojobs.

Sendo assim, não esqueça dos pontos que não podem faltar e aplique-os da melhor forma:

3. Divulgue nas redes sociais

Uma pesquisa da Aberdeen Group mostrou que 73% dos millennials norte-americanos buscam trabalho nas mídias sociais. O fato é que no Brasil, esse dado não é diferente, nem mesmo se tratando de outras gerações.

Empresas que desejam atrair candidatos devem divulgar suas vagas onde eles estão. Portanto, avalie o perfil do candidato para a vaga e escolha o canal ideal.

Com o Pandapésoftware de recrutamento e seleção do Infojobs, sua empresa pode divulgar uma mesma vaga, em mais de 16 canais, entre sites de emprego e redes sociais, em apenas um clique. Ações como essa ajudam a aumentar o alcance da oportunidade e atrair candidatos, reduzindo o tempo de fechamento da vaga.

4. Use palavras-chave objetivas

Você já avaliou quais são as palavras que você usa para atrair candidatos? Utilizar as palavras-chave mais buscadas para cada vaga ajuda a aumentar o alcance das candidaturas.

Por isso, antes de publicar e divulgar uma vaga, escolha os termos pelos quais os candidatos podem procurá-la. Se possível, utilize palavras em português e mais simples. Por exemplo: em vez de “sales manager” prefira “gerente de vendas”, ou em vez de “community manager” prefira “gerente de mídias sociais”.

5. Invista na reputação da empresa

Como os profissionais enxergam a sua empresa? Essa é uma pergunta importante para organizações que desejam atrair candidatos, principalmente de forma espontânea.

Despertar o interesse, encantar e motivar os candidatos a verem a sua empresa como um bom local para se trabalhar também é um dos desafios dos profissionais de RH nos dias de hoje. Por isso, é importante estar atento às maneiras de fazer isso.

Nesse ponto, uma das dicas é: confira no Infojobs Advisor o que os candidatos falam sobre a sua empresa e invista na ferramenta para melhorar a sua página pública inserindo fotos, vídeos e descrições sobre a cultura e outros detalhes da empresa.

Além disso, você também pode pedir para que os seus funcionários avaliem a sua empresa na ferramenta, para concorrer ao Best WorkPlaces.

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6. Acelere os processos seletivos

Para 26,4% dos entrevistados, um processo com muitas etapas é o principal ponto negativo do recrutamento, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Infojobs. Portanto, invista em ferramentas que ajudem a otimizar essas etapas.

Além disso, evite incluir mais etapas e testes do que o necessário para avaliar o candidato. Lembre-se que isso pode gerar mais investimento do seu tempo e do dele também. E ainda que sua empresa conte com um ATS, etapas em excesso podem fazer o candidato desistir da oportunidade.

Conte com a Inteligência Artificial para tornar o recrutamento e seleção mais ágil e garantir que todos os candidatos recebam um retorno, seja positivo ou negativo.

7. Conte com ferramentas tecnologia

A tecnologia se apresenta como uma facilitadora para as empresas, em diversos segmentos. Devido à crescente exigência de agilidade do mercado, soluções digitais são constantemente lançadas para aprimorar processos.

Para solucionar os desafios de busca e retenção de colaboradores, a tecnologia está cada vez mais presente na gestão estratégica das organizações. Com isso, a transformação digital ganha força e apoia o setor de Recursos Humanos, desde a etapa de atrair candidatos até formalizar a contratação.

Com o PandaPé, os profissionais de RH substituem o uso do Excel (e papel) por um processo totalmente adaptável e automático, para atrair candidatos e contratar de maneira qualificada, ágil e humanizada.

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