Job description - 4 erros comuns ao criar a descrição de uma vaga

Publicar uma nova vaga vai muito além de, simplesmente, informar um candidato sobre os requisitos daquela posição. Um excelente job description carrega sua marca, seus valores e toda a identidade da empresa.

06 de Dezembro de 2019

Como elaborar uma descrição de cargo sem cometer erros? É justamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

O objetivo do recrutamento e seleção é atrair os melhores profissionais disponíveis no mercado para dentro da sua empresa, não é mesmo?

Por isso, é importante elaborar um excelente job description. Ocasionalmente, este pode ser o primeiro contato dos candidatos com a sua empresa. Quando criado da forma correta, é capaz de funcionar como uma propaganda da organização, ao demonstrar as vantagens de trabalhar nela.

Veja como evitar os principais erros ao elaborar seu job description:

1. Título da vaga

O título da vaga é o primeiro impacto com os seus candidatos, portanto precisa ser claro e objetivo. Além de descrever a função da vaga, ao invés de apenas tarefas.

Sabemos que, às vezes, as empresas gostam de inovar e ser criativas na descrição do cargo ou do título da vaga, contudo, deve-se ter cuidado com as palavras para que não afete negativamente a divulgação da sua publicação. Se não usar as palavras certas, menos pessoas serão impactadas para encontrar a sua oportunidade.

Alguns dos erros mais comuns nas vagas são:

• Usar caixa alta;

• Divulgar cargos inexistentes;

• Citar: “nenhuma experiência necessária”;

• Fazer perguntas como título;

• Incluir valores enganosos;

• Fazer propostas ilegais, como trabalho sub-remunerado, ou mesmo não remunerados, em troca de experiência profissional.

Mas vale relembrar que uma empresa com o fit cultural moderno, com foco na busca de pessoas mais jovens para um determinado cargo deve usar uma linguagem que atinja esse público. No caso de uma empresa mais tradicional, a abordagem deve ser mais formal.

2. Descrição da vaga

O mais importante para elaboração de um bom job descripition é como você irá apresentar a empresa e descrever as funções e tarefas que o profissional irá desempenhar.

Um dos principais erros é não ser transparente no conteúdo dessas informações. Nesta etapa de atração, é preciso ser o mais claro possível, com o objetivo de gerar credibilidade e desejo nos candidatos.

Não se esqueça de indicar a localização da empresa. Isso ajuda para que os candidatos possam identificar de forma fácil a distância do local de trabalho, e avaliar se a oportunidade é realmente interessante para ele.

5 Motivos para utilizar um Software de Recrutamento e Seleção


3. Faixa salarial

Sabemos que, em alguns casos, o salário é uma informação confidencial ou não é estratégico para a empresa divulgar no primeiro momento. Mas não incluir a faixa salarial no job description deixará a sua vaga sempre um passo atrás na competição por candidatos qualificados.

Portanto, sempre que possível, não se esqueça de mencioná-la com honestidade. Lembre-se de que sempre é possível negociar o salário com mais calma nas etapas finais do processo.

Indique também os benefícios que a empresa oferece, como por exemplo: vale alimentação, vale transporte, participação nos lucros, entre outros. Detalhes como creche no trabalho, home office e horário flexível também atraem a atenção dos candidatos.

4. Escreva sobre a empresa

Chegou o momento de falar um pouco sobre a empresa, ou seja, descrevê-la brevemente e mostrar como ela é. São informações como:

• Valores e missão

• Propósito;

• Produtos e/ou serviços;

• Perfil de clientes;

Para evitar esses erros comece com um resumo da empresa, destaque as vantagens de ser um funcionário e o quanto é importante fazer parte da equipe, e demonstre atitudes alinhadas ao fit cultural para atrair os candidatos certos.

Lembre-se que a descrição da vaga é uma oportunidade de vender a organização, tornando o cargo em aberto um verdadeiro objeto de desejo.

Como diminuir turnover e reter talentos


Os principais objetivos de um job description, são:

• Atração de candidatos

• Definição de papel a desempenhar

• Referência para os gestores

Dicas para elaborar um bom job description

Uma boa descrição de vagas contém os seguintes tópicos:

[Título da função]

[Regime de contratação]

[Localização da empresa]

[Funções]

[Responsabilidades]

[Qualificações de trabalho]

[Faixa salarial]

[Nome da empresa]

[Sobre a empresa]

Recrutar os melhores talentos é realmente um desafio para as empresas. Para driblar esse problema, o uso de um software de recrutamento e seleção como o PandaPé, que utiliza Inteligência Artificial para otimizar os processos, está entre as opções mais usada por profissionais de Recursos Humanos.

No PandaPé, Smart Recruiting é a função que otimiza o tempo de contratação, com processos automatizados e filtros avançados para encontrar o candidato ideal.

Além disso, com a Inteligência Artificial do software, as tomadas de decisão são mais rápidas e assertivas, diminuindo, ainda mais o tempo de contratação.

Gostaria de mais alguma dica de RH? Compartilhe conosco em nossas redes sociais! Não se esqueça de acompanhar nossas novidades no LinkedIn, para receber em primeira mão nossos conteúdos. 😊

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga