8 dicas para montar um bom currículo

Encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho está cada vez mais difícil e concorrido. O seu currículo é uma das principais ferramentas para você conseguir uma entrevista de emprego. Pensando nisso, separamos 8 dicas para que você possa criar um currículo que chame a atenção dos recrutadores. Confira neste artigo:

21 de Junho de 2021
O que colocar em um currículo?

8 dicas para montar um bom currículo

1. Informações pessoais

Foto: É fundamental incluir a foto para humanizar o processo. Aqueles que não colocam uma foto geralmente são descartados praticamente sem serem lidos. Lembrando que a foto precisa ser formal

Nome do candidato: Seu nome deve estar em letras grandes e bem escrito, para que seja fácil de localizar.

Posição profissional: Em letras claras e com subtítulo abaixo do nome. Por exemplo: Contador, Gerente Geral, Executivo de Negócios, Consultor Financeiro, Assistente de Armazém, etc.

Endereço e informações de contato: Certifique-se de que seu número de telefone e endereço de e-mail estejam escritos corretamente para que eles possam entrar em contato com você.

2. Carta de apresentação

Escreva um breve resumo de aproximadamente cinco linhas em que você descreve seus pontos fortes, o que você alcançou em sua experiência profissional e seu objetivo de longo prazo. Analise como você convenceria o recrutador a escolhê-lo em vez de outros candidatos.

3. Habilidades profissionais

Você pode adaptar as habilidades profissionais de acordo com a posição solicitada. Indique as melhores habilidades que descrevem você e que agregam valor à sua posição.

4. Conquistas

Se você quer se diferenciar e se destacar, descreva suas realizações profissionais em seu currículo. Isso impressiona o recrutador para que ele possa ver o valor que você agregaria à empresa com mais clareza. Qualquer resultado positivo que a empresa tenha obtido graças ao fruto do seu trabalho, você pode colocá-lo nesta seção.

5. Experiência profissional

Na seção de experiência profissional, comece com a última experiência que você teve para a mais antiga. Preencha o nome da empresa, o cargo e as datas. Especifique pelo menos três responsabilidades para cada cargo e inclua números que demonstrem o valor agregado. Tente criar uma narrativa que chame a atenção para se destacar diante dos demais, essa parte é fundamental para saber se você atende aos requisitos do cargo. Se você não sabe o que escrever, recomendamos que você pense se já foi reconhecido por algum trabalho ou se desenvolveu um novo processo. Seja criativo e reflita sobre suas contribuições em cada cargo.

6. Formação acadêmica

Coloque os estudos ou cursos que você fez desde os mais recentes. Inclui o nome da universidade, a localização, o grau obtido e o ano de conclusão.

Além disso, você pode adicionar os cursos ou classes relevantes ao cargo, caso não tenha experiência e esteja procurando um estágio. Se você já trabalha profissionalmente, pode pular o ensino médio.

7. Idiomas

Os idiomas o diferenciam de outros candidatos a uma vaga. Adicione os idiomas que você domina e o nível que possui em cada um deles (básico, coloquial, fluente, nativo, bilíngue).

8. Hobbies

Às vezes nos perguntamos: o que mais posso colocar no meu currículo? ... Hobbies são a resposta. E isso porque é uma forma de demonstrar as habilidades descritas acima e fazer você se destacar entre tantos currículos. Por outro lado, é um tema que ajuda a quebrar o gelo na entrevista.

Agora que você já sabe como criar um bom currículo, candidate-se às ofertas disponíveis no site e prepare-se para a sua próxima entrevista. Desejamos a você muito sucesso.

Encontre o seu emprego aqui!

Procurar Vagas