Entrevista de emprego: guia completo para conquistar a vaga

Nem sempre ter um bom currículo é a garantia pra conseguir um novo emprego. As empresas estão investindo cada vez mais em processos seletivos criteriosos e exigentes para encontrar profissionais adequados ao perfil buscado para a vaga.

21 de Maio de 2019

A entrevista de emprego é uma etapa crucial nesse processo. É preciso estar bem preparado para conseguir conquistar o recrutador e garantir a vaga durante a entrevista. Pensando nisso, decidimos elaborar uma lista de dicas para ter um resultado positivo nessa etapa do processo.

1. Estude o seu perfil profissional

Sim, você enviou o currículo para a empresa e foi chamado para a entrevista! Isso é maravilhoso, mas não significa que você já conseguiu o emprego.
É importante que você dedique um tempo para identificar as qualidades e habilidades que possui para executar as tarefas descritas na vaga. Ter essa informação preparada durante a entrevista pode contribuir para causar uma boa impressão.

2. Pesquise sobre a empresa

Verifique a empresa que divulga a vaga. Visite o website e as páginas dela nas redes sociais. Conheça os produtos ou serviços oferecidos e consulte a parte de Missão e Valores, essa informação pode ajudá-lo a saber que postura adotar na conversa com o recrutador.

3. Analise as especificações da vaga

Leia sempre as especificações exigidas pela vaga, quais são as tarefas a serem realizadas e que competências são necessárias para a execução da função. Com essa análise você poderá identificar seus pontos fortes e fracos de adequação à vaga e trabalhar para destacar os fortes e atenuar os fracos durante o decorrer da entrevista.
Além disso seja reticente com as ofertas de emprego que prometem benefícios e salários fora do habitual. Também desconfie das vagas nas quais você, como candidato, tenha que arcar com custos de taxas e testes.
Há ciberdelinquentes que falsificam as ofertas de emprego para obter benefícios das pessoas que buscam trabalho.

4.Prepare-se para as perguntas difíceis

Durante a entrevista podem surgir perguntas complexas de responder. Você pode treinar em casa que resposta daria a cada uma delas para não ser pego de surpresa. Algumas muito comuns são:

  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Por que você quer trabalhar nesta empresa?
  • Qual seria o seu salário ideal?
  • Como você se imagina profissionalmente daqui a 5 anos?

5. Cuide da sua imagem

Sabemos que suas habilidades e a sua formação são muito importantes, mas a primeira impressão pode fazer muito por você. Ter uma aparência elegante e vestir-se de maneira adequada fará com que você pareça mais profissional.

6. Seja pontual

Este é o último passo antes da sua entrevista e um dos mais importantes. A má impressão dada pela falta de pontualidade não tem solução, por isso tente chegar 5 minutos antes da hora em que você foi citado.

InfoDica:

Pensando em como potencializar a sua carreira? No InfoJobs Educação há cursos disponíveis para todo país e para diversos setores. Você ainda pode escolher entre as seguintes modalidades: presencial, online, à distância e semipresencial. Veja todos os cursos Clique aqui para realizar a Avaliação Comportamental.

Encontre o seu emprego aqui!

Procurar Vagas