5 dicas de como escolher o candidato certo


De acordo com as transformações em recursos humanos, o setor passou a ser completamente ativo no desenvolvimento de planejamentos estratégicos e nas tomadas de importantes decisões.


23 de Maio de 2019

O processo de recrutamento e seleção envolve organização de etapas e o investimento de tempo e dinheiro para ser executado. Além disso, interfere no funcionamento das empresas e pode impactar diretamente nos resultados e desenvolvimento do quadro de colaboradores.

A escolha do candidato certo para suprir as necessidades das organizações está diretamente ligado com o objetivo de atingir os resultados positivos para o negócio e reter talentos, para valorizar e desenvolver habilidades, e alavancar a produtividade. Trata-se de um tema bastante relevante e que compete ao RH optar pelo candidato ideal. Afinal, os colaboradores são responsáveis por atingir o sucesso.

O processo de recrutamento e seleção é um momento importante tanto para o candidato quanto para o entrevistador, pois está em suas mãos a possibilidade de evolução do departamento e consequentemente da companhia.

Se saber quais critérios adotados no processo seletivo o tornam mais eficaz e assertivo te interessa, este é o artigo certo! Continue a leitura e descubra dicas valiosas para encontrar e escolher o candidato certo.

1. Entenda a vaga

Um processo de recrutamento e seleção organizado e eficiente é o objetivo de todo profissional de RH e o primeiro passo é entender o cargo. É essencial saber todos os detalhes da vaga e as funções que serão desempenhadas, desta forma, é possível saber exatamente qual a necessidade do setor.

O conhecimento sobre a vaga permite fazer a job description detalhada, assim, divulga a oferta da empresa de maneira clara e segmenta o perfil desejado. A chance de receber currículos que se encaixem com o cargo é maior quando possui todas as informações e exigências explícitas.

2. Trace um perfil ideal

Trace competências técnicas e comportamentais que estejam compatíveis com a cultura da empresa e com as exigências do cargo proposto.

Deste modo, o contratante compreende qual perfil buscar e quais conhecimentos, habilidades e traços de personalidade deve analisar e priorizar para escolher o candidato certo.



3. Fit cultural

Levar em consideração a cultura da empresa na escolha do candidato é um passo fundamental para o encontro de sucesso.

Apresentar a empresa para os talentos é uma das maneiras de causar identificação e atrair profissionais possivelmente alinhados com o propósito e missão da sua empresa, e posteriormente alcançar os resultados almejados com colaboradores engajados.

Este passo também permite fundamentalmente alinhar expectativas entre empresa e funcionário.

Conhecer a expectativa dos candidatos com o cargo e com a empresa, auxilia no relacionamento transparente e permite compreender quais serão os desafios e trocas vantajosas entre o profissional e a companhia.

4. Use a tecnologia e canais digitais

Utilizar uma fonte de busca que possibilite opções de escolha e organize todos os dados dos candidatos em um único painel de controle otimiza o tempo do recrutador. Com o objetivo de automatizar processos burocráticos e ser mais assertivo, a solução é apostar em um processo seletivo com auxílio de um software de recrutamento.

O software de recrutamento e seleção, PandaPé, integrado com o InfoJobs unifica informações relevantes e permite avaliar o desempenho dos candidatos e dos recrutadores, pois funciona como uma machine learning. Além disso, possui inteligência artificial no processo de triagem de currículos e multiposting que replica a vaga nas redes sociais.

5. Olhe para dentro da empresa

Neste passo é possível verificar se, entre os colaboradores, há possibilidade de encaixa-los em uma oportunidade que está aberta na empresa ou ouvi-los e aproveitar suas indicações, que provavelmente estarão atreladas aos mesmos valores e propósitos da empresa.

As contribuições dos funcionários são valiosas para traçar e aperfeiçoar planos a médio e longo prazo, e abrir o canal de comunicação com eles faz parte da estratégia para fortalecer o Employer Branding e construir de uma boa reputação da marca.

O ditado ‘’os funcionários são o coração da empresa’’ é uma realidade, pois os objetivos somente podem ser alcançados com dedicação e empenho dos colaboradores e, para isso, é bastante relevante que as metas e as funções a serem desempenhadas sejam claras e alinhadas ao perfil do colaborador.

Um dos papéis importantes do profissional de RH é adequar a necessidade da empresa as habilidades e conhecimentos dos candidatos, para que o profissional e o departamento prosperem. Para que seja possível e funcional, o setor de recursos humanos precisa saber o que busca e estar atento as mudanças de comportamento do mercado e das maneiras de captação dos talentos.

O processo de recrutamento e seleção e a contratação estão diretamente ligados ao sucesso da empresa. Continue acessando o blog InfoJobs Empresas e acompanhe as últimas tendências do setor. Até a próxima leitura!

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