Publicidade

Analista de Custos

  1. Categoria: Contábil, Finanças, Economia
  2. Especialização: Custos

O que faz um Analista de Custos

O Analista de Custos é o profissional responsável por realizar trabalhos de análise de custo.
Um Analista de Custos atua com a análise de movimentação de estoque, crédito de imposto e processo de importação em indústria ou comércio.
Está sob as responsabilidades de um Analista de Custos realizar trabalho de conciliação de estoque e contabilização da prestação de conta no processo de importação, analisar a variação do custo, apurar o resultado gerencial de todas as empresas do grupo, analisar as alterações de orçamentos, propor melhorias no processo com o objetivo de aprimorar o controle, conferir os lançamentos no sistema e os saldos de estoque e compras mensalmente, conferir o input de dados para garantir a integridade das informações, fazer o levantamento e valoração de inventário mensal, fazer a conciliação e calcular os custos reais de materiais, fazer orçamento de produtos ou acessórios de manufatura e revenda, comparando-os com pré-cálculos baseados nos planos de fabricação, realizar mão-de-obra, padrões e oscilações do mercado superior, para constatar as causas dos custos altos ou baixos, determinar, por estimativa, o preço da venda dos produtos, analisar a apropriação dos valores de receita e despesas por projeto, quanto a classificação de centro de custo, natureza origem e aplicação do gasto, adequar e informar visando atender a politica de custo gerencial, através do sistema e relatórios corporativos, ser responsável por compor a receita mensal, de acordo com legislação contábil e politica da gestão gerencial, além de fazer análise dos valores custeados, através do suporte evolução físico financeira por projeto, fazendo todo o registro de informações no sistema e na divulgação.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Analista de Custos além da graduação é essencial ter conhecimentos em avaliação de demonstrativos e indicadores financeiros, conhecimentos em alocação e classificação de custos, ter análise e visão crítica, raciocínio lógico, tomada de decisão, foco em resultado e planejamento.

Com que áreas dentro de uma empresa, um Analista de Custos se relaciona?

O Analista de Custos por ser o profissional responsável por realizar trabalhos de análise de custo se relaciona com a área contábil e administrativa dentro de uma empresa.

Formação Desejada de um Analista de Custos

  1. - Graduação em Ciências Contábeis.
  2. - Administração de Empresas.

Cargos Relacionados

  1. - Assistente de Custos
Publicidade
Publicidade