Você provavelmente conhece alguém que participou de um processo de recrutamento e não conseguiu a vaga, mas só ficou sabendo porque não recebeu um feedback do RH. Ou alguém que tinha o perfil adequado para uma oportunidade, mas desistiu durante o processo de seleção, pois não o cativou o suficiente. Por esses e outros motivos, a experiência do candidato deve ser levada a sério! Este texto falará sobre esse assunto.
É uma realidade que toda empresa deseja contratar os melhores talentos para compor seu time. Por outro lado, esses perfis normalmente também estão buscando uma empresa que lhes agrade e compartilhe os mesmos valores. Isso significa que as organizações também precisam brilhar os olhos dos candidatos e a remuneração não é mais o único fator decisório.
Atrair bons profissionais requer planejamentos estratégicos e desafios que contribuam para seu crescimento pessoal e profissional. A palavra que permeará este artigo será ‘’encantamento’’. Por quê? Para o encontro de sucesso acontecer, candidatos e empresa precisam estar satisfeitos com essa união.
Sumário:
Proporcione aos candidatos o preenchimento de fichas de cadastro breves e com informações fundamentais. Agilize, priorize dados e invista tempo para contatos personalizados. É essencial otimizar o tempo da organização, sem esquecer que é tão importante quanto valorizar o tempo dos participantes.
Atrelado a digitalização do processo de recrutamento e seleção, a comunicação é a chave para se aproximar do talento. Por isso, mantenha-o informado em todos os estágios do processo, com avisos e comunicados objetivos e detalhados. Não permita que haja desistência da sua vaga por ausência de contato. Evidencie e seja transparente sobre quais serão os próximos passos do seu processo de seleção.
O retorno é fundamental em todas as fases do processo seletivo, por isso, realize feedbacks construtivos para os candidatos que foram ou não desclassificados. Por fim, a decisão de chegar até o momento final do processo é mútua, e para crescimento do profissional é necessário repassar as impressões, de maneira ética, que permitiram firmar a escolha do currículo adequado. A ausência do feedback pode impactar negativamente o desempenho do profissional e a visão sobre a marca empregadora, pois quando um candidato não recebe nenhum tipo de comunicação, certamente não recomendará sua empresa e você perderá esse ou outros talentos que, no futuro, poderão atender às suas necessidades.
Não cuidar do que também conhecemos como Candidate Experience tem efeito prejudicial na imagem da empresa para os talentos e para o mercado de trabalho, pois está diretamente ligado com os valores da organização, como as pessoas são tratadas e como elas se sentem em fazer parte da equipe.
A reputação de uma empresa como marca empregadora pode ser dividida em três etapas:
Consequentemente, os candidatos que se inscreverem para sua oferta irão conhecer mais sobre os seus valores e cultura. Desta forma, a marca consegue contratar talentos com mais agilidade, reduzir custos do processo seletivo e diminuir a rotatividade.
Incentivar a participação em pesquisas e avaliações permitirá que você identifique os pontos fortes e fracos da sua empresa e o grau de satisfação dos colaboradores. É possível interpretar os comentários como um termômetro para avaliar a opinião da equipe, funcionários e ex-funcionários e analisar melhorias para organização. A reputação da marca pode atrair ou afastar candidatos.
O uso de uma estratégia de Employer Branding afetará a percepção dos trabalhadores, seu programa de benefícios e a retenção de talentos aumentará. Além disso, saber que o colaborador é reconhecido também afeta a opinião dos consumidores e faz com que eles coloquem seus produtos à frente de outras empresas.
Sabemos que o salário não é mais fator determinante para a escolha de uma vaga. Os profissionais que visam crescimento, desejam se sentir bem e confortáveis em fazer parte de uma organização que vai de encontro com sua visão e valores. Por este motivo, demonstre interesse em apresentar a cultura organizacional, as convicções, políticas e princípios.
Plano de carreira tem sido bastante valorizado na atração de candidatos, pois os talentos visam cada vez mais novos aprendizados, desafios, experiências e desenvolvimento. As empresas estão investindo em traçar planos para que os funcionários permaneçam e avancem, aprimorem constantemente as habilidades e contribuam para os negócios.
O programa de plano de carreira é essencial para estimular o crescimento do colaborador, pois incentiva a oportunidade de recrutamento interno e permite que o profissional potencialize seus resultados e assuma cargos de liderança.
Potencialize seu processo seletivo, contrate mais rápido e de maneira assertiva. Com auxílio da transformação digital e a mudança de perfis de talentos, o processo de seleção é constantemente revisado em busca de inovação. Para alcançar o objetivo de recrutar profissionais engajados, um bom caminho é automatizar fases com a ajuda da tecnologia, utilizar sistemas de gestão de vagas e plataformas como sites e redes sociais, que aumentem o alcance e permitam que a empresa esteja onde seu público alvo está.
Estabeleça proximidade e conheça seu candidato. Faça entrevistas virtuais e presenciais, crie etapas com avaliações personalizadas, envie testes para verificar a compatibilidade com as necessidades da empresa e analise habilidades. Além da vantagem de realizar todas ações de maneira automática, é possível centralizar as informações em um único painel de controle e personalizar todos os seus processos de entrevistas.
Através do recrutamento colaborativo, compartilhe percepções e pontos importantes com todos os envolvidos no processo. Com uma comunicação eficaz, facilite a triagem de currículos e garanta um processo seguro, proporcionando ao gestor estabelecer filtros específicos e essenciais para tomar a melhor decisão para contratar.
Enquadrar os perfis de acordo com as vagas mantém talentos engajados e produtivos. É possível obter excelência neste passo através da utilização de um software de recrutamento e seleção.
A plataforma tecnológica é capaz de unir todas as informações em um único painel de controle e proporcionar a criação de regras para comparar e analisar níveis de adequação, além de automatizar as etapas operacionais do processo seletivo.
Com o software de recrutamento de última geração, PandaPé, você digitaliza, integra e reduz custos. As funcionalidades do ATS permitem inovações nos processos de recrutamento e melhora a experiência do candidato com a sua marca.
Para mais informações, acesse: www.pandape.com.br
Tenho certeza que ao final dessa leitura, você também identificou a necessidade de digitalizar os processos seletivos e percebeu que investir em recrutamento de qualidade traz muitas vantagens. Até o próximo!