A SAP é uma multinacional alemã dedicada ao desenvolvimento de softwares empresariais, e estima-se que os clientes da SAP representem 98% das 100 empresas mais valorizadas do planeta. Como se costuma dizer, os clientes que usam seus serviços produzem mais de 82% do café e do chá que bebemos todos os dias, 77% da cerveja que é fabricada no mundo, ou 79% da produção mundial de chocolate.

E apesar de ser tão grande e estar presente com seus serviços em tantos setores, de forma esmagadora, o que a motivou a implementar sua própria estratégia de Employer Branding?

Como a SAP criou sua marca patronal

Haviam quatro grandes desafios para enfrentar:

• Uma empresa B2B, com mais de 85 mil funcionários competindo por um talento escasso – de TI em grande parte -, com empresas como Google, Facebook, Apple, Microsoft, etc.
• Apesar de se dedicar ao desenvolvimento de soluções de software, ela é percebida como uma empresa “antiga”, sem a aura de modernidade que acompanha as empresas citadas.
• Sua necessidade é incorporar um talento muito específico e ao mesmo tempo muito escasso.
• Seus clientes mais jovens, como startups e empresas mais inovadoras, percebiam a SAP como um ambiente corporativo em que os funcionários não deixavam de ser um número.

Com a intenção de alterar esse quadro, mudaram o foco para pessoas e definiram o EVP (em português, Proposta de Valor para o Funcionário). Para isso, foram realizadas 39 oficinas em mais de 15 países onde possuem escritórios. Identificaram e mapearam os atributos dos funcionários que buscavam uma narrativa alinhada com a marca.

O resultado da análise foi a definição de uma campanha para recrutar novos funcionários com base nas histórias dos funcionários atuais e focada no lema: “Traga e compartilhe tudo o que você é e torne-se quem você quiser. Encontre-se trabalhando na SAP.”

As ferramentas: Uma equipe interna de Employer Branding que permite operar em casa como se fosse uma agência de marketing de recrutamento. Promoção da mobilidade interna das equipes, e muito importante, a redefinição e criação de conteúdo específico para a marca, visando atrair e contratar candidatos específicos.

Exemplos de conteúdos criados:

• Um livro para filhos de funcionários, intitulado: Meu pai trabalha na SAP. Uma iniciativa para trazer o propósito da empresa e o trabalho de pais e mães que trabalham no SAP, para seus filhos. Uma ferramenta de apoio para eles entenderem e explicarem o trabalho dos pais
• Uma série de histórias em quadrinhos que ilustram como é o dia-a-dia de um funcionário no SAP.
• Um livro de informações sobre a marca, voltado ao funcionário.
• Aumento da presença nas redes sociais através de ações específicas, como o The Game Facebook.
• Aplicativos específicos para interação entre funcionários de diferentes lugares, mas com posições semelhantes dentro da organização.
• Competições fotográficas entre os funcionários com prêmios interessantes.
• Atividades divertidas de TeamBuilding, entre outras ações.

Alguns números que indicam que estão no caminho certo (2017)

• Aumento de 158 mil seguidores nas redes sociais.
• Sua mensagem atingiu mais de 28 milhões de pessoas em todo o mundo.
• Registraram 630.000 visitas em sua página de emprego.
• Receberam mais de 130.000 aplicativos para trabalhar com eles.
• Além de inúmeros prêmios conquistados.

Principais aprendizados

Mathew Jeffery, vice-presidente de emprego, marca e oferta na SAP, e Heather Walker, líder de marca e diretor de marketing da SAP, não hesitou em compartilhar o aprendizado que obteve nesses anos de criação e implementação da Estratégia de Employer Branding:

• A reputação da marca não se pode criar, é o que é dito sobre você.
• Em todas as suas mensagens e comunicações, seja real, seja autêntico.
• Motive nas mídias sociais, não só “diga” ou “emita” uma mensagem.
• Orçamentos: como nunca terá o suficiente, vá construindo pouco a pouco, você mesmo.
• Meça tudo, os dados são fundamentais.
• Faça o melhor que pode em casa. Ninguém te conhece melhor do que você mesmo.

Mesmo que a SAP tenha modernizado e tornado mais atrativa a sua própria página de emprego, ainda não é o suficiente para atrair candidatos. Para propagar suas mensagens e estratégia de conteúdo, visando o perfil de seus candidatos, tiveram que usar outros canais, como redes sociais e sites de empregos, onde conseguiram gerenciar as candidaturas que mais atendem as necessidades com mais efetividade.

Lembre-se, você sempre pode contar com a Infojobs para ajudá-lo a difundir suas mensagens de Employer Branding. Quer saber como?.

Fonte: Computrabajo

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