Trabalho depois dos 40 anos: porque as empresas devem apostar nessas contratações

Admitir profissionais com mais de 40 anos se tornou um tabu para algumas empresas. Para mudar isso, reunimos motivos que vão te mostrar os benefícios de contratar esses perfis.

08 de Abril de 2021

Com a taxa de desemprego crescendo no Brasil nos últimos anos, o tabu do trabalho depois dos 40 anos se tornou um problema ainda maior para alguns profissionais.

Ao mesmo tempo em que ouvimos que "os 40 são os novos 30", os profissionais que viveram mais de quatro décadas encontram dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho. Já quando passam dos 50 anos, essa questão pode ser ainda pior.

Em pesquisa realizada pelo InfoJobs em abril de 2021, com cerca de 5 mil profissionais, 68% dos respondentes acreditam que os profissionais 40+ precisam estar mais preparados para competir com as novas gerações e muitas vezes ainda não é suficiente.

Trabalho depois dos 40 anos: porque as empresas devem apostar nessas contratações

Em 2020, a taxa de desemprego de pessoas com 50 anos ou mais no Brasil chegou ao seu nível mais alto (7%) desde 2012, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que as empresas têm optado pela contratação de jovens profissionais.

Em contrapartida, precisamos relembrar que o mercado de trabalho depois dos 40 anos precisa ser valorizado, uma vez que até 2050, teremos mais idosos do que jovens no mundo todo. Além disso, os trabalhadores mais experientes contam com habilidades importantes para o sucesso de uma empresa.

Acompanhe e entenda as vantagens de contratar pessoas acima dos 40 anos!

Habilidades comuns no trabalho depois dos 40 anos

Se manter presente no mercado de trabalho depois dos 40 anos é o desejo da maioria dos profissionais. Por isso, esse é também um momento em que eles começam a repensar as suas habilidades e as suas expectativas sobre a carreira.

É nessa idade também que alguns pontos fortes podem ficar mais evidentes como o interesse em aprender, a vontade de se adequar às mudanças do mercado e o aproveitamento da bagagem adquirida até o momento.

Além disso, algumas soft skills também podem ser notadas mais facilmente, como:

1. Empatia

Se você já assistiu o filme “Um Senhor Estagiário” vai notar que algumas dessas soft skills costumam correspondem às do personagem principal, interpretado pelo ator Robert De Niro, e também aos profissionais com mais de 40 ou 50 anos.

Em muitos desses perfis acima dos 40 anos, a empatia é uma característica presente quando se trata da convivência profissional. Isso é, esses trabalhadores se colocam no lugar dos outros com respeito e educação, com a finalidade de ajudar a resolver questões, fator importante para manter o trabalho em equipe sempre agradável.

2. Colaboração

Trabalhar bem em grupo é uma habilidade indispensável para a maioria das pessoas. Afinal, isso influencia diretamente no clima organizacional e no desenvolvimento do setor. Esta é uma habilidade adquirida com os anos de experiência, por isso, a essa altura, é possível esperar que esses profissionais a apresentem naturalmente.

3. Organização

A organização é um fator fundamental para elevar a qualidade do trabalho, além de promover mais economia de tempo.

É natural que em atividades que surgiram recentemente esses profissionais não estejam habituados, mas um bom treinamento, unido aos seus anos de experiência de mercado, podem fazê-lo mostrar esse lado de organização e planejamento importantes para qualquer empresa.

4. Resiliência

Superar as adversidades é uma das soft skills mais valorizadas pelas empresas, e sem dúvidas, profissionais com perfil de trabalho depois dos 40 anos poderão apresentar essa característica, uma vez que possuem vivências variadas.

Muitas vezes, a resiliência pode estar ligada à maturidade, por isso, ela corresponde a uma habilidade desenvolvida ao longo dos anos e do enfrentamento de diferentes situações.

O que ganham as empresas que contratam pessoas acima dos 40 anos?

Contratar homens e mulheres de 40 anos ou mais não é uma ação vantajosa somente para o novo colaborador ou para o mercado de trabalho, isso também traz muitos benefícios para a empresa, como você viu anteriormente.

Além das soft skills do profissional 40+, a empresa também ganha em:

Promoção da diversidade

A diversidade é um assunto cada vez mais discutido e valorizado pela sociedade. E ao contrário do que muitos pensam, ela não está ligada somente à raça, gênero ou orientação sexual, mas também à etariedade.

Contratar profissionais do mercado de trabalho depois dos 40 anos significa investir em um ambiente mais plural, que ajuda a promover a criatividade, troca de experiências, respeito e empatia.

Saiba mais sobre Diversidade Corporativa e como implementar no Kit abaixo:

Diversidade corporativa

Clima organizacional

O clima organizacional é um conjunto de fatores que compõem o nível de satisfação dos colaboradores em relação às empresas. Esse tema está totalmente associado à percepção que os funcionários têm sobre a gestão, a organização e aos colegas de trabalho.

Todos esses sentimentos e emoções, interferem na forma como os colaboradores interagem com a marca, lidam com os colegas de trabalho, com os stakeholders e determinam sua trajetória na empresa. Por isso, empresas que contratam pessoas acima dos 40 anos estão um passo à frente no bom desempenho deste quesito.

Marca empregadora

Fazer com que a sua empresa seja vista como marca empregadora é uma das estratégias de Employer Branding, que tem como principais objetivos desenvolver o capital humano, priorizar o bem-estar, integrar as pessoas aos valores e cultura da empresa, e atrair e reter talentos.

Portanto, ao contratar pessoas para trabalhar depois dos 40 anos, a empresa está também trabalhando a favor da forma como ela é vista pelo mercado e pelos próprios colaboradores.

Acompanhe mais sobre os Profissionais 40+ na websérie criada pelo InfoJobs que vai abordar em 4 episódios o tema, seus desafios e como mudar o cenário.

Em breve divulgaremos uma websérie com quatro episódios para fomentar o debate sobre a diversidade etária no mercado de trabalho! Por enquanto, assista ao teaser exclusivo da websérie contratações 40+:

Como contratar pessoas 40+?

O processo de recrutamento e seleção de pessoas com mais de 40 anos deve acontecer da mesma forma que a contratação de pessoas mais jovens, sendo essa uma maneira de evitar uma conduta com viés. No entanto, empresas que desejam encontrar mais facilmente bons candidatos com esse perfil, devem investir em estratégias de recrutamento inclusivo, que contam com jobsites como o InfoJobs e softwares de recrutamento e seleção, como o PandaPé.

O PandaPé é o único ATS integrado com o banco de candidatos do InfoJobs, onde é possível encontrar cerca de 900 mil perfis com mais de 40 anos para todos os cargos disponíveis. Além disso, através dele o recrutador também consegue criar filtros personalizados e programar ações automáticas que ajudam a facilitar a triagem de currículos, passando para a próxima fase somente aqueles mais alinhados aos requisitos da vaga.

Faça um teste grátis com PandaPé e veja como encontrar profissionais experientes para a sua vaga!

Como criar um banco de currículos qualificado

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga