O que é gestão de pessoas e a importância para sua empresa


A gestão de pessoas é fundamental para o sucesso da empresa, pois executa boas práticas que estimulam, potencializam e administram os capitais humanos.


27 de Junho de 2019

O perfil de líderes e liderados têm se modificado com o tempo devido a alteração da cultura, propósitos e a inclusão da transformação digital nas empresas. Cada vez mais a liderança autocrática está extinta no ambiente corporativo e este fator se relaciona ao desenvolvimento dos colaboradores.

Muito se ouve falar sobre a importância da gestão de pessoas e o quanto interpretá-la como uma forma estratégica para engajar e melhorar o desempenho dos funcionários é essencial. Mas você sabe o que é gestão de pessoas? E porque é tão importante para a sua empresa?

Alguns objetivos da Gestão de Pessoas: cuidar dos interesses dos colaboradores, fornecer todos os recursos necessários para que executem suas funções, adequar os talentos no setor e cargo compatível com seus conhecimentos técnicos e habilidades, e além disso, auxiliar no atingimento dos objetivos da empresa.

• O que é Gestão de Pessoas?

Muito atrelado ao engajamento e desenvolvimento dos profissionais, compõe a gestão de pessoas todas as metodologias, técnicas, ações motivacionais e estratégias criadas e realizadas pelo departamento de RH em conjunto com outros setores e líderes da empresa, com foco na administração, aperfeiçoamento e potencialização do capital humano.

A estratégia e planejamento de gestão de pessoas é muito importante, pois está associado, principalmente, ao cuidado com os talentos. Uma das maneiras de promover este cuidado é utilizar todas as ferramentas possíveis para facilitar o dia a dia no ambiente de trabalho e torná-los mais leves e agradáveis, gerando assim, qualidade de vida.

Além disso, visa atender as necessidades dos colaboradores, fornecer o necessário para que executem as suas atividades e também é responsável por adequações de funcionários em cargos que estejam relacionados ao seu perfil e capacidade, aumentando a satisfação e produtividade.

Ajustar os colaboradores a cargos que estão de acordo com seu perfil, objetivo e habilidade profissional, auxilia no desenvolvimento e motivação, no avanço do setor e da empresa e reduz o índice de turnover.

Mais do que administrar bem o capital humano dentro das organizações, as técnicas e metodologias da gestão de pessoas visam tratar os profissionais como pessoas, acima de qualquer circunstância, pois sabem que os profissionais da sua empresa atuam e realizam ações que atingirão e influenciarão outras pessoas, que também conhecemos como clientes finais.

A base para criação e planejamento de ações de gestão de pessoas está vinculada com a cultura organizacional e na Teoria da Psicologia Organizacional, para as finalidades de desenvolver as pessoas, solucionar problemas e envolver todos talentos da empresa.

Para isso, desenvolvem e usam técnicas motivacionais e ações de capacitação que integram os colaboradores em projetos, planejamentos e decisões importantes que geram retornos lucrativos e satisfatórios.

Os pilares para executar um bom trabalho de gestão de pessoas são:

• Trabalho em equipe e participação;

• Comunicação;

• Agilidade nas respostas;

• Motivação e engajamento;

• Conhecimentos, habilidades e competências;

• Treinamentos e desenvolvimentos.

• Por que investir em Gestão de Pessoas?

Os profissionais são peças fundamentais para empresa e a gestão de pessoas veio para enfatizar que os benefícios através do investimento em funcionários são diversos e podem auxiliar, e muito, no sucesso.

Investir nos talentos reflete no desenvolvimento e crescimento da sua organização, pois capacita e influencia os colaboradores a se tornarem mais produtivos e engajados com a sua empresa.

Não há como não associar a satisfação dos colaboradores com o clima, harmonia, engajamento e melhoria de performance dos profissionais. O que consequentemente também atingirá em cheio o objetivo final das empresas: manter os profissionais, reter os talentos e gerar lucro.

A metodologia de gestão de pessoas também está presente na capacitação e gera líderes mais preparados para conduzir as relações com os talentos e administrar os desafios, metas e conflitos do setor, o que evita a rotatividade e custos.

O principal objetivo é manter os bons profissionais com o potencial máximo em que podem atingir e ser um facilitador para que alcancem os objetivos da empresa.



• Uma boa seleção faz a diferença!

A contratação de talentos envolve diversos fatores – custo, tempo, planejamento, evolução da empresa e urgência – por isso, o processo de recrutamento e seleção exige empenho e dedicação dos profissionais de RH.

Gerar aproximação com o candidato, alinhar expectativas, entender o que o profissional espera da empresa e vice-versa, ser claro, cumprir com os acordos feitos na entrevista, considerar o fit cultural e analisar o CV do talento são pontos primordiais para acertar na contratação.

Todos estes pontos representam boas práticas de gestão de pessoas desde o primeiro contato do talento com a organização, pois demonstra valorização e cuidado com a qualidade do recrutamento e com o candidato.

O InfoJobs possui o maior e mais qualificado banco de currículos do Brasil, com mais de 33 milhões de CVs, e mais de 18 mil empresas que publicam suas vagas no jobsite. Tamanha visibilidade auxilia as empresas e aceleram o ritmo do processo de recrutamento e seleção.

Emplacar uma boa contratação auxilia no crescimento acelerado da empresa, e influencia o trabalho e dia a dia dos colaboradores.

Um candidato que atende ao fit cultural da empresa, ou seja, possui os mesmos objetivos, princípios e valores, se sente mais engajado para enfrentar desafios e sugerir novas ideias, para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

A boa liderança é fundamental na gestão de pessoas para o desenvolvimento e motivação dos profissionais.

Espero que tenha gostado das dicas para executar uma boa estratégia na gestão de pessoas. Continue acompanhando nossos artigos. Até o próximo!

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga