Etapas do Recrutamento: desafios e soluções

Veja os principais desafios enfrentados pela área de Recursos Humanos em recrutamento e seleção e saiba como soluciona-los de forma prática.

21 de Outubro de 2019

Você sabia que o processo de Recrutamento e Seleção está presente em diferentes formas na sociedade? Aqui no InfoJobs entendemos que é um dos processos mais importantes de qualquer empresa, mas envolve muitos desafios.

A inovação tecnológica e as novas políticas de inclusão social trouxeram uma mudança no perfil dos profissionais de diversos segmentos, o que impacta diretamente no modo de atuação do departamento de RH na seleção de pessoas. Os recrutadores precisaram adequar o fit cultural ou seja, adotar posturas e estratégias para encontrar perfis específicos de acordo com a cultura corporativa.

O termo recrutamento pode ser definido como uma busca de um conjunto de candidatos com conhecimentos, habilidades e experiências. O principal objetivo do recrutamento é captar candidatos suficientes para ter maior probabilidade de encontrar o talento adequado para sua vaga.

Etapas do Recrutamento: desafios e soluções


Já a seleção tem o propósito de contratar a pessoa certa de forma justa e imparcial, o processo inclui: testes, vídeos, entrevistas e dinâmicas. Hoje vamos te mostrar como superar os desafios de um processo de recrutamento e seleção. Vamos?

Fit Cultural

Um dos desafios do recrutador é conseguir encontrar profissionais que além das qualidades técnicas, tenham os mesmos valores que a empresa. Analisar o fit cultural é um dos pilares mais importantes no momento do recrutamento, pois garante que os selecionados estejam alinhados e motivados com as funções que irão exercer.

Estruturar um processo de recrutamento e seleção com base no fit cultural requer colocar dentro do fluxo etapas para identificar o perfil dos candidatos. É possível realizar teste de perfil, conduzir a entrevista com perguntas situacionais e direcionadas.

Turnover

Outro desafio no recrutamento é reduzir o turnover de funcionários, uma série de fatores podem influenciar este número dentro de uma empresa, além de o departamento de recursos humanos ter que lidar com demissões e contratações, é necessário atuar também com aposentadorias, fatalidades, transferências, afastamentos e outras ocorrências.

Todos estes fatores gera aumento de custo com rotatividade e a contínua busca por maior assertividade nos processos de recrutamento e seleção dentro das empresas. Os processos de admissão e demissão também são importantes para o desenvolvimento e imagem da marca empregadora.

Ferramentas de avaliação

As ferramentas de assessment podem ser muito eficazes no processo de recrutamento e seleção. Elas contribuem para que o recrutador conheça a fundo características comportamentais do candidato.

Além disso, existem diversas ferramentas de análise de personalidade e cada uma delas avalia fatores diferentes, mas todas com a intenção de determinar se o comportamento em questão está alinhado com a futura equipe deste candidato.

É sempre importante lembrar que cada ser humano é único, e investir em conhecimentos técnicos para completar as habilidades de um candidato é mais sustentável do que reconduzir este profissional a práticas comportamentais adequadas àquela realidade.

Prazo para o preenchimento das vagas

Em alguns casos é preciso contratar com urgência, porém as exceções não podem atrapalhar no processo de recrutamento e seleção quando ele já está estruturado. Existem ferramentas no mercado que facilitam e agilizam os processos mais burocráticos, reduzindo significativamente o tempo de contratação para uma vaga. Conheça o PandaPé, software de recrutamento e seleção do InfoJobs, e veja todos os benefícios de digitalizar processos de R&S.

Como diminuir turnover e reter talentos


Ao utilizar um ATS é possível divulgar uma vaga dentro de um workflow em diversos canais de busca de empregos e em pouco tempo receber candidatos de acordo com o JobDescription definido. Importante ter claro qual é a jornada do candidato para o seu processo de recrutamento e seleção seja mais eficiente e ágil.

Além destes desafios precisamos lembrar que engajar pessoas é um desafio constante para as empresas, seja colaborador ou candidato. Esse fluxo de engajamento deve começar no processo seletivo, passar pelo onboarding e continuar durante toda a jornada do colaborador na sua empresa.

Evitar a evasão de candidatos no processo seletivo, garante um processo seletivo mais assertivo e seleção de um maior número de talentos. Para isso, invista em um processo seletivo que seja inovador e divulgue a cultura da empresa e como ela valoriza os candidatos e colaboradores.

Ser claro em relação ao salário, oferecer bons benefícios, trabalhar com novas tecnologias digitais e oferecer feedbacks das etapas são algumas das estratégias para engajar no momento de contratação de novos colaboradores.

Vencer os desafios da contratação de novos colaboradores envolve, principalmente, mudanças no mindset da gestão do RH e da empresa como um todo. Afinal, vivemos em um novo contexto, permeado pelo digital, por mudanças sociais e por transformações no mercado.

Esperamos que as soluções apresentadas neste texto possam ser úteis para os melhores resultados. Qual dessas estratégias mais chamou sua atenção?

Compartilhe conosco em nossas redes sociais ;)

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga