O RH estratégico pode influenciar no desempenho dos colaboradores e no posicionamento das organizações frente a parceiros, fornecedores, consumidores e profissionais. Isso significa que investir em Recursos Humanos gera resultados satisfatórios e aumenta sua vantagem competitiva no mercado.

Uma das principais funções dos profissionais de recursos humanos é localizar, atrair e reter colaboradores. E devido a mudança do comportamento dos talentos e o ritmo de avanço avassalador da tecnologia, as opiniões de funcionários e ex-funcionários sobre a empresa pode ser considerado fator determinante para o candidato aceitar ou não uma proposta de emprego.

Utilizar estrategicamente os canais de comunicação onde profissionais relatam sobre a sua empresa é uma oportunidade que gera ganho mútuo.

Nestes canais, as empresas encontram informações que ajudam no desenvolvimento de um planejamento para aperfeiçoar e ajustar gaps e traçar novas ações para fortalecer a sua marca.

O que significa “Employer Branding?”

Também popularmente conhecido com a expressão Marca Empregadora, são estratégias desenvolvidas pelas empresas para promover a sua marca como um bom lugar para trabalhar. Desenvolver ações de Employer Branding trata-se de um estímulo para as pessoas se identificarem com a sua marca e sonharem em trabalhar na sua empresa. Ou seja, auxilia na atração e retenção de bons profissionais.

Além disso, demonstra qual é a cultura e os objetivos da sua empresa, como as pessoas se sentem e são tratadas dentro da organização, além de deixar claro o que a empresa valoriza.

As ações de Employer Branding visam proporcionar um ambiente de trabalho desenvolvedor, transformador e leve, e assim tornar-se a primeira opção dos candidatos.

Mudança de perfil x Gerenciamento da marca empregadora

O RH estratégico pode potencializar a imagem da marca no mercado de trabalho e, consequentemente, atrair e captar os perfis desejados e engajar os profissionais que já fazem parte da empresa.

De acordo com a mudança de perfil dos profissionais, a busca por desenvolvimento pessoal e profissional tem se tornado prioridade. Os desafios e aprendizados motivam os colaboradores a se engajarem.

Transformar o dia a dia no trabalho, apresentar bons benefícios, planos de carreira, proporcionar aprendizados, treinamento, inovação, troca de conhecimentos são fatores primordiais que influenciam diretamente na vontade de pertencer ou permanecer em sua empresa.

Outra forma de obter informações para desenvolver uma eficiente estratégia de Employer Branding é dar voz aos colaboradores e incentivar a participação em pesquisas de satisfação.

Como desenvolver o gerenciamento da marca empregadora?

Esta é a pergunta que vale ouro e nós respondemos. A mais eficiente estratégia é se importar, escutar e valorizar seus colaboradores.

Se emplacar um bom planejamento de Employer Branding significa olhar para dentro da empresa, isso remete a escutar o que o seu time tem para compartilhar e sugerir.

Os colaboradores possuem o conhecimento sobre os seus produtos e serviços, e são os responsáveis pela produtividade da sua empresa, por isso, saber captar de maneira estratégica as informações que partilham é de suma importância para arregaçar as mangas e executar bons planos e ações para agregar valor aos talentos, facilitar a rotina no trabalho, aperfeiçoar processos e tornar a sua empresa referência de um bom lugar para trabalhar.

Os embaixadores da sua marca são os colaboradores, por isso, torne-os protagonistas.

Por que cuidar da imagem da sua empresa vale a pena? E como fazer?

Conforme vimos até agora, a reputação da marca empregadora está diretamente ligada a qualidade do ambiente de trabalho e satisfação dos funcionários. E pode influenciar no seu processo de seleção ao passar credibilidade para atrair talentos do mercado.

Os comentários disponíveis em sites de avaliação auxiliam na compreensão de quais pontos estão sendo ressaltados, positiva e negativamente, sobre a sua empresa. Trata-se de uma ferramenta constantemente atualizada com informações reais em uma plataforma online, assim, permite que todos saibam o que a sua empresa proporciona aos candidatos e colaboradores.

As avaliações, sobre pontos fundamentais como clima organizacional, benefícios e hierarquia, funcionam como um termômetro que possibilita ao RH interpretar qual é a percepção de colaboradores, ex-colaboradores da sua empresa e traçar fluxos e estratégias que melhorem ou modifiquem as avaliações negativas.

Outros fatores que são reflexo de um bom gerenciamento de Employer Branding:

Como o Infojobs pode ajudar na reputação da sua marca?

Ao cadastrar o currículo no site do Infojobs, colaboradores e ex-colaboradores são convidados a avaliar as empresas por onde passaram, e essas avaliações criam automaticamente uma página pública para as empresas. Esses comentários podem auxiliar no posicionamento da marca e aumentar a credibilidade e veracidade das informações. Hoje, o Infojobs possui mais de 5 milhões de avaliações sobre as empresas.

A página é atualizada automaticamente conforme a interação dos profissionais e a sua empresa pode utilizar este canal de maneira estratégica para acompanhar, analisar, e gerenciar essas valiosas informações. Com isso, possuirá conhecimento real sobre a reputação da sua marca empregadora! Veja os comentários sobre a sua marca clicando aqui.

Todos os dias, a sua empresa tem a chance de se tornar um bom lugar para trabalhar e melhorar a reputação. Para ter insights e entender quais as melhores maneiras de traçar estratégias para melhorar a reputação da sua marca empregadora ou estar por dentro dos principais assuntos sobre recursos humanos, acompanhe o nosso Blog Empresas.

Boa leitura e até a próxima!

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