6 dicas do que perguntar e como entrevistar um candidato a emprego


Saiba como entrevistar um candidato e tenha as informações essenciais para estruturar um processo de R&S e se preparar para escolher o candidato ideal.


10 de Julho de 2019

A contratação assertiva é essencial para construir equipes qualificadas e, consequentemente, desenvolver o crescimento da empresa como um todo. Por isso, o papel do RH é fundamental no momento de entrevistar um candidato.

Para que o processo de recrutamento e seleção tenha condições de ser iniciado e tenha bons resultados, alguns fatores são essenciais: o recrutador deve entender qual a vaga, traçar o perfil ideal, levar o fit cultural em consideração, usar a tecnologia a seu favor e direcionar o olhar para dentro da empresa.

Para que o processo seja bem-sucedido, o RH deve saber quais atividades serão desempenhadas, quais habilidades e conhecimentos o candidato deve possuir e se os valores da empresa estão alinhados com os talentos que precisam contratar.

Desenvolver uma estrutura estratégica para entrevistar um candidato é fundamental para conduzir a etapa de maneira eficiente e contratar o profissional que está mais preparado para assumir o cargo.

A entrevista é importante, pois, estabelece proximidade com o candidato, é uma oportunidade de conhecê-lo, esclarecer dúvidas, analisar fatores comportamentais e identificar se está compatível com as responsabilidades e os valores da empresa.

Por meio de perguntas estratégicas, análises comportamentais e de competências do CHA (conhecimento, habilidade e atitudes), é possível identificar pontos fortes e fracos dos candidatos e se possuem todos os requisitos.

Listamos dicas para que o profissional de RH aprimore o processo de R&S e saiba como estruturar, de maneira estratégica e produtiva, a entrevista. Confira:

1. Prepare-se para entrevistar um candidato

É de suma importância durante o processo de recrutamento e seleção possuir as principais informações da vaga e dos candidatos centralizadas. Esta organização auxilia no gerenciamento do processo, na otimização de tempo e na qualidade da seleção.

Com o Kit Entrevista PandaPé é possível registrar as informações mais relevantes e centralizar todos os dados da entrevista. Isso garante a melhor organização da entrevista e do recrutador.

A utilização do Kit Entrevista proporciona praticidade no dia a dia, pois mantém todos os dados essenciais no mesmo lugar, consequentemente a ferramenta se torna um facilitador para tomar as melhores decisões e contratar o talento ideal. Baixe o material Kit Entrevista PandaPé e agilize e automatize o seu processo de R&S!

Analise o currículo do candidato com antecedência, realize anotações sobre os pontos que desejar ter mais informações e em quais fatores identifica uma lacuna para incluir questionamentos de cunho profissional.

Se preparar também significa organizar a rotina para realizar a entrevista. Por isso, reverse o espaço, tempo e disposição para receber o candidato. Para isso, deixe outros colaboradores cientes de seu compromisso com os talentos e concentre-se totalmente na etapa do processo seletivo.

2. Deixe o candidato a vontade

O processo de R&S é um momento importante tanto para o candidato como para o recrutador. Por isso, ambos precisam se sentir confiantes e confortáveis na entrevista.

É fundamental estabelecer proximidade e minimizar o desconforto, por isso, realize os primeiros contatos de maneira leve, "quebre o gelo" com o candidato. Questione sobre o tempo, trânsito, trajeto ou algum tema atual e, posteriormente, entre em perguntas pertinentes para a vaga.

É importante que o profissional de RH saiba identificar o nervosismo por ser avaliado e o nervosismo por não conhecer o assunto.

Deixar o candidato a vontade e transformar a entrevista em uma conversa pode oferecer vantagens ao recrutador, pois permite que o profissional identifique pontos relevantes da personalidade do candidato.

Dê espaço para o candidato falar, esclarecer dúvidas e o escute com atenção.



3. Fale sobre a vaga e a empresa

A entrevista é um bom momento para reforçar sobre os detalhes da vaga, funções, desafios e alinhar expectativas.

Também é a oportunidade para apresentar a empresa, o negócio, os valores, metas e qual o plano para atingir os objetivos.

4. Organize e estruture a entrevista

Uma boa prática é não misturar os assuntos e esgotar os temas até sentir-se confortável e satisfeito para passar para o próximo tópico. A entrevista pode ser estruturada em: educação, profissional e social.

Normalmente, o candidato está esperando pelo momento de comentar sobre os seus conhecimentos e experiências. Resgate os registros sobre o currículo do candidato e esclareça as dúvidas que ainda restam sobre a trajetória do profissional.

Com o Kit Entrevista PandaPé é possível incluir informações sobre a vaga, candidato, considerações e pontos relevantes que devem conter na etapa da entrevista.

De maneira pratica, organizada e automatizada, o Kit Entrevista auxilia em manter as principais informações centralizadas e agilizar o processo seletivo.

Faça perguntas abertas sobre aspectos que considera importante sobre o CV, entenda sobre experiências anteriores. As situações desafiadoras que enfrentou, quais resultados obteve em um projeto, as estratégias que desenvolveu e colocou em prática para atingir resultados e como se saiu em situações em que esteve sob pressão ou teve algum conflito.

Com a escuta sempre ativa as respostas do candidato, faça perguntas sobre situações reais. Se basear em situações que realmente aconteceram fazem com que o candidato relate quais ações tomou e não fale, apenas, para convencer o recrutador.

Estas perguntas permitem analisar qual o nível de inteligência emocional, conhecimentos, habilidades, além identificar características de liderança e visão estratégica.

Posteriormente, faça perguntas sociais, como por exemplo: hobbies. As respostas podem surgir de forma leve e expõe o que o talento gosta e sabe fazer além do profissional.

Estas questões aproximam, e muito, o profissional de RH de quem o talento realmente é no dia a dia, e demonstra características pessoais que podem surgir dentro do ambiente profissional e em situações de rotina.

5. O corpo fala, saiba analisar

Preste muita atenção no que o candidato diz, mas esteja atento aos movimentos, pois eles podem ou não estar compatíveis com está sendo emitido.

O corpo dá diversos sinais e isso pode ajudar muito ao analisar um candidato no processo de recrutamento e seleção.

Movimentos constantes de pressa, agitação, preocupação, desconforto e desvios de olhar em alguma pergunta podem descrever que o candidato não possui segurança sobre o está dizendo ou desconhece o assunto.

6. Esclareça sobre as próximas etapas

Fale sobre quais serão as próximas etapas do processo de recrutamento e seleção e como serão realizadas.

Seja transparente e leve em consideração a experiência do candidato desde o primeiro contato com a empresa. Investir na comunicação e objetividade é fundamental para reter e estabelecer uma relação de confiança com os candidatos.

Entrevistar um candidato é o momento crucial para identificar se o perfil do profissional está de acordo com a vaga e com os principais valores da empresa, pois a contratação está diretamente ligada com o crescimento da empresa.

O InfoJobs acompanha o mercado de trabalho, compreende as necessidades do setor de RH e, por isso, desenvolve soluções digitais para revolucionar e desenvolver o processo de recrutamento e seleção.

Através da plataforma online, é possível encontrar mais de 33 milhões de possibilidades e currículos de diversos perfis, desde operacionais a estratégicos e tomadores de decisões. Esta vantagem permite que as empresas localizem de forma eficiente, econômica e digital os melhores candidatos.

O jobsite ocupa o 1º lugar nas buscas no Google e o maior tempo de navegação, a visibilidade, filtros específicos que podem ser colocados pelo recrutador, testes e processos automatizados, é possível encontrar os perfis que se encaixam as necessidades da empresa.

A triagem automática e a demonstração do nível de compatibilidade com a vaga auxilia os profissionais de RH a analisarem estrategicamente e se prepararem para o momento da entrevista.

Aproveite todas as dicas para conduzir uma boa entrevista, e faça um ótimo processo seletivo!

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga