Publicidade

Analista de Marketing

  1. Categoria: Marketing
  2. Especialização: Marketing

O que faz um Analista de Marketing

O Analista de Marketing é o profissional responsável por elaborar análises e acompanhar planos de ação de marketing.
Um Analista de Marketing desenvolve e coordena atividades administrativas da área de Marketing, executando processos e rotinas, visando o atendimento das necessidades de promoção e divulgação de produtos, serviços e imagem da empresa.
Está sob as responsabilidades de um Analista de Marketing responsabilizar-se por atividades de promoção de produtos, apoiando a programação dos padrões de comunicação visual e escrita da empresa, visando à boa imagem da empresa, analisar a organização e realização de simpósios, eventos e feiras, conforme convites recebidos, analisando a importância do comparecimento aos mesmos, com objetivo de marcar presença, prospectar oportunidades e interagir com a área, participar de comissões e grupos de trabalho, envolvendo atividades de Marketing, tais como: pesquisas e padronização de propostas, a fim de programar melhorias em geral e específicas da área, obter orçamentos de subfornecedores, desenvolvendo as negociações, analisando propostas e qualidade de materiais, com objetivo de comprar produtos e serviços, atender clientes, prestando informações sobre produtos e atividades da empresa, com a finalidade de sanar dúvidas e zelar pela satisfação dos clientes, efetuar pesquisas de mercado, construir ferramentas, tais como questionários e entrevistas para conhecer os desejos e as necessidades do público, divulgar o lema e os produtos que representa, junto de jornalistas e outros, organizar eventos que atraiam o interesse dos consumidores, conhecer os procedimentos, instruções e normas dos Sistemas da Qualidade, buscando praticá-las no dia-a-dia, visando promover o consumo de produtos ou utilização dos serviços oferecidos pela empresa.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Analista de Marketing além da graduação é essencial que possua conhecimento sobre planos de ação de marketing.

Com que áreas dentro de uma empresa, um Analista de Marketing se relaciona?

O Analista de Marketing por ser o profissional responsável por elaborar análises, estratégias e planos de ação para atingir as metas de comunicação e marketing da empresa, se relaciona com as áreas de Comunicação e marketing dentro de uma empresa.

Formação Desejada de um Analista de Marketing

  1. - Graduação em Marketing.
  2. - Propaganda.

Cargos Relacionados

  1. - Consultor de Marketing
Publicidade
Publicidade