O Professor da Rede Santa Catarina de Educação desempenha um papel fundamental na promoção de uma educação de qualidade, baseada em princípios de participação ativa do aluno, educação integral, integração com a comunidade escolar e formação continuada. O profissional é responsável por criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e estimulante, onde os alunos sejam protagonistas de seu próprio processo educacional.
Responsabilidades Principais:
- Planejamento e Preparação de Aulas: Desenvolver planos de aula abrangentes e recursos de ensino adequados para atender às necessidades e objetivos de aprendizagem dos alunos. Integrar tecnologia de forma eficaz no processo de ensino.
- Ensino e Facilitação: Fornecer instrução de alta qualidade de acordo com os padrões educacionais estabelecidos, adaptando-se às diferentes habilidades e estilos de aprendizagem dos alunos. Facilitar discussões em sala de aula, promovendo a participação ativa dos alunos.
- Avaliação e Feedback: Avaliar o progresso dos alunos de forma contínua e objetiva, utilizando uma variedade de métodos de avaliação. Fornecer feedback construtivo para orientar o desenvolvimento acadêmico dos alunos.
- Gestão de Sala de Aula: Estabelecer e manter um ambiente de sala de aula seguro, inclusivo e respeitoso, que promova a aprendizagem eficaz e o comportamento positivo dos alunos. Gerenciar eficientemente o tempo de aula para maximizar o tempo de instrução.
- Colaboração e Desenvolvimento Profissional: Colaborar com outros professores e membros da equipe escolar para promover uma cultura de aprendizagem colaborativa. Participar de atividades de desenvolvimento profissional para aprimorar suas habilidades e conhecimentos pedagógicos.
- Facilitação da Aprendizagem Ativa: Desenvolver metodologias de ensino que promovam a participação ativa dos alunos, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a autonomia. Incorporar atividades práticas, projetos e discussões em sala de aula para engajar os alunos no processo de aprendizagem.
- Educação Integral: Integrar aspectos sociais, emocionais, físicos e cognitivos no processo educacional, visando o desenvolvimento integral dos alunos. Promover atividades extracurriculares, orientação vocacional e programas de apoio psicopedagógico para atender às necessidades individuais dos alunos.
- Integração Escola-Família-Comunidade: Estabelecer parcerias eficazes com pais, responsáveis e membros da comunidade para criar um ambiente de apoio e colaboração em benefício dos alunos. Organizar eventos educacionais, reuniões e atividades que promovam a participação ativa da família na vida escolar dos alunos.
- Formação Continuada de Professores: Participar ativamente de programas de desenvolvimento profissional, workshops e cursos de atualização para aprimorar suas habilidades pedagógicas e manter-se atualizado sobre as melhores práticas educacionais. Compartilhar conhecimentos e experiências com colegas para promover uma cultura de aprendizagem colaborativa.
- Avaliação Processual: Implementar estratégias de avaliação formativa que forneçam feedback contínuo aos alunos sobre seu desempenho e progresso acadêmico. Utilizar uma variedade de métodos de avaliação, como avaliações diagnósticas, portfolios e observação direta, para avaliar o desenvolvimento dos alunos ao longo do tempo.
Requisitos:
• Licenciatura na área de ensino ou disciplina específica.
• Pós-graduação na área ou em áreas afins.
• Experiência prévia comprovada em docência.
• Conhecimento da legislação educacional brasileira.
• Capacidade de colaborar efetivamente com colegas, pais e membros da comunidade.
• Domínio de TDIC para o trabalho docente.
• Compromisso com a educação.
Competências esperadas:
• Habilidades pedagógicas avançadas, incluindo diferenciação instrucional e uso de tecnologia educacional.
• Capacidade de promover a aprendizagem colaborativa e o pensamento crítico.
• Excelentes habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal.
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Número de vagas: 1
Tipo de contrato e Jornada: Efetivo – CLT - Parcial manhãs
Área Profissional: Especialista em Educação, Ensino, Idiomas - Educação Infantil
Exigências
Escolaridade Mínima: Pós-graduação - Especialização/MBA
Valorizado
Experiência desejada: Sem experiência
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