Uma entrevista por telefone se tornou uma prática comum no processo de recrutamento, oferecendo aos recrutadores uma maneira conveniente de avaliar candidatos antes de prosseguir para entrevistas presenciais.

No entanto, para muitos profissionais, especialmente aqueles que estão começando sua vida profissional ou têm mais experiência no mercado de trabalho e já estão em faixa etárias mais maduras, as entrevistas por telefone podem ser um desafio maior.

Neste artigo, vamos te apresentar quatro dicas essenciais para te ajudar a ter sucesso em uma entrevista por telefone, independentemente do estágio da sua carreira, e como lidar com o nervosismo que pode surgir durante o processo. Continue a leitura.

Dica para uma entrevista por telefone: confiança

1. Prepare-se adequadamente para a entrevista pro telefone

Assim como em uma entrevista presencial, a preparação é fundamental para uma entrevista por telefone bem-sucedida.

Dedique tempo para pesquisar sobre a empresa e o cargo em questão, revisar seu currículo e identificar suas principais habilidades e experiências relevantes. Caso a entrevista por telefone seja feita de surpresa, tente estar atualizado sobre a vaga com antecedência.

A partir da sua candidatura na vaga, anote os principais pontos sobre a oportunidade, a empresa e sobre o seu perfil que podem interessar ao recrutador dessa empresa. Você pode anotar no celular, para ter as informações sempre à mão.

Além disso, certifique-se de ter um ambiente tranquilo e sem interrupções para a entrevista, escolhendo um local silencioso e livre de distrações.

Peça licença se for necessário ao receber a ligação ou peça para o recrutador esperar dois minutos enquanto você se afasta de qualquer barulho e encontra mais privacidade. E busque estar de fone de ouvidos para melhorar o áudio da conversa, se necessário.

2. Pratique suas respostas e fale com clareza

A partir do momento em que você começou a participar de um processo seletivo deve ter em mente que uma entrevista pode surgir, por isso:

Certifique-se de falar de forma clara e articulada, evitando falar rápido demais ou de forma monótona. Lembre-se de que o entrevistador não pode ver suas expressões faciais, então é importante transmitir confiança e entusiasmo através da sua voz.

3. Mantenha uma postura positiva e confie em suas habilidades

Durante a entrevista, mantenha uma postura positiva e confie em suas habilidades e experiências.

Evite o nervosismo e a insegurança, e concentre-se em transmitir sua paixão pelo trabalho e sua determinação em ter sucesso na posição.

Lembre-se de que você foi selecionado para a entrevista por telefone por um motivo, então confie em si mesmo e em suas capacidades. Além disso, a entrevista é uma conversa e a intenção do recrutador é de conhecer melhor, não há uma resposta certa para tudo.

4. Gerencie o nervosismo e respire fundo

É natural sentir um pouco de nervosismo antes e durante uma entrevista por telefone, mas é importante não deixar que isso afete seu desempenho.

Se você começar a sentir-se nervoso, respire fundo e concentre-se em manter a calma, busque controlar sua respiração.

Lembre-se de que o entrevistador está interessado em conhecê-lo e avaliar suas habilidades, então tente relaxar e responder às perguntas de forma clara e confiante.

Dica para uma entrevista por telefone: confiança

Independentemente de você estar no início da sua carreira ou ter uma vasta experiência no mercado de trabalho, as entrevistas por telefone podem representar um desafio.

No entanto, seguindo essas dicas e enfrentando o processo com confiança e determinação, você estará no caminho certo para ter sucesso e conquistar a oportunidade profissional desejada.

Tenha em mente que todos os profissionais tem seus diferenciais e com você não é diferente. Mesmo que esteja buscando sua primeira oportunidade profissional, fazendo uma transição de carreira ou buscando voltar ao mercado de trabalho depois de anos, suas qualificações e perfil devem falar por você.

As entrevistas por telefone podem ser uma etapa crucial no processo de recrutamento, oferecendo aos recrutadores uma oportunidade de conhecer melhor os candidatos antes de avançar para entrevistas presenciais que necessitam de mais tempo e de deslocamento.

E, para ter sucesso em uma entrevista por telefone, é essencial preparar-se adequadamente, praticar suas respostas, manter uma postura positiva e gerenciar o nervosismo que pode surgir durante o processo.

Encontre as oportunidades certas pra você e coloque essas dicas em prática em sua próxima entrevista pelo telefone, cadastre o seu currículo no Infojobs e inscreva-se nos processos seletivos.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos