Como se recolocar no mercado de trabalho depois dos 40 anos?

A evolução do mundo digital nos últimos anos fez com que o mercado de trabalho mudasse significativamente, assim como os processos seletivos. Portanto, é importante mudar de atitude, abrir a mente para novas possibilidades e se adaptar a novos formatos de trabalho. Continue lendo esse artigo para descobrir como encontrar um emprego depois dos 40 anos.

24 de Março de 2021
Dicas para encontrar emprego para pessoas com mais de 40 anos

1. Seja ativo na hora de procurar uma oportunidade de emprego.

Cadastre-se no InfoJobs, crie o seu currículo e personalize-o de acordo com a oferta de emprego que deseja se candidatar. Mantenha sempre os seus dados atualizados e utilize os filtros de busca para encontrar oportunidades de acordo com o seu perfil.

2. Deixe claro que você deseja aprender.

Independentemente de sua carreira profissional, a alta motivação e o desejo de aprender novas habilidades farão com que os recrutadores confiem em sua capacidade de adaptação a novos desafios.

3. Fique atualizad@.

Existem muitos cursos que podem ajudá-l@ a ter novos conhecimentos e melhorar suas habilidades. Você pode encontrar cursos a preços acessíveis, ou até mesmo gratuitos, tanto presenciais quanto online.

Como se recolocar no mercado de trabalho depois dos 40 anos?

4. Procure empresas com os mesmos valores que os seus.

Descubra, através das páginas web, redes sociais ou através da opinião dos trabalhadores, como realmente são as empresas nas quais deseja trabalhar e avalie se o seu perfil se enquadra ou não nessa empresa.

É muito importante encontrar uma empresa que tenha os mesmos valores que você.

5. Evite mencionar a idade.

Eles já sabem quantos anos você tem, não é necessário comentar constantemente na entrevista de emprego, pois isso pode ser prejudicial. A menos que o recrutador pergunte, não fale sobre seus empregos iniciais ou reveja sua longa carreira; Concentre-se nos empregos mais recentes que você teve ou nos empregos mais relevantes para a posição para a qual está se candidatando.

6. Crie uma carta de apresentação.

Deixe claro a sua adaptação aos novos tempos e como você enfrenta os novos desafios profissionais. Mostre que você tem um pensamento moderno e que tem ideias inovadoras que podem trazer grandes benefícios para a empresa. Expresse seu desejo de aprender e sua motivação para trabalhar na posição.

7. Adapte-se ao novo mercado de trabalho.

É muito importante estar aberto a circunstâncias que, anos atrás, não eram tão comuns: horários flexíveis, hierarquia, novas formas de organização ou salário.

O que dizer em uma entrevista?

Quando você está procurando emprego e é chamado para uma entrevista, é normal ficar nervoso e se perguntar o que dizer e como. Nesse caso, pratique alguns dias antes da entrevista e prepare-se para a conversa que poderá ter com o recrutador. É preciso lembrar que existem frases que podem auxiliá-lo no processo seletivo e outras, porém, podem prejudicá-lo

Frases que podem ajudar numa entrevista de emprego:

  • Gosto de aprender e me adapto facilmente às mudanças.
  • Depois de analisar o que aprendi, tive uma nova ideia.
  • Tenho pesquisado novos métodos.
  • Frases que devem ser evitadas em uma entrevista de emprego:

  • Eu já estava trabalhando quando você nasceu.
  • Na minha época isso não funcionava assim.
  • Em meus 30 anos de experiência...
  • O mercado de trabalho mudou muito, mas ainda há oportunidade de emprego para pessoas com mais de 40 anos. Basta cuidar de alguns detalhes e manter essas dicas em mente para que sua busca seja muito mais eficaz. Em todo caso, e embora saibamos que não é fácil, é muito importante que você não desanime e tenha muita paciência. Organize-se e seja ativo, e você verá como finalmente chegará aquele trabalho que tanto deseja. Desejamos a você muito sucesso!

    Aproveite e acesse as oportunidades de emprego disponíveis no site InfoJobs: www.infojobs.com.br

    Encontre o seu emprego aqui!

    Procurar Vagas