Publicidade

Transforme o seu estresse em motivação

De Redação InfoJobs

Sempre associamos estresse a baixo desempenho profissional, fadiga, cansaço e tensão, porém é possível reverter esses sintomas em resultados positivos quando extraímos o melhor das situações críticas. Essa reação, denominada “eustresse” ou “estresse positivo”, aumenta o desempenho do indivíduo e o estimula a vencer desafios do dia a dia.

Transforme o seu estresse em motivação

Eutresse x distresse

O estresse é uma preparação do organismo para lidar com diferentes situações, uma resposta a um determinado estímulo gerado por agentes estressores (pressão, tensão, cobrança, entre outros). Esse fenômeno varia de pessoa para pessoa dependendo da ocasião, entretanto, não se manifesta apenas de forma nociva ao nosso organismo. Segundo o Consultor e especialista no assunto, Dr. Luiz Roberto Fava, o estresse negativo, ou “distresse” traz prejuízos ao corpo e resulta em fadiga, irritabilidade, medo e pessimismo chegando até gerar doenças no coração e mentais, como depressão. Já o estresse positivo, faz com que o indivíduo sinta-se entusiasmado, ágil, produtivo e otimista. “Estresse é uma energia que carregamos de forma boa ou ruim, isto é, baseada nas nossas próprias respostas e atitudes em relação à vida”, diz.

Prejuízos do estresse


De acordo com Fava, o prejuízo do estresse nas organizações no Brasil chega a 3,5% do PIB, o equivalente a R$33 bilhões ao ano. Para evitar esse gasto, o especialista explica que as empresas devem manter uma conduta de prevenção ao estresse, pois este pode resultar em um ambiente de trabalho negativo e improdutivo chegando a comprometer resultados. Sendo assim, a organização deve investir em programas que promovam a saúde e bem-estar, estabelecer uma comunicação interna constante e clara com os colaboradores e organizar metas e divisão de tarefas que correspondem às competências do profissional. Assim, seus colaboradores se tornarão mais ativos, motivados e mais comprometidos com as metas, além de melhorar também a imagem da empresa.

Como agir?

Viver situações estressantes dentro de organizações faz parte do dia a dia da maior parte dos profissionais que atuam no mercado de trabalho atual, porém existem formas que ajudam a contornar essa reação. Saber lidar com circunstâncias negativas e procurar enxergar o lado positivo das coisas fortalece a resistência de um indivíduo e deixa o seu cérebro preparado para tomar decisões rápidas diante de acontecimentos surpresas positivos ou negativos. Outra forma de transformar o “distresse” em “eustresse” é encarar a situação de forma racional. “O estresse pode fazê-lo ou deixá-lo doente. Ou, por outro lado, fortalecê-lo e motiva-lo a atingir seus sonhos”, conclui Fava.

Publicidade
Publicidade