Publicidade

Sem experiência, e agora?

De Redação InfoJobs

Força de vontade até sobra, conhecimento está na ponta da língua, mas ainda falta a famosa experiência. Esse é um dos momentos mais comuns e críticos na carreira de um profissional, pois um dos requisitos mais exigidos para obter um novo emprego, ou se recolocar no mercado, é ter atuado anteriormente no mesmo ramo. Conseguir o primeiro emprego ou a uma nova oportunidade em uma área que você nunca atuou pode parecer mais complicado, mas não desanime! Ainda existem métodos que podem te ajudar nesse desafio.

Sem experiência, e agora?

Um currículo bem elaborado e uma boa carta de apresentação são os primeiros passos para distinguir-se dos outros candidatos. Lembre-se de destacar cursos e atividades relacionados à área que você quer ingressar e seja sucinto, chame a atenção para as suas melhores habilidades de uma forma clara e objetiva. O segredo do bom CV não está na quantidade de informações disponíveis, mas sim na qualidade e organização que elas são apresentadas. Uma boa apresentação pode ser o principal atrativo para os recrutadores.

Outro recurso que pode ajudar a facilitar o caminho ao novo emprego é participação em programas de estágios na área desejada. Essa é a melhor forma do profissional que está iniciando a carreira, obter um primeiro contato com o mundo corporativo, pois contará com o apoio de colegas de trabalho mais experientes que irão orientá-lo a como se comportar diante dos desafios do dia a dia de uma organização. Além disso, o estagiário é, acima de tudo, um aprendiz. Sendo assim, tem maior liberdade para questionar e tirar dúvidas sobre o funcionamento do ambiente empresarial.

Trabalhos sazonais e freelas também podem ser uma boa saída para se destacar e também obter uma remuneração. Assim, o candidato enriquece seu portfólio, adquiri uma experiência e também começa a desenvolver seu network, método utilizado atualmente pela maioria dos profissionais para obter informação, bons contatos e uma boa colocação no mercado de trabalho.Se entrar em um programa de estágio ou conseguir um freela também for difícil o candidato pode investir em trabalhos voluntários em ONGs e organizações sem fins lucrativos.

Investigue as que oferecem oportunidades na área desejada e marque uma entrevista. Essa prática, além de ser muito bem vistas pelos recrutadores também é uma forma de beneficiar a sociedade.

O importante é ser notado, fazer o entrevistador sentir que, mesmo sem experiência, você apresenta um diferencial para a empresa. Por isso, esteja sempre por dentro dos assuntos relacionados à sua área, participe de grupos de discussão que alavanque seu conhecimento e te coloque em contato com profissionais do mesmo ramo. Participe de eventos e palestras e se envolva em atividades que possam contribuir para sua carreira. Lembre-se que, todos os profissionais atuantes no mercado também já passaram por essa etapa e, acima de tudo, acredite no seu potencial. Uma postura segura pode convencer o recrutador de que você é a melhor opção!

Publicidade
Publicidade