Publicidade

Quais são os seus valores motivacionais?

De Redação InfoJobs

A motivação é um dos principais combustíveis que impulsiona profissionais no caminho para o sucesso, porém, para utilizar este artifício em benefício da sua carreira é preciso conectar seu trabalho aos seus valores motivacionais, mas como?

Quais são os seus valores motivacionais?

O primeiro passo para direcionar sua motivação para o caminho certo é identificar quais são os fatores que agem sobre você gerando maior energia e disposição na busca de um objetivo. Desta forma, você saberá detectar quais atividades profissionais te proporcionam maior satisfação.

Segundo Teoria de Valores Humanos Básicos, desenvolvida pelo Psicólogo Social Shalom Schwartz, podemos destacar seis valores motivacionais que servem como princípios orientadores na vida dos indivíduos, são eles:

Teórico

Pessoas que possuem este valor estão sempre em processo de aprendizado e em busca de conhecimento. Gostam de trabalhar com informação, desenvolver pesquisas e estudos. As carreiras mais indicadas para este perfil são: cientistas, professores, médicos e jornalistas.

Utilitário


Este valor refere-se a indivíduos que buscam grandes resultados financeiros. Geralmente são empreendedores, pessoas que criam produtos e desenvolvem serviços com foco no lucro. Vendedores, líderes e investidores possuem este valor.

Estético

Este valor é atribuído à pessoas que apreciam a arte e a beleza. São indivíduos que encontram a satisfação em atividades ligadas a dança, música, esportes e publicidade.

Individualista

Pessoas ligadas a este valor gostam de poder. São líderes por natureza e têm facilidade para persuadir e orientar pessoas. Diretores, coordenadores, gerentes e supervisores possuem este perfil.

Social


Eliminar desigualdades é um objetivo para pessoas que possuem este valor. São indivíduos com fortes características filantrópicas. Geralmente estão ligados a atividades sociais como agentes, voluntários e treinadores.

Tradicionalista


Pessoas motivadas por este valor têm grande satisfação em disseminar ideias, conhecimentos e opiniões para outras pessoas. Treinadores, palestrantes, padre e pastores possuem este valor.

Cada indivíduo é influenciado por pelo menos dois dos valores motivacionais apresentados acima. Cabe a cada profissional conectar sua carreira com esses elementos, assim encontrará satisfação na sua rotina e se manterá sempre motivado no trabalho. Se não for possível atuar profissionalmente nas áreas ligadas aos fatores motivadores, a pessoa também pode procurar atividades secundárias fora do ambiente de trabalho, pois o essencial para o bem-estar e principalmente para o desempenho profissional é estar ligado a ocupações que lhe dê prazer.

Publicidade
Publicidade