Publicidade

Procura-se profissional resiliente

De Redação InfoJobs

Para algumas pessoas, contratempos e situações que envolvam muita pressão no ambiente de trabalho são extremamente desagradáveis, entretanto, para profissionais resilientes, estas são as ocasiões ideais para alcançar melhores resultados. Esse foi o tema da palestra “Resiliência – como superar pressões e dificuldades no trabalho”, ministrada pelo consultor e especialista no assunto, Ricardo Piovan. O evento, patrocinado pelo InfoJobs, aconteceu na última terça (04/09) e reuniu cerca de 50 profissionais da área de Recursos Humanos na sede da Employer.

Procura-se profissional resiliente

O que é Resiliência

Na física, este é o nome dado a uma propriedade que alguns materiais possuem de acumular energia quando submetidos à pressão e no mercado de trabalho seu significado não é muito diferente. O termo é utilizado para caracterizar profissionais que, mesmo sob pressão, reagem de forma positiva e apresentam soluções rapidamente. Segundo Piovan, essas pessoas usam a situação de tensão como combustível e conseguem mais resultados. “Esses indivíduos compreendem que, dificuldades fazem parte da rotina de uma organização e, por isso, reagem de forma rápida e assertiva na busca de soluções”, explica.

Inteligência emocional

Quando passamos por dificuldades somos influenciados por três tipos de sentimentos: medo, tristeza e raiva. O profissional resiliente identifica essas emoções em si mesmo e nos outros e respondem de forma positiva a elas. Essa habilidade é chamada de Inteligência emocional. “A raiva é um sentimento que gera energia. Algumas pessoas utilizam esse combustível para reclamar e outras, os resilientes, usam para estimular a cabeça a encontrar soluções para o problema que causou a dificuldade”, diz Piovan. Outra característica positiva destes profissionais é a automotivação. “Pessoas que são inteligentes emocionais são automotivados, ou seja, não terceirizam sua motivação. Isso é um erro enorme cometido por muitas pessoas hoje em dia”.

Constante aprendizado

Segundo o especialista, profissionais resilientes aliam resultados e aprimoramento. São os indivíduos que apresentam um ótimo desempenho e estão em constante desenvolvimento preparando-se para o futuro mais complexo. “Esses são os chamados talentos, o tipo de profissional que está em falta no mercado. Eles resolvem os problemas e já começam a buscar novas formas de fazer mais rápido, eficiente e barato. É o tipo de funcionário que uma empresa se empenha para reter”, diz.

A atitude que faz diferença


A receita para transformar-se nesse tipo de profissional é clara: cuidado com suas emoções e pensamentos, pois o pensamento define a emoção e esta define a atitude. “Talvez você não seja responsável por tudo que acontece com você, mas acredite: você é o único responsável sobre como lidar com esse acontecimento”, conclui.

Compartilhar esta notícia

Vagas do InfoJobs

  1. Front End Engineer
Publicidade
Publicidade