Publicidade

O combate à discriminação dentro das organizações

De Redação InfoJobs

Todas as vezes que uma pessoa é avaliada de acordo com conceitos ou crenças pré-estabelecidos antes mesmo de uma experiência de convivência, ele sofre o preconceito. Esse tipo de situação vem sendo cada vez mais trabalhada e evitada dentro de ambientes corporativos, porém como agir diante de uma postura discriminatória?

O combate à discriminação dentro das organizações

Papel do Líder

Como pessoas mais experientes e mais maduras dentro da empresa, gerentes e supervisores tem um papel fundamental pra ajudar a lidar com esse tipo de comportamento. O primeiro passo é identificar onde e como são iniciadas as situações e orientar seus colaboradores a adotarem uma conduta mais consciente e respeitosa junto aos demais funcionários. O líder também pode organizar treinamentos onde os colaboradores são colocados no papel da pessoa que sofre o preconceito podem ajuda-los a criar uma revisão de conceitos e melhorar ainda mais o clima organizacional.

Papel da Organização


As empresas, por sua vez, podem e devem recorrer a inúmeros métodos para ajudar nessa conscientização. Palestras que promovam o tema é uma maneira eficiente para abordar o assunto e a comunicação interna também pode ser usada para disseminar tópicos como diversidade e respeito no ambiente de trabalho. Nos processos de integração deve-se sempre mencionar que o preconceito vai contra os valores da organização e, se for possível, a temática também deve ser esclarecida como uma postura negativa e proibida dentro do Código de Conduta e Ética da empresa.

Atualizar conceitos


Todas as vezes que o assunto preconceito for abordado, tanto diretores, como líderes e colaboradores devem pensar nas consequências desta ação, pois em muitos casos a discriminação pode gerar desconforto e até mesmo um desligamento na empresa. O importante é manter sempre um comportamento de respeito ao próximo e, principalmente, rever os seus conceitos. Estamos em constante evolução e todos os dias desenvolvemos novos métodos para lidar com antigas situações.

Publicidade
Publicidade