Publicidade

O Líder do Futuro

De Redação InfoJobs

As mudanças sociais que ocorreram no contexto empresarial e também familiar nos últimos tempos demandaram um comportamento diferente na forma de liderar. O modelo de liderança rígida que era aplicado antigamente já não funciona mais, o que exige do líder do futuro um exercício diário de trabalho de competências e também de conhecimento pessoal. Mas o que ele deve fazer para ser um líder do futuro?

O Líder do Futuro

Missão e Visão

Uma pesquisa realizada sobre a relação entre comportamento e sucesso de um gestor apontou que 100% dos grandes líderes tinham uma característica em comum: visão de futuro e ambição. Segundo o consultor de treinamento e desenvolvimento da Crescimentum, Renato Curi, estar ciente da sua missão (propósito de vida) e visão (o que você deseja para o futuro) é o primeiro passo para se automotivar e estar apto para liderar e ser uma boa influência para seus liderados. “Se hoje na sua vida você não é um exemplo de entusiasmo, como você vai cobrar isso da sua equipe? Portanto, o líder do futuro deve trabalhar guiado pela sua missão e visão, desta forma, ele estará pronto para gerenciar e desenvolver competências em seus colaboradores”, explica o especialista.

Dar e receber feedback


Outra característica do líder do futuro é saber dar e receber feedback. “O que a gente percebe no dia a dia das empresas é uma dificuldade muito grande de gerar feedback, isso acontece porque aprendemos com nossos pais que quando não temos alguma coisa boa para dizer é melhor ficar calado e isso está errado”, aponta Curi. Para o especialista, esta é uma ferramenta importante que deve ser utilizada pelo líder para identificar erros, melhorar o desempenho e desenvolver o aprendizado e crescimento de um profissional.

Repeito a diversidade

O líder do futuro deve compreender que, para desenvolver uma equipe é importante saber trabalhar com diferentes perfis de profissionais que se completam dentro de um time. Portanto, é fundamental que ele saiba lidar e respeitar as diferenças de cada um de seus colaboradores. “Existem profissionais com características opostas e que têm mais dificuldade para se relacionar, cabe ao líder saber tratar cada um da forma mais adequada, de acordo com o seu perfil e respeitando suas individualidades, afinal de contas uma equipe completa engloba todos os tipos de profissionais”, afirma Curi.

Integridade


Por último, o especialista ressalta a característica mais importante do líder do futuro: a integridade. Para ele, o gestor que atua com base em seus valores de forma coerente está apto a ser um exemplo para seus liderados. “O líder que é integro é um exemplo daquilo que ele acredita. Aquela coisa do faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço não funciona. Ele deve agir conforme aquilo que é mais importante para ele, assim ele influenciará sua equipe positivamente.” Portanto, se você não é um exemplo nos principais valores da sua vida, está na hora de parar e refletir, pois só assim você estará se capacitando para se tornar um líder do futuro.

Publicidade
Publicidade