Publicidade

Dicas para um candidato

De Redação InfoJobs

Muito se fala nos dias de hoje sobre dicas para fazer um bom currículo ou mesmo como se comportar em uma entrevista. Podemos encontrar na internet uma série de textos com informações sobre o melhor CV ou o que o recrutador espera de uma entrevista.

Dicas para um candidato

No final, a grande verdade de um processo seletivo é que a empresa está buscando o candidato certo para sua vaga e o profissional está buscando a oportunidade de mudar de vida com um novo emprego.

É importante que o candidato saiba que:

1. Ter o maior número de informações em seu currículo, detalhando toda a sua experiência profissional, é importante.
2. Conseguir sintetizar suas realizações e resultados nas empresas que passou também é um fator diferencial.
3. Ser pontual e se comunicar de forma adequada é imprescindível.
4. Estudar o perfil da empresa antes da entrevista pode ajudar muito , bem como ter uma boa apresentação.

Porém, existem outros fatores que são tão importantes para um recrutador além  da entrevista e o currículo em si. Existem perguntas que são os grandes segredos de um recrutador no momento em que faz um processo seletivo:

1. A forma como esse candidato se comporta está de acordo com o clima, a cultura e os valores da empresa?
2. Os pontos que escreveu em seu currículo são verdadeiros?
3. Esse profissional aparecerá na entrevista que se comprometeu aparecer?

Nós recrutadores buscamos comprometimento dos profissionais e caso você queira se diferenciar em um mercado tão disputado como o que temos hoje, deve saber que o recrutador se lembrará daquele candidato que se compromete a ir a uma entrevista e realmente aparece, que mostrar coerência entre o que escreveu em seu currículo e seu discurso e entende que um processo seletivo é demorado, afinal, é uma escolha importante na vida do profissional e para a empresa.

Não existe um comportamento certo ou errado em uma entrevista, o profissional que agir com ética e de acordo com os seus próprios princípios será aprovado se o seu perfil comportamental for o que a empresa busca em um determinado momento.

Não é apenas a parte técnica que determina uma aprovação em um processo seletivo, existe o fator comportamental e este depende da cultura de cada organização.

Buscar um novo emprego é como um trabalho que exige dedicação de horas, superação de limites, mudança de hábitos e muita paciência. Esteja pronto para ouvir muitos retornos negativos e entender que a aprovação em uma seleção é uma via de mão dupla, a empresa aprova o seu perfil, porém você, como profissional, aprova as condições de trabalho.



Publicidade
Publicidade