Publicidade

Criar empregos sustentáveis para uma economia mais ecológica

De Redação InfoJobs

Há alguns anos o termo sustentabilidade vem se tornando cada vez mais comum no nosso dia a dia. Preservar a natureza passou a ser um dever de todos nós e obrigou as empresas a repensarem e adequarem suas ações às práticas sustentáveis. Desta forma, foram gerados os “Empregos Verdes”: profissões que promovem o progresso econômico contribuindo com o meio ambiente.

Criar empregos sustentáveis para uma economia mais ecológica

O potencial deste mercado logo foi reconhecido por diversas instituições ligadas às carreiras, que preveem uma grande disputa das empresas e ótimos salários oferecidos para esses tipos de profissionais. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia verde será responsável pela criação de 25 milhões de empregos até 2030 tornando esse setor um dos mais promissores nos próximos anos.

As novas vagas “verdes” serão destinadas a profissionais que trabalham para manter o equilíbrio entre o crescimento econômico, meio ambiente e qualidade de vida das pessoas. Entre as áreas de atuação estão destacadas: Agronomia, Paisagismo, Biologia, Biotecnologia, Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental. Além destes, outros setores também estão migrando para a onda sustentável como: Ecoturismos, Eco Design, Direito Ambiental e Moda Sustentável.

Integrante de um grupo de países que cumprem um papel importante no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, o Brasil tem gerado grande número de vagas no setor das energias renováveis. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) atualmente são cerca de três milhões de profissionais atuando na área de meio ambiente no país, porém para garantir o crescimento ainda maior dessas oportunidades é preciso dar mais atenção à segurança, saúde e qualificação dos trabalhadores da área.

Por esse motivo, profissionais que se identificam com esse perfil podem e devem investir em atualizações e especializações nessa área e também se prepararem para os novos cargos que serão criados atendendo as exigências da Economia Verde.

Publicidade
Publicidade