Publicidade

Coaching: uma ferramenta para o sucesso

De Redação InfoJobs

Originado da relação entre técnico (coach) e atleta (coachees), o Coaching é um processo administrado por um especialista que utiliza recursos e ferramentas de Planejamento Pessoal, bem como de Técnicas de Tomada de Decisões e Resolução de Problemas, objetivando auxiliar os profissionais a encontrarem os melhores caminhos para se adequarem ao contexto organizacional. Sendo assim, obtendo resultados rápidos e propiciando à empresa um investimento seguro, de longo prazo em alto desempenho e com um grande retorno assegurado. Além disso, esse método deixa evidente o comprometimento da Instituição em desenvolver seus funcionários, melhorando o trabalho em equipe, evitando custos de retreinamento e queda na produtividade.

Coaching: uma ferramenta para o sucesso

Estudos sobre o ROI (Retorno Sobre Investimento) de um programa de Coaching de executivos apontaram um retorno de 529%, ou seja, um valor cinco vezes maior do que foi aplicado. Outros benefícios deste procedimento é o aumento de produtividade, retenção dos executivos, melhorias em qualidade, organização e atendimento ao cliente e redução de custos. Comparado a outros tipos de treinamentos, o Coaching também apresenta vantagens. De acordo com um estudo publicado no Public Management Journal, executivos que participaram de um treinamento gerencial aumentaram sua produtividade em 22,4% enquanto os que tiveram Coaching progrediram 88%.

Segundo o Master Coach Executivo Sérgio Eduardo Reis, embora a associação deste método estar ligada a executivos de grandes corporações, o Coaching tem sido cada vez mais procurado pelos pequenos e médios empreendedores. “O processo não foi criado para gerenciar as crises do negócio e sim alcançar resultados. Trata-se de um recurso voltado para o futuro e não passado, deste modo, empresas de pequeno porte tem muito a ganhar com a ação do Coach. Existem empreendedores, por exemplo, que são realizadores natos, mas tem enorme dificuldade para lidar com pessoas, outros não sabem como agir diante do dilema de crescer ou ser engolido pela concorrência”, explica o especialista.

Além do Coaching Executivo existem muitas outras formas de aplicação desta ferramenta como Coaching de vida, financeiro, de carreira, de projetos, negócios, educacional e de equipe, que tem como objetivo superar carências comuns nas organizações, sejam elas grandes ou pequenas como queda de produtividade, falta de motivação, alto estresse, dificuldade em planejar e executar e principalmente problemas em lidar com situações do dia a dia.

Segundo Reis, este processo vem se tornando mais comum no meio acadêmico e empresarial e é indicado a organizações e indivíduos que procuram um desenvolvimento rápido e resultados mais satisfatórios.

Publicidade
Publicidade