Publicidade

Atualização: De mãos dadas com a evolução!

De Redação InfoJobs

Se procurar no dicionário o significado de atualização, vai encontrar em sua definição o segredo para aliar o sucesso à sua carreira. Atualmente, vivemos a era da informação, fato que impulsiona nosso desenvolvimento contínuo. Temos o poder de carregar dentro do bolso a tecnologia para ter acesso a qualquer questionamento que surge no dia a dia, e então evoluímos. Mas não progredimos sozinhos! A Sociedade e o meio em que estamos inseridos também nos acompanham em passos largos e bem de perto.

Atualização: De mãos dadas com a evolução!

Como forma de feedback ao grande fluxo de informação, as exigências do mercado de trabalho também se intensificaram forçando candidatos a investirem na pluralização do seu conhecimento. Desta forma, o diploma de graduação deixou de ser uma garantia de emprego ao sair da faculdade e passou a ser apenas mais um degrau de qualificação para o profissional em busca do sucesso. Os que acreditam que ensino superior é o suficiente para a inserção no mercado atual estão na contra mão do desenvolvimento e podem encontrar dificuldades para se destacarem nos processos seletivos.

No caminho para alavancar a carreira, o candidato também deve analisar que tipo de qualificação deve optar para não queimar etapas de aprendizado, como por exemplo: investir em um MBA pode ser uma estratégia precipitada, pois o aluno sem experiência gerencial na sua área, possivelmente não acompanhará as aulas. Nesse caso, é indicado que o profissional recém-formado pesquise cursos de especializações, pós-graduação e extensão, que irá complementar sua formação e prepara-lo para um cargo de gerência no futuro.

Além disso, os novos profissionais devem ter conhecimento de que, a globalização traz em seu “guia de integração” um “pacote” de requisitos que não deve ser ignorado. O avanço econômico e o aumento da abertura do mercado de exportação para outros países tornou fundamental o conhecimento de novos idiomas nas aptidões do candidato atualizado. Outra competência importante é a habilidade de se relacionar com colegas de trabalho, clientes e fornecedores, afinal, saber se comunicar é indispensável para fazer parte de qualquer ambiente corporativo.

Não existe um manual da empregabilidade, mas a dica está no topo desse texto. Devemos lembrar que os canais de multiplicação de conhecimento estão se diversificando diariamente, enquanto redes sociais se tornam espelhos da realidade nos permitindo também, ser os multiplicadores. Se atualizar não é mais uma tarefa a ser realizada esporadicamente, mas sim um hábito diário que fazemos da hora que acordamos até a hora de dormir.

Publicidade
Publicidade