Comece seu planejamento de RH para 2020

Veja como elaborar o seu planejamento de RH para 2020. Afinal, é a partir do plano de ação que se torna possível caminhar na direção dos melhores resultados.

12 de Novembro de 2019

Um bom planejamento de RH auxilia as empresas na execução de suas ações, do recrutamento, benefícios até a remuneração. Desta forma, as estratégias vão direcionar as ações para atingir os melhores resultados. Por isso preparamos para você, gestor de recursos humanos um artigo completo para que você comece 2020 com todos os principais pontos para seu planejamento estratégico. Vamos lá!

Benefícios do planejamento de RH

Criar um planejamento de RH para o próximo ano auxiliará no plano de ação das estratégias de sua empresa.

Quando se tem um plano definido, as ações se tornam previsíveis, trazendo o controle da situação para dentro do departamento de RH. Além disso, traças as estratégias para o ano seguinte permite que seu departamento seja mais estratégico nas contratações, treinamentos e benefícios para gestão de pessoas.

Portanto é fundamental cria um planejamento eficaz para alcançar os objetivos e metas de cada departamento e trazer resultados positivos para sua companhia.

Clima organizacional – O que é, como aplicar e mensurar em sua empresa?


Como fazer um planejamento de RH?

Para fazer um planejamento de RH de excelência, é crucial que diversos pontos sejam levados em consideração. São eles que vão direcionar todo o percurso estratégico da empresa, por essa razão, precisam ser analisados detalhadamente e com atenção em cada ponto.

Antes de iniciar é importante entender que o planejamento de RH tem que ser realizado em conformidade com os objetivos organizacionais. Exigindo a necessidade de se saber o quais objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo para que seja possível planejar no campo dos recursos humanos coerentes com seus objetivos.

As percepções humanas são valiosas, por isso é importante consultar outras fontes de informações dentro da empresa, conversar com gestores de outras áreas é fundamental para entender como será o planejamento de expansão para o ano seguinte. Forme um comitê de gestão de pessoas, onde alguns colaboradores e gestores sejam peças principais.

Para traçar um planejamento estratégico para RH é necessário conhecer quais são os indicadores fundamentais para seu departamento e sua empresa. Pois com eles será possível mensurar os resultados e avaliar o andamento e execução do plano tático. Veja a seguir alguns dos principais indicadores:

Taxa de Absenteísmo

Esse indicador está relacionado com o número de faltas, justificadas ou não, que ocorreram durante um período de tempo. Ele pode ser aplicado de forma geral ou individual. Essa análise é importante, já que quanto maior o índice de faltas, menor a produtividade e maiores são as despesas.

Índices de Turnover

Também conhecido como taxa de rotatividade, este indicador visa descobrir o período de tempo que os colaboradores ficam na empresa.

Custos com treinamento

Capacitar funcionários faz parte do processo desenvolvimento profissional tanto do colaborador quanto da empresa. Porém, é necessário medir o retorno sobre o investimento (ROI). Esse índice demanda o acompanhamento diário das tarefas e a interação do setor de RH com a equipe, portanto, manter o convívio saudável é uma estratégia inteligente e que gera um retorno positivo.

Lucro por colaborador

Conhecer esse método de avaliação é importante para saber se o desempenho profissional do colaborador está satisfatório ou não. A base de cálculo é sobre a quantidade de lucro de um determinado período e a quantidade de funcionários que atuaram no mesmo período. Se o valor encontrado for muito alto, é uma chance para analisar se o número de colaboradores está insuficiente e se eles não estão sobrecarregados com as tarefas.

Esse cálculo pode ser feito de forma global, considerando toda a equipe, ou de forma individual, para que você tenha noção do lucro conforme a hierarquia, a qualificação, a função etc.

Indicadores de liderança

O sucesso de qualquer negócio depende da existência de bons líderes. Sendo assim, é preciso saber quem são eles dentro da sua empresa. Com os indicadores de liderança você terá a possibilidade de identificar quem exerce papel de influência em cada setor e acompanhar como esta tarefa está sendo exercida, para saber se as ações estão positivas e se estão contribuindo para a motivação da equipe.

Com estes indicadores é possível acompanhar os principais números de sua empresa, verificar o que não está funcionando e agregar valor ao negócio por meio de ações. É importante que você saiba o porquê desse planejamento ser feito, aonde você quer chegar com ele, o que você quer alcançar com o setor.

Por isso, criar metas é um ponto fundamental a partir do momento que você define o seu planejamento de RH! A partir delas, você vai se dedicar a realmente cumprir o que foi proposto em seu planejamento. Mas é importante lembrar que você precisa criar metas reais! Gerar objetivos que você sabe que o setor não é capaz de cumprir pode gerar frustrações no futuro.

Passo a Passo

Planeje o orçamento: Comece com o orçamento para o ano seguinte, isso evitará com que ocorram impactos negativos financeiros para empresa;

Apresente indicadores x resultados: Defina os indicadores que mais se adequam a realidade de sua empresa e mensure os resultados que foram conquistados neste ano;

Como diminuir turnover e reter talentos


Treine e desenvolva os colaboradores: A empresa precisa preocupar-se com o treinamento e desenvolvimento de seus membros a fim de alcançar objetivos com eficiência e eficácia, para isso defina datas no calendário para treinamentos e palestras promovendo sempre o enriquecimento cultural;

Trabalho com a liderança: O gestor tem um papel fundamental para que o resultado esperado seja alcançado, entenda as necessidades de cada gestor e verifique quais planos de ação podem ser traçados para auxiliar no atingimento das metas;

Utilize ferramentas digitais: Elas irão lhe ajudar a identificar as necessidades da organização e com isso promover ações efetivas;

Aprimore o Recrutamento e Seleção: Automatizar o processo de recrutamento e seleção irá resultar em ganho de tempo e energia. Utilize o PandaPé, software de recrutamento e seleção para desenhar todo o processo de R&S de sua empresa e tenha mais tempo para focar nas ações estratégicas.

É difícil as empresas atingirem os resultados esperados sem colaboradores satisfeitos e eficazes. Quando o planejamento estiver concluído, é interessante compartilhar com as equipes sobre o que será feito e quais motivos que fizeram escolher estas ações.

Assim, os colaboradores irão compreender os limites de sua atuação e tomarão conhecimento sobre quais são as medidas que a empresa irá tomar para melhorar clima organizacional, benefícios, contratações e outras etapas importantes dentro de setor de RH.

Criar um bom planejamento de RH é a chave do sucesso! Sem ele, a sua empresa caminhará sem direcionamentos, dando passos largos ou curtos demais, sem um rumo estabelecido. Pois o processo pode demorar, mas certamente fará com que toda a organização colha frutos incríveis.

Gostaria de mais alguma dica de planejamento de RH? Compartilhe conosco em nossas redes sociais! Não se esqueça de acompanhar nossas novidades no LinkedIn, assim, você recebe em primeira mão nossos conteúdos. 😊

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga