Triagem de currículos: como agilizar e otimizar essa etapa do R&S

Essencial na rotina de recrutamento e seleção, a triagem de currículos também pode ser uma atividade que toma o tempo dos recrutadores

23 de Março de 2021

A triagem de currículos é uma etapa comum e bastante presente no dia a dia da área de recrutamento e seleção. Não podemos deixar de dizer que ela também é essencial para garantir que a empresa esteja contratando profissionais adequados ao fit cultural.

Afinal, essa é uma atividade que ajuda a entender as habilidades, experiências e o perfil dos profissionais. Apesar de ser parte da rotina, a triagem de currículos toma bastante o tempo dos recrutadores. Por isso, encontrar maneiras de otimizar esse trabalho se tornou indispensável. Não é à toa que o mercado vem oferecendo soluções para essa questão.

Triagem de currículos: como agilizar e otimizar essa etapa do R&S

Preparamos este artigo para te ajudar a entender a importância da triagem de currículos e como realizá-la de maneira mais eficiente. Acompanhe!

Veja como o Grupo Apisul agilizou em 80% os seus processo seletivos

Por que a etapa de triagem de currículos é importante?

Por conta do excesso de atividades designadas aos profissionais de RH, a etapa de triagem de currículos feita de forma minuciosa acaba sendo deixada de lado. Mas é importante ressaltar que isso não deve acontecer, uma vez que essa é a primeira apresentação do candidato à sua empresa.

Durante a triagem de currículos o recrutador poderá avaliar os quesitos mais básicos e essenciais para que aquele profissional continue no processo seletivo. A não realização dessa etapa pode resultar em mais tempo de busca pelo profissional ideal, mais tempo perdido durante as entrevistas e testes e por fim, talvez o descarte de currículos daqueles que poderiam ser "profissionais-chave" para a oportunidade.

O que analisar durante a triagem de currículos?

Fazer a triagem de currículos exige bom senso e critérios definidos com base nas necessidades da vaga. Portanto, existem alguns pontos iniciais que devem ser observados para passar o profissional para a fase de testes e entrevistas, como:

Nível de escolaridade

Um dos principais pontos a serem observados é a escolaridade exigida para o cargo em questão. Naturalmente, esse critério já eliminará os candidatos que não atenderem a esse requisito básico.

Em algumas situações, vale a pena analisar também se os empregos anteriores estão de acordo com a área de formação do profissional, pois isso pode demonstrar a sua experiência e se deseja ou não seguir na nova carreira.

Vale ressaltar que para um recrutamento mais justo, é preciso deixar de olhar para as instituições de ensino e olhar somente para as habilidades e experiências que o profissional adquiriu com o estudo.

Experiências anteriores

Como falamos anteriormente, avaliar as experiências pode dar um encaminhamento sobre a adequação do candidato à vaga. Além de observar as suas funções anteriores, veja também quanto tempo ele costuma permanecer nas empresas e as descrições das suas atividades. Bons profissionais tendem a demonstrar um histórico de evolução no currículo.

Adequação às atividades e ferramentas solicitadas na vaga

Ao avaliar a descrição das atividades, é importante reconhecer ferramentas e habilidades que podem ser importantes caso o profissional seja contratado. Naturalmente, será difícil encontrar alguém que conheça totalmente os seus processos e meios para realizá-los, mas o conhecimento básico de alguns profissionais pode se sobressair nessa etapa.

Como fazer a triagem de currículos de forma mais efetiva?

As dicas anteriores se aplicam bem quando se trata da triagem de currículos feita manualmente pelo RH. Por outro lado, somente essas ações não são o bastante para otimizar essa etapa e agilizar as contratações de forma assertiva.

Para garantir mais qualidade e rapidez na triagem dos candidatos, separamos algumas dicas essenciais:

Defina bem o perfil do profissional que procura

Antes mesmo de começar o recrutamento, é preciso alinhar muito bem as expectativas do profissional que a sua empresa precisa e criar um job description objetivo. Por isso, alinhe com os solicitantes da vaga exatamente quais os critérios e como esse profissional vai atuar. Dessa forma, você pode divulgar a vaga nos lugares certos e atrair os melhores candidatos.

Filtre os melhores profissionais

A triagem de currículos em si é a primeira parte para filtrar aqueles que parecer os melhores candidatos. Por isso, preste bastante atenção nessa etapa. Esteja atento somente aos requisitos ligados à vaga, não torne o processo seletivo excludente para a diversidade de pessoas.

Os Segredos do Fit Cultural

Faça dinâmicas e Vídeo Entrevista

Todo profissional de RH sabe o quanto as dinâmicas e testes podem ser importantes para definir se um profissional está ou não alinhado ao que a vaga necessita. Por isso, encontre meios de aplicá-los, mesmo que seja de forma online, que muitas vezes se torna ainda mais efetivo.

No caso das vídeo entrevistas, o parâmetro está ligado ao comportamento do profissional. Esse é o momento para conhecer mais sobre e suas aptidões e acelerar o processo de contratação.

Conte com um software de recrutamento e seleção

Atualmente a tecnologia se tornou uma grande aliada de qualquer setor, e no RH não é diferente. Se a sua empresa perde muito tempo com a triagem de currículos e os outros processos de recrutamento e seleção, é hora de digitalizar!

Empresas que investem em softwares de recrutamento e seleção estão um passo à frente na contratação de talentos e em outros quesitos importantes para qualquer negócio.

Além de garantir avanços na triagem de currículos, contar com um ATS para recrutamento e seleção também pode gerar outras melhorias e vantagens como:

  • Histórico dos candidatos;

  • Centralização de informações do processo seletivo;

  • Padronização do processo seletivo;

  • Otimização da comunicação com os candidatos;

  • Escalabilidade no recrutamento e seleção.

Economia de tempo e investimentos nessa função do RH

Com um software como PandaPé, é possível centralizar as informações dos processos seletivos e realizar contratações estratégicas e baseadas em dados. Além disso, o tempo de publicação, triagem e análise de currículos pode ser reduzido, uma vez que a Inteligência Artificial assume parte desse papel.

O PandaPé é um software de RH desenvolvido pelo InfoJobs, e o único ATS com integração ao banco de dados com mais de 41 milhões de currículos. A tecnologia garante a otimização dos principais desafios quando se trata do gerenciamento de recursos humanos. Faça um teste e veja como ele pode te ajudar a transformar a triagem de currículos e todo o processo seletivo.

Como criar um banco de currículos qualificado

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga