David González Castro, fundador e CEO do InfoJobs, fala sobre a trajetória de 15 anos da empresa


O jobsite líder no Brasil que ajuda pessoas a conseguirem o emprego dos seus sonhos, e as empresas encontrarem os candidatos ideais comemora 15 anos de sucesso!


17 de Maio de 2019

O InfoJobs investe em pesquisas, análises e lança tendências para os profissionais de RH com solucões inovadoras e digitais para os processos de recrutamento e seleção.

Comemorar 15 anos de história e conquistas com o propósito de transformar o mercado de trabalho e contribuir para tornar o setor de Recursos Humanos mais estratégico, eficaz e digital para mudar a vida de milhares de talentos, faz os olhos da empresa brilhar e fortalece o principal pilar: foco no desenvolvimento do cliente.

O fundador e CEO do InfoJobs, David González Castro, foi entrevistado e conta sobre este importante marco e as expectativas para o futuro. David é empreendedor e empresário na Internet, co-fundador da Anuntis, fundador da InfoJobs no Brasil e da Redarbor, a holding líder em sites de empregos online na América Latina e 3º maior grupo do mundo no segmento, enxergou uma oportunidade em reinventar a maneira de procurar trabalho.

Sobre David González Castro, fundador e CEO do InfoJobs

Começou sua carreira muito jovem nos setores de artes gráficas, design gráfico, pré-impressão e publicidade. Em 1983 co-fundou Anuntis com alguns membros de sua família e, antes dos 20 anos, gerenciava pessoas em sua própria empresa.

Em 1997, foi pioneiro na detecção do potencial da Internet e foi o arquiteto da transformação de um negócio de 200 publicações em papel para um negócio 100% online, líder na Espanha. Anuntis foi um dos poucos casos no mundo em que uma única empresa liderou todas as verticais classificadas online.

Em 2004 fundou o InfoJobs no Brasil. Em 2013, deixou a participação da Anuntis para criar a Redarbor, que hoje é o terceiro grupo de bancos de empregos online do mundo.

Questionamos ao David como surgiu a ideia de lançar um portal de emprego no Brasil há 15 anos.

"O InfoJobs foi, sem dúvida, um dos meus grandes projetos como empreendedor. Em 2004, ano em que o projeto nasceu, tivemos publicações e outros sites na América Latina. O Brasil sempre pareceu um mercado interessante e quando comecei a analisá-lo mais detalhadamente, vi uma oportunidade de lançar um site de emprego.

Naquela época havia dois players no mercado, cada um com características particulares, mas nenhum como um negócio online. Eu vi a possibilidade de contribuir com algo diferente e o mercado nos aprovou.

Hoje, o InfoJobs é uma das marcas mais conhecidas de emprego no Brasil, o site e aplicativo de empregos mais usados. De acordo com a Comscore, em cada 10 minutos que as pessoas navegam pelos sites de emprego, 4 visitam o InfoJobs. Ultrapassamos os 30 milhões de candidatos registrados e representamos 20% da população da Internet no país. O InfoJobs é o jobsite com mais currículos no Brasil."

Quais foram os principais desafios durante esses 15 anos?

"O maior desafio foi competir com grandes empresas consolidadas, e a maior conquista foi superá-las em menos de sete anos, e nos posicionar como líderes. Isto é, sem dúvida, uma história de sucesso que, em grande parte, é graças aos profissionais de desenvolvimento e à equipe de São Paulo. Conseguimos que os usuários escolham o InfoJobs. Agora, milhões de pessoas buscam em nosso portal um emprego melhor e uma oportunidade de realizar seus sonhos."

A marca está se adaptando ao mercado com a mesma velocidade com a qual está mudando. Comente sobre a evolução da marca nestes 15 anos.

"Estamos em um setor de constante transformação. Os hábitos de uso dos jobsites mudaram radicalmente nesses 15 anos e continuarão mudando. No InfoJobs, adaptamos constantemente a forma como os candidatos procuram emprego e as necessidades das empresas, quando se trata de encontrar os melhores talentos. Mesmo assim, sempre mantivemos o foco na mesma missão: ajudar as pessoas a encontrar um emprego melhor e as empresas o profissional que estão procurando. Agora, todo mês, mais de 10 milhões de brasileiros estão procurando um emprego melhor no InfoJobs."

Como o avanço das tecnologias afeta o setor de Recursos Humanos?

"A digitalização dos processos de seleção é uma realidade mais do que evidente para todos, tanto para empresas quanto para candidatos. Hoje o candidato é o cliente e isso significa que todas as empresas devem dedicar mais recursos ao cuidado de sua marca empregadora. A opinião das pessoas sobre como elas trabalham nas empresas é uma informação muito valiosa para os candidatos. É, por isso, que temos trabalhado para que o InfoJobs se mantenha como o site de emprego com mais revisões de empresas no Brasil. Temos 5,6 milhões de opiniões de candidatos sobre como é trabalhar em diferentes empresas.

Nos últimos anos, mudanças disruptivas também estão ocorrendo com os recrutadores. Os processos de recrutamento e seleção devem ser cada vez mais ágeis e rápidos. Inteligência Artificial e Big Data já têm um impacto direto quando se trata de encontrar talentos: seu uso permite avaliar a adequação dos candidatos às vagas e agilizar a tomada de decisão sobre gestão de pessoas, entre muitas outras aplicações."

Quais são as expectativas do InfoJobs para os próximos anos?

"Nossa meta para os próximos anos é continuar liderando o mercado. Somos uma empresa jovem, com muito desejo de crescer e surpreender, mas, acima de tudo, ajudar a colocar candidatos e empresas em contato, e permitir realizar sonhos e projetos. Nos próximos anos, continuaremos a inovar e liderar a transformação dos quadros de empregos online no Brasil."

Fale sobre a celebração de 15 anos de InfoJobs.



Se pudesse definir InfoJobs em uma frase ou palavra, qual seria?

"No InfoJobs nos adaptamos continuamente às novas realidades. Estamos contribuindo de forma decisiva para a digitalização de todo o processo de recrutamento nas áreas de Recursos Humanos e estamos constantemente mudando para permanecer com grandes diferenciais."

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga