A cada ano, os processos de RH estão sendo aprimorados e se tornando mais estratégicos, e é aí que surge o conceito de RH ágil.

Você já deve ter ouvido falar sobre metodologias ágeis aplicadas em áreas como engenharia, marketing ou tecnologia, por exemplo. Agora, o RH ágil chegou com a missão de atender de forma eficiente as transformações do setor de recrutamento.

A busca por agilidade e qualidade nas entregas do RH é uma necessidade cada vez mais exigida pelas empresas. E assim, o termo “ágil” vem ganhando força nos Recursos Humanos.

Mas você sabe realmente do que o conceito se trata? Confira a seguir!

O que é RH ágil?

O RH ágil é uma metodologia aplicada para melhorar a cultura de trabalho e promover a mudança de mindset em relação à velocidade de desenvolvimento dos times.

Antes mesmo de falarmos sobre o RH ágil, precisamos relembrar a metodologia ágil. Ela surgiu em 2001 a partir do Manifesto Ágil, criado por programadores de software que notaram uma incompatibilidade das suas entregas com as necessidades de suas áreas.

A metodologia ágil, surgiu, portanto, para propor mudanças na gestão tradicional. A partir dela, busca-se a melhoria e o desenvolvimento dos processos, com o objetivo de obter entregas mais rápidas e assertivas para um serviço, produto ou até mesmo área.

O RH ágil, por sua vez, é capaz de reduzir as atividades operacionais e tornar a área mais estratégica e focada na experiência dos candidatos e colaboradores.

Ao aplicar essa metodologia os profissionais de RH passam a obter mais assertividade em suas atividades e avaliações, conseguindo insumos para a tomada de decisões.

kit mindset digital

Por que o RH ágil é importante?

Qual empresa não gostaria de tornar as suas equipes mais produtivas, precisas e qualificadas quanto às entregas? Esse é o desejo da maioria das organizações, e como falamos, o RH ágil possui essa finalidade.

A agilidade se tornou uma prioridade em grande parte dos negócios. Afinal, empresas que souberem se adaptar rapidamente e criar novas oportunidades tendem a prosperar e se manter competitivas.

Já nos recursos humanos, essa mudança de mindset impacta tanto internamente, com os colaboradores, quanto externamente, com a marca empregadora que passa a chamar a atenção de bons colaboradores.

Dessa forma, o Manifesto Ágil de RH é uma derivação do Manifesto Ágil criado em 2001, com foco em aprimorar algumas práticas como as listadas a seguir:

Além disso, o manifesto do RH ágil também possui princípios que englobam pontos fundamentais para qualquer empresa, como:

RH ágil x RH tradicional: principais diferenças

O RH tradicional vem perdendo força a cada ano, afinal, essa área está deixando de ser operacional e se tornando estratégica, e assim, fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores e das empresas.

Por isso, listamos as principais diferenças entre o RH tradicional e o RH ágil:

RH tradicional

RH ágil

5 passos para implementar o RH ágil

Agora que você já conhece mais sobre o RH ágil e as principais diferenças dele para o RH tradicional, é hora de colocar tudo isso em prática. Acompanhe as dicas a seguir:

Mude o mindset

Como falamos nos tópicos anteriores, o RH ágil está diretamente ligado à mudança de mindset. Afinal, essa metodologia tem a ver com transformações na maneira a qual a equipe está acostumada a trabalhar.

Por isso, avalie os pontos principais da equipe e as ferramentas atuais disponíveis. Depois disso, defina as novas necessidades de capacitação e treinamento, seja de tecnologias, de rotina, ou de ambos.

Estabeleça metas

A implantação da metodologia ágil no RH não acontece do dia para a noite. Portanto, é preciso estabelecer metas desafiadoras, mas ao mesmo tempo alcançáveis.

Nesse sentido, é importante acompanhar os indicadores de RH para avaliar se as mudanças estão funcionando.

kit indicadores

Comece pelo recrutamento

O recrutamento é um dos passos mais importantes para formar equipes de alta performance.

Para isso, considere agilizar os processos seletivos por meio de um ATS como o PandaPé, no qual é possível encontrar os melhores talentos em menos tempo, e avaliá-los de forma totalmente digital e mais assertiva por meio de avaliações de comportamento e competência.

Saiba mais sobre a digitalização dos processos de recrutamento e seleção.

Aplique avaliações e feedbacks com mais frequência

Ações como essas são importantes no RH ágil porque ajudam a impulsionar a evolução dos profissionais, tirando-os da zona de conforto.

Com isso, também é possível avaliar a distribuição de responsabilidades e gerar insights importantes para a empresa.

Leia mais sobre avaliações de desempenho

Invista em aprendizado

O mercado e as tecnologias se transformam a todo instante, por isso é importante fazer a reciclagem dos conhecimentos, não somente de maneira individual, como com todos os times integrados.

Entender mais sobre o universo ágil, as formas para melhorar o dia a dia e evoluir são pilares essenciais do RH ágil.

Uma vez que o RH é a área que possui contato e acompanha as necessidades de todos os times, para isso é importante que os profissionais do setor estejam alinhados às novidades e metodologias.

Dessa forma, é possível identificar o que pode ser melhorado a partir de novas tecnologias e da transformação digital.

Gostou deste artigo? Peça uma demonstração do PandaPé, o ATS do Infojobs que vai ajudar a tornar o RH ágil na sua empresa.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos