Redução inteligente de custos no RH em momentos de crise

Entenda como reduzir custos de forma inteligente no RH sem afetar o clima organizacional e impactar os resultados da empresa

02 de Junho de 2020

Em uma crise é fundamental possuir o controle de custos e despesas. Uma empresa que é capaz de ter a mesma eficiência no resultado reduzindo seus custos, se torna mais lucrativa e competitiva.

Gamificação no ambiente corporativo

Porém, esta redução deve ser feita de forma inteligente e planejada para que sua empresa não tenha impactos no resultado e na motivação da equipe. Não basta cortar custos com pessoas, cancelar contratos, diminuir as despesas. É necessário um estudo e implementação de novos processos para que estes custos sejam reduzidos de forma efetiva garantindo a mesma qualidade e resultados anteriores.

Nesse momento de pandemia o corte de gastos é essencial, e o RH é um dos departamentos mais estratégicos para redução de custos de forma eficiente. Com o papel importante nestes momentos de crise o RH responde por iniciativas primordiais dentro do fluxo de caixa de uma empresa.

Como o RH pode reduzir custos?

O papel do RH não se limita apenas na contratação de novos colaboradores. Atuando de forma estratégica os resultados ultrapassam o limite de sua atuação.

Veja quais são as formas de redução de custos dentro do RH:

  • Contratação assertiva – Contratando os colaboradores certos, evita custos com novas contratações para reposição e treinamentos.

  • Nível de satisfação de colaboradores – Colaboradores felizes fazem empresas ter sucesso, aumentando o faturamento e reduz custos com contratações.

  • Gestão de recursos – Otimizar os recursos que a empresa já possui também é uma forma inteligente de reduzir custos.

Para evitar um corte brusco do orçamento de recursos humanos, é possível adotar medidas sustentáveis e digitais para melhorar o resultado da empresa sem reduzir o orçamento de RH.

Dentro dessas iniciativas estão:

  • Otimização da jornada de trabalho – pode parecer besteira, mas com a organização do tempo podemos extrair resultados positivos da jornada de trabalho dos colaboradores. Sabe aquela reunião que demora mais de 3 horas? A ideia é que elas sejam mais breves com horário certo para iniciar e terminar, mantendo assim a produtividade de todos os envolvidos.

  • Utilização de banco de horas – As horas extras representam um enorme custo para as empresas, adotar uma política de banco de horas é uma ótima solução, permitindo que os colaboradores que excedam o horário de trabalho possam compensar em um outro período como feriados, férias ou folgas.

  • Férias coletivas – Em diversos segmentos sempre existem o período de baixo lucro e produtividade, que pode ser no final do ano, aproveitando as datas comemorativas ou em baixa temporada. Utilizar férias coletivas pode ser uma ótima ferramenta para redução de custos de forma sustentável.

  • Automatização de processos manuais – Como falamos anteriormente, a otimização da jornada de trabalho é uma forma de melhorar ainda mais o desempenho da equipe, mas tenham em mente que será necessário o uso da tecnologia e automatização de alguns processos manuais e burocráticos, que podem ser desde um ATS para recrutamento e seleção até um app de mensagens para facilitar a comunicação.

Em meio de uma crise, é inevitável não cortar gastos. Porém alguns custos não podem ser reduzidos para não afetar os resultados gerais da sua empresa. Estes custos são:

  • Treinamento e pesquisas;

  • Benefícios dos colaboradores;

  • Tecnologia e plataformas fundamentais.

É possível reduzir custos no RH desde que seja de forma estratégica e planejada, com o objetivo de atingir resultados melhores nesse período. Saiba como o PandaPé, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo InfoJobs pode ajudar sua empresa a ganhar agilidade e efetividade nas contratações.

Como criar um banco de currículos qualificado

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga