Recrutamento digital: quais os benefícios para empresas e candidatos

Saiba como as transformações do recrutamento digital auxiliam não apenas os recrutadores, mas os candidatos também

10 de Novembro de 2021

Nos últimos anos, devido ao avanço da tecnologia, o RH vem passando por grandes mudanças, e o recrutamento digital tornou-se uma prática comum nas empresas.

O recrutamento e seleção é uma das principais atividades do setor de recursos humanos, uma vez que garante a contratação dos melhores profissionais e impacta no sucesso das equipes e da organização como um todo.

Dessa forma, para facilitar essa importante tarefa e manter contratações assertivas, a tecnologia para RH entra como uma grande aliada da área. E assim, o recrutamento digital ganha cada vez mais destaque, uma vez que otimiza os processos.

Para entender como funciona o recrutamento digital e as suas vantagens, continue lendo esse artigo!

Recrutamento digital: quais os benefícios para empresas e candidatos


A digitalização do setor de RH

Embora a digitalização do setor de RH já seja uma prática presente nas empresas, foi com a pandemia de COVID-19 e as medidas de distanciamento, que essa tendência ganhou mais força.

tendencias-de-rh-2022

Assim, o recrutamento digital passou a ser um formato inevitável. Além disso, com o uso das ferramentas digitais o RH conseguiu identificar como a tecnologia de fato agrega vantagens ao setor, que passou a ter uma atuação mais estratégica.

O que é o recrutamento digital?

O recrutamento digital, ou como também é conhecido, recrutamento online, trata-se de um formato de processo seletivo onde o contato entre candidato e empresa é feito, em sua grande maioria, pela internet, por meio de plataformas e ferramentas.


Conheça os tipos de recrutamento


Para o recrutamento digital ser eficiente e estratégico, é necessário utilizar plataforma de recrutamento e seleção, como o PandaPé, ATS desenvolvido pelo InfoJobs para centralizar e automatizar o processo seletivo.

motivos-para-digitalizar-o-rh

Assim, com o uso de um software de recrutamento, o recrutamento digital ocorre de maneira assertiva e ágil, uma vez que com essas plataformas o RH tem acesso a diversas funcionalidades.

Principais recursos de um ATS:

  • Multi-publicação: divulgação de uma única vaga em diversos canais em apenas poucos cliques;

  • Triagem de currículos automatizada: o RH define filtros específicos para a triagem de currículos, indicando os perfis mais aderentes à vaga;

  • Fluxo de seleção personalizado: todas as etapas do processo são personalizadas e o recrutador define o fluxo para que o candidato avance no processo;

  • Smart Recruiting: recurso que automatiza as atividades manuais do recrutador, com o objetivo de acelerar e automatizar os processos de recrutamento;

  • Inteligência Artificial: uso de tecnologia que mapeia o comportamento do recrutador, cruza os dados e identifica os candidatos ideais em cada processo;

  • Testes lógicos: avaliações de raciocínio lógico, como testes de idioma e matemática;

  • Testes de competências: avaliações específicas e personalizadas para cada função desempenhada;

  • Testes comportamentais: avaliações de personalidade, como o teste DISC, e de integridade;

  • Teste de Fit Cultural: para medir a aderência entre o perfil do candidato e da empresa, de acordo com valores e propósitos;

  • Vídeo entrevistas: entrevistas feita de forma online, ao vivo ou gravadas, com recrutadores ou gestores;

  • Feedbacks automatizados: envio de feedback e atualização de status do processo, de forma automatizada e personalizada;

  • Admissão digital: etapas finais da contratação com o envio de documentos online.

Assim, todas as fases do recrutamento ocorrem dentro de uma única ferramenta que facilita a troca de informações e armamento de dados, tudo de acordo com a LGPD.

Benefícios do recrutamento digital

O recrutamento digital tem como principal objetivo facilitar as contratações, além disso, oformato traz diversos benefícios para o RH e para os candidatos. Confira:

Maior alcance de candidatos

Cada vez mais as pessoas buscam emprego pela internet, por isso a divulgação feita pelas redes sociais e portais de emprego atingem mais pessoas, além de eliminar barreiras geográficas.

Com a facilidade de divulgar as vagas em diversos canais, o recrutamento digital permite que a empresa alcance mais profissionais, e com isso as chances de encontrar o candidato certo são maiores.

Além disso, o recrutamento digital feito pelo PandaPé é o único com integração ao banco de currículos do InfoJobs, e por isso, tem acesso a mais de 43 milhões de currículos.

Banco de currículos próprio

Além de filtrar os currículos mais aderentes, alguns softwares de recrutamento e seleção, como PandaPé, permitem que a empresa crie um banco de currículos próprio dentro do sistema.

Para isso, o ATS armazena todas as informações dos candidatos que já se aplicaram em uma vaga da organização e tudo fica arquivado sem precisar de planilhas ou pastas, respeitando as normas da LGPD.

Muitas vezes um candidato pode não ser adequado para determinada vaga, porém o profissional certo para outra oportunidade, e com um banco de currículos próprio o RH pode entrar em contato novamente com esse profissional.


Saiba como criar um banco de currículos qualificado


Triagem de currículos mais ágil e eficiente

Em um recrutamento digital e com apoio de tecnologia é possível agilizar a etapa de triagem de currículos criando filtros de seleção que ranqueiam o perfil mais compatível com a vaga.

Com essa funcionalidade, os recrutadores definem os filtros e perguntas que a ferramenta irá levar em consideração para analisar a aderência do candidato, que podem ser desde habilidade, tempo de experiência e até conhecimentos específicos.

Análises dos candidatos mais aprofundadas

Além das informações básicas presentes nos currículos, no recrutamento digital é possível fazer avaliações mais específicas com testes online de competências, habilidades e personalidade.

É possível também fazer outros formatos de avaliação que irão servir para que o RH tome uma decisão mais assertiva e encontre o candidato ideal.

kit-como-escolher-o-candidato-ideal

Economia de tempo

A economia de tempo é um dos principais benefícios do recrutamento digital, isso porque as etapas online são mais otimizadas, e a centralização garante que o RH não perca tempo buscando informações.

Um exemplo prático de otimização do processo de recrutamento é a história de sucesso da Brasil Risk, que graças ao PandaPé conseguiu reduzir o SLA da vaga em 78%.

Experiência do candidato com o recrutamento digital

A experiência do candidato no processo seletivo online também é diferente, e por isso separamos esse tópico para falar das vantagens do recrutamento digital para os candidatos.

  • Facilidade para se candidatar: todas as etapas e testes do processo são feitos em um único lugar, e o candidato pode resgatar informações de outras aplicações;

  • Ausência de locomoção: muitas vezes o custo para se locomover e participar de um processo seletivo presencial é um desafio para os profissionais e com o recrutamento digital isso não acontece;

  • Jornada mais positiva: no recrutamento digital o RH tem total autonomia para personalizar etapas e usar recursos que tornam o processo mais dinâmico e interativo, como a gamificação, e isso possibilita uma experiência do candidato positiva;

  • Feedback constante: uma das principais reclamações dos candidatos em relação ao recrutamento tradicional está na falta de feedback, e no formato digital é possível personalizar mensagens e manter o contato constante com os candidatos por e-mail, SMS e até WhatsApp.

Como vimos, o recrutamento digital possui diversas vantagens, seja para empresas ou para candidatos, e com o PandaPé é possível ter acesso a todas as funcionalidades citadas, garantindo que o RH tome as decisões mais estratégicas.

Clique na imagem abaixo para saber mais sobre o software do InfoJobs!

pandape

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga