Publicação de vagas em redes sociais: social recruiting


A publicação de vagas nas redes sociais tem se tornado muito comum nos últimos anos e, tanto empresa, quanto candidato, devem estar preparados para essa conexão.


24 de Abril de 2019

Já não é novidade para ninguém que as redes sociais são canais estratégicos para candidatos e recrutadores. O Social Recruiting (recrutamento social), uso de plataformas sociais para atração de candidatos, tem sido cada vez mais usado por profissionais de RH que precisam encontrar perfis para diversas vagas.

Neste artigo vamos levantar quatro dicas para que a atração de candidatos pelas redes sociais seja efetiva e seu RH tenha sucesso na publicação de vagas.

1º Monte um Job Description objetivo

Antes de produzir o Job Description da vaga, pense nos tópicos necessários para garantir os candidatos certos, como: título e descrição da vaga, requisitos obrigatórios, diferenciais, escolaridade, local de trabalho, horário, entre outras informações que a empresa queira e possa divulgar, como salário e benefícios.

Objetividade é palavra de ordem na publicação de vagas. Ao escrever a descrição, tente ser o mais objetivo possível e leia como se fosse o candidato. Veja se está claro, se as palavras não têm duplo sentido e se todas as informações estão de acordo com o que o profissional precisa saber.

Uma ideia interessante é pedir para outra pessoa ler o Job Description. Nada melhor do que outro olhar para o seu texto, certamente um leitor de fora vai saber se o conteúdo está objetivo e entrega as informações com clareza.

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2º Adapte a publicação de vagas de acordo com a rede social

Adaptar a linguagem da publicação de vagas com o seu público é fundamental, no entanto, é interessante diferenciar as descrições, também, pelo tipo de rede social.

Primeiro passo é entender onde estão seus candidatos. Em que redes sociais eles buscam trabalho? Nesses canais, como podem ser impactados pela sua vaga? Respondendo essas perguntas será mais fácil escolher as redes e incluir as descrições ideais para cada candidatura.

Em seguida, entenda como é o seu público. Qual o perfil de colaborador da empresa? Quais as características do setor que este profissional vai trabalhar?

Nesse ponto, uma orientação de social recruiting é entender o perfil dos colaboradores da empresa e incluir uma linguagem de acordo com a área da vaga.

Por exemplo, se está procurando um profissional de comunicação, tente incluir na descrição de trabalho elementos que este perfil se identifique. Isso pode ser feito junto com o gestor do departamento ou de acordo com a percepção do RH, o importante é garantir que o candidato ficará atento a sua publicação.

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3º Use ferramentas para otimizar a publicação de vagas

Se o seu time de RH está sempre ocupado e as demandas só aumentam, essa dica é valiosa.Cada vez mais, o setor de RH tem procurado ferramentas que possam auxiliar no dia a dia da área e, uma alternativa para ajudar na publicação de vagas em diferentes canais é a utilização de sistemas que ofereçam a multi-publicação, ou seja, uma solução em que o Job Description pode ser publicado de uma única vez em diferentes canais.

No PandaPé, software de recrutamento de última geração, o RH pode escrever a descrição da vaga, escolher os canais que vai publicar numa mesma tela e clicar em todos os canais que deseja divulgar. Dessa forma, o recrutador consegue otimizar o tempo e fazer todos os processos de seleção em uma única ferramenta.

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4º Encerrou a vaga? Comunique.

O RH já tem o costume de comunicar cada candidato que a vaga foi encerrada? Ótimo, pois essa etapa é extremamente importante para os profissionais e, também, para a reputação da sua marca.

Além de responder cada candidato, informar o encerramento da vaga nas redes sociais é uma excelente alternativa, pois os profissionais não enviarão mais currículos e, além disso, esse cuidado com a comunicação dará mais destaque para sua marca empregadora.

Saber usar Social Recruiting e estabelecer uma comunicação entre empresa e candidato é extremamente importante e, mais do que uma prática atual, isso traz eficiência para a contratação dos profissionais, já que muitos perfis são encontrados em mídias, como o LinkedIn.

Além disso, com publicação de vagas anunciadas nas redes sociais, o conteúdo ficará mais diversificado e pode ganhar a interação de colaboradores que queiram indicar algum profissional, marcando pessoas e fazendo da mídia social um canal com assuntos para os diferentes tipos de leitores, afinal, esse é o verdadeiro significado de uma rede social, local em que as pessoas podem trocar informações e interagir de acordo com os interesses em comum.

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Software de Recrutamento de última geração, o PandaPé chega ao mercado de RH com a missão de automatizar os processos seletivos e entregar eficiência para que recrutadores encontram seus melhores talentos de forma mais rápida.

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