Por que não sou chamado para uma entrevista de emprego?

Já se candidatou a diversas vagas e mesmo assim não é chamad@ para uma entrevista de emprego? Sabemos como pode ser frustrante quando você está procurando uma oportunidade de trabalho e não recebe uma ligação do recrutador. Se este for o seu caso, continue lendo esse artigo.

12 de Fevereiro de 2021
Motivos pelos quais empresas e recrutadores podem não ligar para você:

1. Você não atende aos requisitos da vaga.

Os requisitos que os recrutadores pedem para cada cargo são necessários para a realização da função, portanto, é importante que você os cumpra. Caso contrário, não é recomendável que você se inscreva na vaga, pois não receberá uma resposta positiva da empresa.

2. O currículo está mal escrito.

Cada vaga recebe muitos currículos, o que faz com que o recrutador gaste pouco tempo lendo-os e se o seu CV for confuso ou não organizado, será rapidamente descartado.

3. A inscrição está incompleta.

Geralmente, as empresas pedem uma carta de apresentação ou que você preencha um formulário no site para facilitar o processo de recrutamento. Se você não fez nenhuma das opções acima, talvez não será chamad@ para uma entrevista de emprego.

Por que não sou chamado para uma entrevista de emprego?

4. Erros nos detalhes de contato.

Verifique novamente suas informações de contato, pois essa é a única maneira que a empresa tem de entrar em contato com você. Se o seu e-mail ou telefone estiver incorreto ou desatualizado, você perderá a chance de ser chamado para uma entrevista.

5. O processo de recrutamento está paralisado.

Um processo pode ser interrompido por vários motivos, seja por reestruturação de equipes, por haver finalistas ou por cortes de orçamento. Além disso, às vezes as empresas abrem vagas para ter um banco de dados para o futuro.

6. O CV não é adequado à vaga.

É importante que, ao se candidatar, você adapte seu currículo às ofertas de emprego que se enquadram em seu perfil, incluindo palavras-chave. Desta forma, o seu perfil aparecerá nas buscas dos recrutadores. Lembrando sempre que deve ser customizado em função do seu perfil e experiência. Mentir não fará com que liguem para você.

O que fazer para melhorar o seu CV e ser chamado para entrevistas?

1. Modifique seu currículo.

Antes de se candidatar a ofertas de emprego, reveja o seu currículo para evitar erros de ortografia e tente incluir palavras-chave que sejam consistentes com o seu setor e cargo. Desta forma, a procura de recrutadores é facilitada e o seu CV terá maior visibilidade.

2. Preencha o seu perfil no InfoJobs.

Um perfil incompleto não é revisado pelos recrutadores. Complete seu perfil com todos os recursos para agilizar processos e maximizar a visibilidade.

3. Inclua uma foto profissional

A foto deve ser de perfil com fundo branco e roupa de trabalho. Evite fotos com outras pessoas, de corpo inteiro e com fundos marcantes. Lembre-se de que a primeira impressão tem um grande impacto.

4. Anexe informações úteis sobre você.

Fornecer informações valiosas sobre seu trabalho pode fazer com que você se destaque em um processo de seleção. Você pode incluir um portfólio, imagens ou documentos, dependendo do seu trabalho. Uma opção é fazer o upload para a nuvem e colocar o link no currículo ou anexá-lo.

5. Solicite ofertas de emprego que correspondam ao seu perfil.

No desespero selecionamos todas as ofertas de trabalho que vemos, sem ler bem os requisitos ou a empresa, mas em um processo tão importante quanto a busca de um trabalho, qualidade é melhor do que quantidade. Concentre suas energias em ler as vagas e se candidatar àquelas em que você pode contribuir com a sua experiência e ao mesmo tempo as tarefas desenvolvidas podem contribuir em algo para sua carreira profissional.

6. Invista tempo em treinamento.

Reserve um tempo para estudar e aprender novas habilidades, sejam elas sociais ou técnicas, para desempenhar uma posição específica. Isso o ajudará a expandir seu conhecimento, limpar sua mente e ter uma chance melhor de conseguir um emprego.

7. Anexe recomendações em seu aplicativo.

Conseguir que alguém comprove e recomende seu trabalho lhe dá mais oportunidades de entrevista. Mantenha uma rede ativa e peça recomendações a seus colegas de trabalho e ex-chefes.

8. Prepare uma carta de apresentação personalizada para cada vaga.

Evite enviar cartas introdutórias que sejam gerais para muitos cargos. O ideal é adaptá-la a cada vaga com as características que cada uma pede. Dessa forma, o seu perfil será mais atraente e valorizado, pois você realmente investiu tempo em mostrar ao recrutador o seu interesse pela oferta de trabalho.

9. Revise sua estratégia de busca de emprego.

Pare o que você está fazendo de vez em quando e analise quantas vagas você se candidatou e pense porque não foi chamado. Verifique seu currículo e altere o que considerar necessário. Lembre-se de que se trata de modificar as táticas até obter o que funciona para você.

Durante a procura de emprego, pode haver diversas emoções, seja de alegria, frustração ou desespero. Como qualquer processo, encontrar um emprego que encaixa com o seu perfil leva tempo. Não se desespere em conseguir um emprego rápido, porque, se você aceitar uma proposta que não se adequa às suas habilidades, você não se sentirá confortável e vai querer procurar outro novo. Organize sua busca, desenvolva objetivos e aproveite o processo.

InfoDica:

Quer criar ou editar o seu CV agora? Basta clicar aqui e preencher as informações solicitadas no formulário do InfoJobs. O cadastro é rápido e gratuito!

Encontre o seu emprego aqui!

Procurar Vagas