Por que Junho é o mês do orgulho LGBTQI+?

O mês de junho foi escolhido para representar o orgulho LGBTQI+ após a Revolta de Stonewall, onde aconteceu uma série de manifestações de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia que ocorreu na madrugada de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, bairro de Nova York.

29 de Junho de 2020

A rebelião, que durou seis dias, é considerada um dos eventos de luta mais importante para a conquista de direitos igualitários e de criminalização de atos de preconceito em diversos países. Desde então, o episódio passou a ser considerado como o da libertação gay, elevando o status de 28 de junho, que passou a ser tido como O Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+

Por que Junho é o mês do orgulho LGBTQI+?

O que significa LGBTQI+?

A sigla tem duas partes. A primeira, LGB se refere à orientação sexual do indivíduo, que pode ser:

L: lésbica, mulher que se identifica como mulher e tem preferências sexuais por outras mulheres.
G: gays, homens que se identificam como homem e têm preferências por outros homens.
B: bissexuais, que têm preferências sexuais por ambos os gêneros.

A segunda parte, TQI+, diz respeito ao gênero:

T: transexuais, travestis e transgêneros, que são pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino atribuídos no nascimento com base nos órgãos sexuais.
Q: questionando ou queer, palavra em inglês que significa “estranho” e, em alguns países, ainda é usado como termo pejorativo. É usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.
I: intersexuais, que apresentam variações em cromossomos ou órgãos genitais que não permitem que a pessoa seja distintamente identificada como masculino ou feminino. Antes, eram chamadas de hermafroditas.
+: todas as outras letrinhas do LGBTT2QQIAAP, que não para de crescer — os “as”, por exemplo, significam assexuais (pessoas que não sentem atração sexual) e aliados (pessoas que se consideram parceiras da comunidade).

O InfoJobs acredita em um mundo com mais respeito e menos intolerância. Apoiamos e incentivamos a inclusão da diversidade no mercado de trabalho.

InfoDica:

Quer criar ou editar o seu CV agora? Basta clicar aqui e preencher as informações solicitadas no formulário do InfoJobs. O cadastro é rápido e gratuito!

Encontre o seu emprego aqui!

Procurar Vagas