Liderança a distância: o guia que as empresas precisam para enfrentar a crise

Entenda como liderar com a pandemia e manter a produtividade dos colaboradores em tempos de trabalho remoto

06 de Maio de 2020

Hoje vivemos uma realidade em que a mudança veio para ficar permanentemente. A pandemia causada pelo coronavírus, trouxe reflexões profundas, não apenas em questões sociais, mas também no local de trabalho. As pessoas tiveram que mudar seus escritórios para dentro de suas casas, para que as empresas possam continuar operando remotamente. Portanto, hoje mais do que nunca, a presença de um líder para orientar as equipes nessas circunstâncias é essencial.

Liderança a distância: o guia que as empresas precisam para enfrentar a crise

Para falar de liderança, esse conceito deve primeiro ser definido. Líder é aquele que tem não apenas a capacidade de liderar um grupo, mas também aquele que possui todas as habilidades necessárias para influenciar positivamente outras pessoas, ou seja, quem pode delegar poder a outras pessoas.

Conheça os tipos de liderança

Um líder deve ser:

  • Comprometido;
  • Flexível;
  • Mediador;
  • Participativo;
  • Tolerante;
  • Facilitador;
  • Dinâmico;
  • Positivo;
  • Tramsformador;
  • Bom administrador;
  • Sociável com os membros da sua equipe;
  • Grande estrategista;
  • E colocar as pessoas acima de tudo;

Como ser um bom líder, apesar da distância com a equipe?


A realidade mudou inesperadamente, portanto, o desafio que os líderes têm diante das suas empresas e equipes é talvez o mais desafiador da história moderna. Hoje, o líder deve ter capacidade e força para tornar a barreira da distância o seu melhor aliado, mas quais são as medidas precisas que podem levar as equipes a atingir seus objetivos por meio de trabalho remoto?

1. Rotinas quase idênticas às do escritório. Como líder, parte de sua responsabilidade é incentivar sua equipe de trabalho a criar disciplina autêntica em suas casas, com base em uma rotina semelhante à que eles vivem quando tudo se desenvolve normalmente.

A comunicação é um pilar muito importante nestes momentos que é necessário trabalhar remotamente. Tente se reunir com sua equipe pelo menos duas vezes por semana e convide-os a manter a câmera ligada. Isso os motivará a acordar cedo todos os dias e aguardar sua chamada, o que também os ajuda a melhorar o humor e os níveis de produtividade.

2. Analise as barreiras e otimize seus protocolos. Hoje, a distância pode representar uma barreira importante para as equipes de trabalho, portanto, como líder, você deve fortalecer os laços de comunicação com as pessoas que trabalha. É muito importante que você se concentre em aprender a entendê-lo , e conhecer quais são suas necessidades e condições de vida atuais. Tente ser flexível se o desempenho de seus colaboradores permitir que ele decida como atua melhor, desde que o cumprimento dos objetivos não seja comprometido.

3. Treine seus colaboradores. Atualmente, as empresas que investem no treinamento de sua equipe reforçam o compromisso de seus colaboradores e os fazem sentir-se mais satisfeitos com a posição que assumem na organização. O treinamento sempre será uma boa maneira de contribuir para o desenvolvimento das pessoas, pois as ajuda a aprimorar suas habilidades e, portanto, a cumprir plenamente seus objetivos. Este é o melhor investimento que um líder pode trazer.

4. Inspire, não assista. Relacionamentos baseados em confiança podem representar a principal fonte de inspiração os colaboradores. Um líder eficaz é aquele que tem a capacidade de acreditar e reconhecer as habilidades das pessoas ao seu redor. Tente criar uma equipe com aptidão, mas também com atitude. Certifique-se de que todos tenham orgulho de ocupar um lugar na organização e que estejam dispostos a fazer o melhor possível.

5. Aprenda com aqueles ao seu redor. Um líder eficaz é aquele que tem a capacidade de observar para aprender e ouvir para reconhecer. Cerque-se de pessoas competentes, dotadas de grandes talentos e esteja disposto a receber o melhor deles.

6. Mantenha a cultura organizacional da sua empresa ativa. Construir e fortalecer a cultura da equipe é essencial para promover seu sucesso. Você conseguirá isso se considerar os seguintes aspectos:

  • Contratos adequados. Você deve garantir que cada pessoa contratada seja adequada para atender às metas da sua área. É importante que toda a equipe tenha orgulho de ter um lugar na organização.

  • Rotinas e tradições. Tanto nas equipes de trabalho quanto nas famílias, parte do trabalho do líder é promover atividades comuns para manter a coesão entre o grupo, com base na comunicação e na confiança. Você pode comemorar os aniversários de seus colaboradores com um bolo e uma pequena reunião para que a data não seja despercebida ou organizar uma reunião em um ambiente diferente do escritório para incentivá-los a cumprir seus objetivos. O limite está na sua imaginação.

  • Senso de responsabilidade e liberdade de expressão. Grande parte do trabalho do líder é conscientizar as pessoas de suas equipes sobre a importância de seu trabalho para atingir os objetivos da empresa, mas acima de tudo, dando-lhes a confiança necessária para expressar sua opinião, desde que não ultrapasse limites de respeito. Não faz mal que você às vezes lembre os membros da sua equipe de que a participação deles é muito importante para a organização e que o esforço e a dedicação deles são mais um passo para alcançar o topo do sucesso.

7. Concentre-se na experiência do funcionário. Criar uma experiência agradável para os funcionários, que lhes permita reconhecer que realmente vale a pena fazer parte da equipe, é uma tarefa que somente o líder pode executar. Conheça sua equipe em detalhes e não tenha medo de explorar tópicos além do trabalho, para que você possa oferecer a eles uma experiência personalizada. Isso ajudará você a ter funcionários felizes e muito mais produtivos.

8. Celebre os pequenos hábitos e reconheça um trabalho bem feito. Lembre-se sempre de que não importa a quem o crédito é atribuído, o importante é que você tenha a capacidade de compartilhar a glória dos sucessos em sua área com todas as pessoas que permitiram que eles fossem alcançados. O bom líder é aquele que reconhece o esforço das pessoas e as faz parte do sucesso que alcançaram graças ao trabalho em equipe.


Que tipo de líder você deseja para sua organização?


Pergunte a si mesmo a cada passo que você toma o tipo de líder que sua organização precisa para promovê-lo neste período de reconstrução, no qual é vital que visualizemos e percebamos a mudança como uma oportunidade. Perca o medo da incerteza e ouse mudar sua empresa de um estágio para outro.

Contrate líderes com o PandaPé

Com o PandaPé, único software de recrutamento e seleção 100% integrado ao maior banco de currículos do Brasil, o do InfoJobs, com uma base de 37 milhões de candidatos, você tem acesso aos melhores profissionais do mercado.

Além disso, é possível realizar testes de habilidades e comportamentais na própria plataforma, isso ajuda o RH a traçar o perfil do líder e encontrar o candidato ideal, confira dicas para contratar cargos de liderança.

Como criar um banco de currículos qualificado

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga