Liderança 360°: entenda o que é

Conheça as vantagens da liderança 360° e como aplicar esse conceito na sua empresa

03 de Março de 2020

A liderança corporativa é um dos pontos fundamentais para o sucesso das empresas, por isso, o debate a respeito do tema e a qualificação de líderes tornou-se tão fomentada com o decorrer dos anos.

Como criar um banco de currículos qualificado

Contar com um bom líder influenciará diretamente nos processos de cada equipe, na produtividade e no engajamento dos colaboradores. Sendo esse, um processo de troca, no qual gestores e subordinados aprendem de forma mútua, por meio das referências.

Com isso em mente, cabe ao setor de recursos humanos realizar contratações alinhadas as expectativas da empresa, buscando profissionais com o perfil certo de liderança para agregar cada vez mais e compor uma equipe de alto desempenho.

Como criar um banco de currículos qualificado

Nesse artigo, vamos apresentar uma característica específica, a liderança 360°, para auxiliar o desenvolvimento desses profissionais dentro da sua empresa. E como a equipe de gestão de pessoas pode implementar esse conceito, por meio de adaptações no fit cultural, mudanças de comportamento e a atração dos profissionais certos.

Os perfis da liderança corporativa

Antes de aprofundarmos na liderança 360° é preciso retomar as definições dos principais tipos de liderança. De forma abrangente, compreende-se por líder aquele profissional que é capaz de extrair e impulsionar o melhor de cada indivíduo, sempre coordenando, motivando e gerenciando sua equipe a fim de gerar resultados positivos, tanto para a empresa, quanto para desenvolvimento pessoal dos colaboradores subordinados a ele.

Conheça os tipos de liderança:

  • Liderança autocrática: As principais características desse tipo de liderança são a inflexibilidade e a centralização dos processos.

  • Liderança liberal: Esse modelo de liderança conta com gestores que estimulam a autonomia dos colaboradores e incentivam a criatividade.

  • Liderança democrática: Esse tipo de líder é considerado por muitas empresas o ideal, neste modelo há uma participação da equipe na tomada de decisões, sem perder a autoridade do gestor.

  • Liderança situacional: A particularidade dessa liderança é a mudança de posicionamento de acordo com cada situação.

Para entender melhor os tipos de liderança acesse esse artigo.

De acordo com esses exemplos, a equipe de recursos humanos consegue traçar de forma estratégica a contratação de cargos de liderança. Para isso, é preciso analisar os perfis dos candidatos com base em testes comportamentais, conhecimentos em gestão de pessoas e projetos e considerar também a adequação ao fit cultural da empresa.

O que é a liderança 360°?

O conceito de liderança 360° é apresentado por John C. Maxwell, em seu livro, Líder 360°. De acordo com o autor, este é um modelo que não se baseia em níveis hierárquicos da empresa, por isso em qualquer cargo é possível apresentar esse comportamento.

O líder 360° apresenta características de autocrítica e uma boa aceitação de opiniões e sugestões de terceiros, que avaliam e influenciam diretamente nas suas habilidades e comportamentos, ao colocar em foco os pontos que precisam ser melhorados.

Na prática, a liderança 360° é uma espécie de feedback para gestores e líderes de uma empresa. E assim, as habilidades e competências desse profissional são avaliadas, a fim de identificar a necessidade de mudanças e quais metodologias que podem ser continuadas.

Quais competências são avaliadas em uma liderança 360°:

  • Habilidades de comunicação;

  • Aceitação de críticas construtivas;

  • Habilidades de ouvir;

  • Flexibilidade;

  • Treinamentos e orientações claras;

  • Gerenciamento de desempenho e produtividade;

  • Abertura para novas ideias;

  • Capacidade para lidar com crises;

  • Resolução de problemas;

  • Habilidades para motivar a equipe.

Essas são algumas das habilidades que a liderança 360° compreende como importante para definição de um líder. Com essas características em mente, todas essas aptidões podem ser trabalhadas por meio de técnicas, estudos e treinamentos.

A liderança 360° tem muita sinergia com as novas gerações e com as tecnologias emergentes no mercado. Esses processos de transformações buscam líderes inovadores que entendam as expectativas do público-alvo e liderem de forma ampla os seus subordinados e outros níveis profissionais.

Nesse ponto, um líder 360° entende que os níveis hierárquicos não são essenciais e se coloca no lugar de outros profissionais, seja um diretor ou o estagiário, influenciando assim todos ao seu redor.

Quais os níveis para alcançar a liderança 360°:

  • Liderar para cima: Essa característica está relacionada à pro atividade e forma de influenciar seus supervisores sugerindo melhorias.

  • Liderar através: O líder tem a capacidade de influenciar pessoas no mesmo nível, ajudando os colegas para que alcancem resultados positivos. Por isso, precisa ter também um bom relacionamento e reconhecer as conquistas dos profissionais ao seu redor.

  • Liderar para baixo: Nesse ponto, o líder acredita no potencial das pessoas que estão em níveis inferiores e entende quais são os planos de carreira dos colaboradores incentivando-os a buscar melhorias.

O líder 360° também tem o papel de motivar e engajar sua equipe, permitindo que os colaboradores compartilhem conhecimentos entre si, com uma comunicação clara.  Profissionais que possuem a capacidade de liderar nessas três dimensões são chamados de “líderes 360°”, pois influenciam pessoas em todos os níveis hierárquicos da empresa.

Descubra os Segredos do Fit Cultural

Papel do RH na contratação e desenvolvimento do líder 360°

Dentro das empresas, as equipes de recursos humanos e gestão de pessoas têm um papel de extrema importância para o sucesso corporativo. Falando da liderança 360°, esses profissionais conseguem atuar de forma efetiva para contratar bons líderes, ou até mesmo, auxiliar a identificar possíveis perfis no quadro de colaboradores e desenvolvê-los.

Nesse processo, ferramentas tecnológicas para recrutamento e seleção como o PandaPé, permitem que os recrutadores filtrem os melhores perfis para um cargo de liderança, com o auxilio de Inteligência Artificial e por meio dos testes de competência, comportamento e capacidades técnicas, realizando assim um recrutamento inteligente.

Principais características de um líder 360°:

  • Autoliderança: Essa é uma qualidade importante do líder 360°, liderar sua própria vida e funções, permite que o gestor motive as pessoas ao seu redor a terem atitudes em relação as suas obrigações.

  • Coragem: Aqui, falamos de uma qualidade moral, que se relaciona a defender os seus valores, projetos e convicções, mesmo após críticas.

  • Otimismo: Enxergar possibilidades positivas diante das situações cotidianas é papel de um líder que busca motivar sua equipe a atingir sempre resultados inovadores.  

  • Cuidado: Essa característica tem relação com os valores particulares de cada profissional, preocupar-se com os seus subordinados e entender seus anseios ajudará o líder a desenvolver melhor sua equipe.

  • Respeito: Esse comportamento deve ser recíproco, entretanto, um líder precisar ter uma consciência maior disso, e não ser prepotente devido o cargo.  

  • Comunicação: Estabelecer uma relação clara com os funcionários possibilita que metas e objetivos estejam sempre alinhados, com isso o líder consegue gerenciar melhor sua equipe.

Para aplicar o conceito de liderança 360° em sua empresa é preciso desenvolver um projeto, começando com ações de avaliações mútuas. Que incentive os colaboradores a serem sinceros, sem ficarem apreensivos com possíveis represálias.

Defina também um plano de treinamentos e palestra que possam motivar o quadro de funcionários a adquirirem um novo comportamento, pensando sempre na produtividade e no clima organizacional agradável.

Esse é um tipo de liderança que existe de forma natural, são gestores que conseguem influenciar de maneira positiva seus colegas, subordinados e até mesmo chefes, proporcionando resultados positivos, no âmbito profissional ou pessoal.

John C. Maxwell, autor do livro 360°, acredita ainda que esse é um comportamento que pode ser adotado em qualquer nível de uma organização. Cabe apenas ao profissional ter um pensamento de líder, enquanto influenciador dos seus colegas.

Quer encontrar os líderes ideais para a sua empresa? Conte com o auxílio do PandaPé, único software integrado ao InfoJobs, jobsite com o maior banco de currículos do Brasil.

Como criar um banco de currículos qualificado

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga