InfoJobs Impulsiona Mulheres: iniciativa que busca promover o protagonismo feminino do mercado de trabalho

Com 5 dias de conteúdo, o InfoJobs Impulsiona Mulheres recebe convidadas com grandes experiências para debater temas importantes

09 de Março de 2021

A luta feminina por igualdade de direitos é um debate que ultrapassa décadas, e mesmo com diversas discussões e a busca constante por condições sociais mais justas, o assunto ainda rende muitas provocações.

Foi a partir disso, e com o propósito de fomentar o protagonismo feminino no ambiente de trabalho, que o InfoJobs, maior jobsite do Brasil, se propôs a realizar o evento InfoJobs Impulsiona Mulheres, além da pesquisa “O mercado de trabalho para as mulheres”.

"No InfoJobs, 58% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Mas, sabemos que essa não é a realidade de muitas companhias no Brasil. Por isso, queremos criar essa corrente de apoio, evolução e conhecimento, por meio de conteúdos relevantes sobre o desenvolvimento feminino no mercado de trabalho", conta Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs.

A pesquisa: O mercado de Trabalho para as Mulheres

Diariamente acompanhamos iniciativas para incentivar o protagonismo feminino, gerar oportunidades mais justas e criar ambientes igualitários. Entretanto, principalmente no mercado de trabalho, muitos paradigmas estão cercam assuntos, e muitas vezes, criam barreiras para o desenvolvimento profissional feminino, além de limitar os acessos econômicos e sociais.

Essa questão fica ainda mais evidente em uma pesquisa realizada pelo InfoJobs, que mostrou que 52,8% das profissionais respondentes já se sentiram prejudicadas em um processo seletivo por serem mulheres. A cultura machista dentro das organizações e a ausência de respeito, por sua vez, também foram apontadas como alguns dos principais desafios profissionais.

Nesse cenário, políticas de inclusão e a adaptação da cultura empregadora são fundamentais. A pesquisa ainda revelou que 51,1% das mulheres no mercado de trabalho já enfrentaram preconceito de gênero dentro das corporações.

Outro assunto de destaque que não fica de fora da pesquisa e do InfoJobs Impulsiona Mulheres, são os desafios de conciliar a vida profissional e pessoal, principalmente quando envolve a maternidade. De acordo com o estudo, 85,6% das mulheres enfrentam a dupla jornada e dividem o seu tempo entre as atividades formais e domésticas, e 43,2% acreditam trabalhar mais de 13 horas por dia.

É importante reforçar que a pandemia agravou essa situação, e que, embora as mulheres apresentem o maior percentual de profissionais que deixaram o emprego, a dupla jornada tornou-se uma realidade ainda mais intensa com o home school e o trabalho remoto.

Infográfico Pesquisa: O mercado de trabalho para as mulheres

O evento: InfoJobs Impulsiona Mulheres

Ao entender a importância da visibilidade feminina, sabemos que o espaço de troca e debate é capaz de inspirar e transformar organizações. Por esse motivo, do dia 08 a 12 de março, com encontros online às 19h, o InfoJobs Impulsiona Mulheres recebe diversas profissionais com o objetivo de estimular o debate em todos os níveis empresariais, e para todos os públicos, sobre carreira na perspectiva feminina.

"O protagonismo feminino tem muito a contribuir para este momento desafiador em que vivemos(...) Empresas de sucesso já entenderam que a igualdade de gênero no local de trabalho é um imperativo para o bem-estar dos colaboradores, para a melhoria da posição financeira da empresa bem como para agregar valor aos consumidores, acionistas e sociedade. Trazer este debate à luz é influenciar e mobilizar o ecossistema em prol da prosperidade de toda a nossa nação”, afirma Tânia Moura, convidada do InfoJobs Impulsiona Mulheres, Conselheira da ABPRH, diretora do Instituto Mulheres do Varejo e coordenadora da série Mulheres.

Veja tudo o que rolou nos 5 dias do Infojobs impulsiona mulheres

Confira toda a programação do evento e veja como se inscrever:

Dia 08/03 – Diversidade Corporativa com:

  • Gabriela Augusto, Especialista em diversidade e inclusão, Diretora e Fundadora da Transcendemos Consultoria e LinkedIn Top Voice.

  • Dayana Patrocínio, Executiva de Negócios no InfoJobs e mentora do Projeto Capacita-me.

Falando sobre a importância de promover ambientes de trabalho mais diversos além do diferencial competitivo para as empresas.


Dia 09/03 – Visibilidade Feminina com:

  • Flávia Ferreira, Especialista em comunicação e marca empregadora, Co-funder do grupo Employer Branding Experience e responsável pela Comunicação Interna de Employer Branding no ESTADÃO.

  • Juliani Cavalcante, responsável pelo Employer Branding no Magazine Luiza.

  • Nathalia Paes, Business Development do InfoJobs.

Com dicas voltadas para as melhores práticas para promover a valorização das mulheres dentro das corporações.


Dia 10/03 – Maternidade e Carreira com:

  • Suzie Clavery, Gerente de Employer Branding do UnitedHealth Group e Co-fundadora da Employer Branding Brasil.

  • Camila Antunes, Co-funder do Filhos no Currículo e educadora parental.

  • Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs.

Um painel sobre os desafios de conciliar carreira e maternidade e ações para que as empresas apoiem os profissionais que desempenham esses papéis.


Dia 11/03 – Liderança Feminina com:

  • Alessandra Alkmim, Vice-Presidente da ACmina e Presidente do CEME - Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora da ACMinas.

  • Leila Navarro, Especialista em comportamento humano e palestrante com carreira no Brasil e no exterior, premiada pelo Top of Mind de RH.

  • Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs.

Uma conversa sobre a importância de lideranças femininas e o potencial de inspiração quando as mulheres ocupam todos os espaços.

Dia 12/03 – Carreira com:

  • Franciele Dall’ Agnol, Master hunter na Lidera Recrutamento e Especialista em aquisição de talentos.

  • Tânia Moura, Conselheira da ABPRH, Diretora do Instituto Mulheres do Varejo e Coordenadora da série Mulheres.

  • Monize Oliveira, Gerente de Comunicação e Marketing do InfoJobs.

Fecham o evento falando sobre os desafios de se manter atualizada diante da competitividade do mercado e a pressão sobre as mulheres.


O InfoJobs Impulsiona Mulheres ainda contou com sorteios exclusivos para os participantes!

  • Três unidades do livro "Maternidade em Cena" um relato real sobre essa relação entre maternidade e carreira, escrito pela convidada Suzie Clavery, Employer Branding Manager na UnitedHealth Group, Co Fundadora do Employer Branding Brasil.

  • Três unidades do livro "Mulheres no RH" escrito pela Tânia Moura, Conselheira da ABPRH, diretora do Instituto Mulheres do Varejo e coordenadora da série Mulheres, o livro conta com uma série de histórias reais com os caminhos percorridos por algumas mulheres para atingir o sucesso profissional.

  • Um Kit PandaPé, com diversos brindes exclusivos para o participante que mais engajar enviando perguntas às convidadas.

Descubra como o RH pode ajudar a tornar as empresas mais inclusivas

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga