Conduzir processos seletivos está entre as principais atividades do dia a dia de um recrutador, porém é necessário otimizar essa função, a fim de gerenciar o recrutamento e seleção de forma eficiente, e para isso, o funil de recrutamento é uma ótima ferramenta.

Da atração de candidatos até o momento da contratação, diversas etapas do recrutamento são realizadas, e o funil de contratação completa as fases de acordo com a jornada do candidato no processo.

Definir o fluxo do funil de contratação irá orientar o RH a respeito da melhor forma de manter o relacionamento com os profissionais que se candidatam à vaga, e também a maneira mais eficiente de aplicar cada etapa, como testes e entrevistas.

Confira 6 testes para aplicar no recrutamento e seleção

Nesse artigo, vamos explicar cada nível do funil de recrutamento e como essa ferramenta pode auxiliar os recrutadores de forma prática. Aproveite a leitura!

O que é funil de recrutamento?

O funil de recrutamento ou funil de contratação é uma ferramenta que auxilia o RH a entender melhor o processo seletivo e como conduzir cada etapa pensando no momento e experiência do candidato.

Essa metodologia não é uma novidade dentro das empresas, pois se assemelha ao funil de conversão usado na área de marketing e vendas, que filtram a interação do cliente diante da marca.

Com o funil de contratação, o setor de recursos humanos consegue analisar, metrificar e ajustar a abordagem de cada fase do processo. Essa ação influencia na assertividade e melhor gerenciamento do recrutamento, gerando resultados mais positivos.

Vale destacar que o nome funil de recrutamento se dá pela visualização gráfica da metodologia e também por considerar que durante o processo seletivo o fluxo dos candidatos vai se estreitando e a qualidade dos profissionais diminui.

Importância do funil de recrutamento

O funil de recrutamento tem como principal objetivo acompanhar a trajetória dos candidatos dentro de uma vaga, o que auxilia o RH na experiência do candidato e também com a identificação de possíveis falhas no processo seletivo.

Com isso, o funil de contratação torna o processo mais assertivo e padronizado, garantindo que os recrutadores contratem o perfil certo para a vaga.

Etapas do funil de recrutamento

Para você entender o funil de recrutamento, vamos explicar cada etapa.

Atração de candidatos

O processo seletivo começa com a atração de candidatos, que basicamente tem como ações a divulgação da vaga, chamada de Inbound Recruiting, ou a busca ativa por profissionais aderentes à oportunidade, o Outbound Recruiting.

Inbound Recruiting e Outbound Recruiting: descubra as diferenças entre as práticas

Essa etapa do funil de recrutamento costuma ter o maior volume de candidatos, alimentando o fluxo para que o RH dê continuidade às próximas ações que vão filtrar os profissionais de acordo com as necessidades da vaga.

Porém, uma forma de tornar a etapa de atração mais assertiva, com candidaturas alinhadas, é escrever um job description claro e objetivo, bem como divulgar a vaga nos canais que fazem sentido com o perfil que se espera do candidato.

Qualificação dos perfis

Nessa fase do funil de recrutamento, o RH deve analisar a aderência dos candidatos para as necessidades da vaga.

Para isso, é importante ter a definição do candidato ideal, que deve estar de acordo com as exigências para o perfil e assim considerar quais profissionais passam para as próximas fases.

Entrevista com finalistas

Quase no final do funil de recrutamento temos a etapa de entrevistas, onde o RH e gestores entram em contato direto com os finalistas da vaga.

Esse é o momento que antecede a contratação e serve como uma última verificação do perfil do candidato ideal. Essa etapa do funil de contratação é respaldada pela anterior, uma vez que apenas os perfis aderentes seguem para as entrevistas.

Além disso, os recrutadores já possuem diversas informações que devem ser consideradas para realizar essa conversa final, que pode ser feita por meio de uma vídeo entrevista.

Contratação do profissional

Com todas as informações coletadas anteriormente, o processo seletivo chega ao fim, e nesse momento, o RH deve decidir quem é o profissional mais preparado para assumir o cargo e ingressar na empresa.

Embora seja simples, a etapa de contratação precisa ser realizada com base em dados, tornando a admissão mais assertiva. Além disso, existem duas ações que também contemplam esse nível do funil de recrutamento:

Como melhorar o funil de recrutamento

Para ter um bom funil de recrutamento o RH deve pensar em estratégias que tornem cada uma das etapas mais eficientes, lembrando sempre da experiência do candidato. Algumas dicas são:

Fluxo de recrutamento e tecnologia para RH

Alguns softwares de recrutamento e seleção, como o PandaPé, desenvolvido pelo Infojobs, contam com todas as etapas do funil de recrutamento dentro do ATS, tornando-se um grande aliado do RH.

Na primeira etapa, o recrutador apresenta à plataforma as informações necessárias para preencher a oportunidade, e em seguida, faz a divulgação da vaga com a multipublicação.

Já para a segunda fase do funil de recrutamento, as funcionalidades de automação, recrutamento inteligente e os testes de comportamento, Fit Cultural e outros, atuam na seleção dos candidatos mais aderentes que irão participar da terceira etapa com a vídeo entrevista.

Por fim, a modalidade de admissão digital irá facilitar o processo de contratação uma vez que é possível centrar todas as informações e o recebimento de documentos no ATS, garantindo também o comprimento da LGPD.

Dessa forma, uma ferramenta digital pode otimizar e agilizar todas as etapas do funil de recrutamento, tornando o RH mais estratégico e com mais tempo para pensar em outras atividades importantes para a gestão de pessoas.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos