Empregar talentos: como encontrar os melhores candidatos

Se a sua empresa pretende empregar talentos, algumas dicas são fundamentais para encontrar os mais alinhados à empresa.

26 de Abril de 2021

Mesmo com o avanço da tecnologia em todas as áreas, o capital humano continua sendo um dos investimentos mais importantes de uma empresa. Portanto, a sua organização deve estar focada em empregar talentos que farão a diferença dentro da companhia.

Empregar talentos: Como encontrar os melhores candidatos

Naturalmente, encontrar esses bons profissionais pode não ser uma tarefa tão simples em meio a milhares de candidatos em busca de uma oportunidade, mas existem algumas avaliações importantes para encontrá-los. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar na jornada de empregar talentos. Acompanhe!

Quais as habilidades de um talento?

Antes mesmo das dicas para empregar talentos, é importante entender o que os qualifica com esse perfil.

Um talento é, acima de tudo, um candidato que se mostra muito alinhado ao perfil da vaga e da empresa. Esse profissional não atenderá somente aos requisitos técnicos, como também se mostrará aderente ao Fit Cultural espontaneamente.

Os profissionais que são considerados talentos pelas empresas costumam se destacar por atingir metas, receber feedbacks positivos, promoções e "vestir a camisa". Acontece que no momento da entrevista, identificar esse profissional pode ser muito difícil, por isso é preciso analisar aquele que mais se aproxima do perfil buscado.

Além disso, os testes comportamentais (DISC) e os práticos também podem ajudar a entender melhor cada candidato.

Diversidade corporativa

Mas vale ressaltar que algumas características são comuns em bons profissionais e devem ser observadas para empregar talentos, como por exemplo:

  • Alinhamento ao Fit Cultural;
  • Resiliência;
  • Inteligência emocional;
  • Raciocínio crítico;
  • Criatividade;
  • Liderança;
  • Flexibilidade;
  • Entre outros.
  • Como encontrar e empregar talentos?

    O processo de recrutamento e seleção em uma empresas que desejam fortemente empregar talentos deve ser ainda mais criterioso.

    No entanto, esse mesmo processo deve ser feito de forma ágil, tanto para que a empresa economize recursos no R&S, como também para que as etapas não se tornem cansativas para o candidato, que pode acabar optando por outra instituição.

    Dessa forma, contar com a tecnologia como aliada no recrutamento de talentos é uma opção indispensável em termos de uma contratação assertiva e econômica. Mas você sabe como fazer isso? Descubra nos passos que listamos a seguir.

    1. Trace o perfil do candidato ideal

    Nessa etapa não basta ter em mente que você deseja empregar talentos, é preciso que você defina exatamente quais competências espera desse candidato ideal. Para isso, leve em consideração os valores da empresa, a equipe e o cargo que ele ocupará.

    Lembre-se também que bons profissionais são requisitados pelo mercado, por isso, para atraí-los você precisará criar um bom job description.

    Diversidade corporativa

    2. Considere o recrutamento interno

    Muitas vezes o talento que a sua empresa busca no mercado pode estar na própria companhia. O recrutamento interno é uma forma de contratar sem precisar gastar com o processo e ainda ter a oportunidade de promover um colaborador.

    Essa ação ainda pode gerar mais motivação e engajamento na equipe, melhorar o clima organizacional e também o conceito de marca empregadora.

    3. Analise os melhores canais de divulgação

    Saber o tipo de profissional que está buscando vai ajudar nessa etapa, já que será necessário entender onde esses candidatos costumam buscar emprego.

    Com o job description criado, comece a divulgar em jobsites e até mesmo em redes sociais que conversem com o perfil da vaga. Com o PandaPé, o ATS do InfoJobs, você consegue realizar essa divulgação em mais de 16 sites e 3 redes sociais de uma só vez.

    4. Compare os valores

    Como citado anteriormente, observar e comparar se os valores dos candidatos estão alinhados ao Fit Cultural da sua empresa é fundamental para empregar talentos que estabelecerão uma relação benéfica e duradoura.

    5. Conte com uma ferramenta de recrutamento e seleção

    Encontrar e empregar talentos exige um processo bem organizado e dedicação por parte do recrutador. Muitas vezes, essas atividades podem demandar muito tempo, e é aí que entram as tecnologias de um software de recrutamento e seleção.

    Com o PandaPé, os profissionais de RH substituem o uso de excel (e papel!) por um processo totalmente adaptável e automático, para contratar de maneira qualificada, ágil e humanizada.

    Com o ATS é possível automatizar todas as fases do processo de R&S, desde a 1ª etapa, e manter a comunicação clara com os candidatos em todas as fases. O que torna a experiência do candidato melhor e fortalece a marca empregadora.

    Além disso, a ferramenta permite especificar o nível de compatibilidade que aprova o candidato para próxima etapa, incluir testes vocacionais, de conhecimentos e idiomas, e agendar entrevistas online e presencial.

    Todos esses recursos tornaram a contratação uma atividade mais simples e assertiva.

    Como criar um banco de currículos qualificado

    Encontre os melhores profissionais

    Anunciar Vaga